problemas com Hair and fur

Por: buiu  

Em: 26/02/2007 08:19

e ai galera blz, como disse ontem estou trazendo o meu modelo renderizado, e Flavio vlw cara vc tinha razão, quando coloquei 50 fios de cabelo deu certo, mas cara ai fica dificil,se eu quero renderizar o meu modelo com pelo menos 25mil fios de cabelo pra poder fical legal, e com 3000 ja ta dando problema existe algum modo de consertar isso? e tb queria aproveitar, se v6 poderem me dar uma dica de como usar melhor o sss fast skin pra pele dela ficar bonita obrigado
Putz cara, ai realmente não sei como você fara pra renderizar tantos fios assim na sua maquina.... agora tem que esperar um cara com uma boa solução... eu to sem ideias no momento.... []s
http://www.fengel.com.br
Oi Buiu, tudo bem? Como você aplicou o Hair And Fur no seu personagem? Aplicou no corpo todo e depois definiu os polígonos onde ele deveria ficar ou fez um "scalp"? Porque o correto é fazer um "scalp" da cabeça e aplicar apenas onde vai o cabelo mesmo, saca? Você tira uma cópia dos polígonos da cabeça onde o cabeço será aplicado e aplica apenas neste objeto, depois, é só lincar na cabeça original para acompanhar caso mova o personagem. Assim, ficará muito mais leve para trabalhar e para renderizar. Agora, 512 MB de RAM é muito pouco, ainda mais dependendo do sistema operacional que estiver usando, quando mais novo, mais memória vai gastar, ai sobra pouco para render. 512 é um valor adequado para estudar o programa, pois é o requerimento mínimo indicado pela Autodesk. O Hair And Fur é um recurso pesado. Quanto ao problema de realidade, ele foi feito justamente para ser real, então, é muito mais difícil deixá-lo com aspecto de cartoon. Neste caso eu acho que vale mais a pena você fazer um plane e aplicar uma textura de cabelo desenhado no estilo cartoon, tipo uma mecha desenhada. Depois, usa ele Plane como Instance dos cabelos criados pelo Hair And Fur, assim, você pode fazer o cabelo da forma que quiser. Ainda poderia criar um Mesh de verdade como o Flávio fez e distribuir esse Mesh como cabelo no lugar dos fios do Hair And Fur, assim, com apenas 50 fios seria o suficiente, porque a mecha modelada é bem espessa. Só que fica mais pesado usar Instance de objetos do que os próprios fios do Hair and Fur. Você já viu o meu artigo aqui na 3D1 sobre o Hair And Fur, nele tem um exemplo da distribuição de uma textura com Alpha aplicada num plane. O link para ele é http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15380 Abraços
e ai andre tudo blz? primeiro de tudo queria agradecer por sua atenção!!! e eu fiz oq vc disse, fiz um escalpe da personagem e apliquei o cabelo por fora, mas ainda sim naum deu, ei curiosidade quanto de ram seria preciso para o max rodar sem problema?
Oi Buiu, tudo bem? Os computadores evoluiram menos do que os programas 3D, num sistema 32 bits você só pode usar até 2GB de RAM por aplicação, mesmo assim não é suficiente dependendo do que for fazer. Num sistema de 64 bits você pode colocar muitos TBs de RAM, então, é o mais indicado para produções complexas. Mas eu uso o Hair And Fur num PC velho com 1 GB de RAM sem o menor problema, mesmo com muitos fios, faço cabelo completo numa boa, um cachorro completo numa boa. Muito mais do que o esquipamento, é muito importante conhecer perfeitamente cada recurso do efeito que está usando e os recursos de otimização do próprio Max, pois com prática no programa, você faz cenas muito mais complexas do que a máquina suportaria. Eu acho muito estranho que não está indo com mais de 50 fios, mesmo tendo só 512 MB de RAM. Você tem um bom espaço disponível na Unidade C? Seu micro é todo zuado, cheio de coisas instaladas, cheio de ícones do lado do reloginho, cheio de Games e faz anos que está com o mesmo Windows instalado? Porque pode ser que o sistema está ocupando toda a RAM e não sobra nada para o Max renderizar, mesmo assim, deveria demorar no render mas conseguir fazer. Abraços
Alô Buiu. Também usei por muito tempo um pentium 4 HT 3 giga com 2 giga de ram, e as vezes , dpendendo do modelo e número de fios , aconteceu o mesmo problema. o andré já esclareceu tudo, mas acho que a escala do modelo também influi, quanto menor o modelo melhor sem exagero claro,mas no default scanline não tive problema, só no mental ray.
Oi gente, tudo bem? O mais importante de tudo é conhecer bem o programa, ter as manhas dele, isso só consegue testando bastante, usando diariamente, nos primeiros trabalhos acontece todos os tipos de problema mesmo. Conhecendo o programa você faz cenas super pesadas em máquinas comuns. Eu troquei de computador esses dias e renderizei um teste aqui de um estudo que fiz para o próximo vídeo curso da 3D1. No meu PC antigo estava bravo de renderizar, então, fica ruim de testar. Mas nessa máquina eu coloquei 100 mil fios na grama e renderizou numa boa em 19 minutos, com GI e tudo mais. A qualidade do GI está baixa ainda, mas não apresenta defeitos na grama e nem nas paredes, apenas nas janelas. Dá para renderizar até com 3 minutos sem perder muita qualidade, usando 64 Samples. Então, sem GI renderizaria de olho fechado. E ainda por cima os fios são geometria de verdade, não fiz no Buffer do Hair And Fur, habilitei a opção para ele gerar os fios com geometria primitiva do Mental Ray, que normalmente fica mais pesado. A máquina é um AMD X2 4.200 com 2 GB de RAM. Na outra máquina antiga eu fiz um teste com o Hair And Fur, usando menos fios, é claro, e demorou bastante para renderizar, mas foi também. Então, eu acho que tem algum problema ai para aceitar apenas 50 fios. Olha o teste, repara no tempo de render na parte inferior esquerda da janela. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 962

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.