Captura de movimentos de objetos

Por: VFXdoFabricio  

Em: 26/02/2007 15:03

olá pessoal, essa é uma dúvida antiga... Como fazer captura de movimento de objetos, tipo de uma caixa girando, ou de um rosto, mas não a captura das expressões faciais, apenas da cabeça mesmo.., por favor alguém poderia me esclarecer essa dúvida.. rsrs, ela jah me gerou muita dor de cabeça, ae abandonei, agora vou tentar dinovu!! ^^, pode ser com o boujou da 2d3, ou com o Machmover, ou até mesmo direto no max... agradeço a tenção!!
cara tem um topico aki que o feitosa escreveu sobre como utilzar um recurso interno do propio max para fazer isso... quando vc clica no link forum deste site em cima aparece uma lista de tuts o dele deve estar la. la ele explica como fazer a captura de joysticks emouse mas acho q deve dar pra acoplar outro tipo de dispositivo... tenta lah abraço
Olá Cesar, obrigado pela resposta, mas não é deste tipo de captura que eu estou falando, assim vc transmite o movimento de um mouse para um objeto, e eu quero saber tipo quando se filma uma caixa girando por exemplo, e depois cria uma caixa em 3d que faça o mesmo movimento exato da real.. é fazer tracker de objetos ao invés de cenários... mas vlw a intenção!! ^^ flwww
Oi Fabrício, tudo bem? Essa semana foi publicado na 3D1 um artigo escrito pelo coordenador da Casablanca sobre Mocap, se tem alguma empresa qualificada para fazer isso aqui no Brasil, é a Casablanca. Só que isso não é para pobres mortais que animarm em casa ou têm pequenos estúdios, é um troço caro pacas. Mesmo assim, mesmo a Casablanca, anima ainda com Keyframes em praticamente tudo, como todo mortal. Porque ainda é a melhor forma de fazer as coisas, tem situações que precisa de Mocap ou de simulações dinâmicas, mas a principal forma de animação é por Keyframes ainda. Você pode fazer captura de movimentos faciais para usar em animação facial, pode fazer captura de movimento de pessoas para passar para um personagem. Agora, uma caixa virando não, isso você vai animar com keyframes no Max, se quiser colocar o vídeo de fundo para servir como referência e fazer o mesmo giro, tudo bem, mas não vai trackear o movimento da caixa, porque enquanto você estiver pensando em como fazer isso, um animador profissional já fez o movimento completo que precisava com perfeição. Abraços
Andre, vlw pela resposta, desculpe a demora pra responder, mas eu tinha perdido esse tópico e só achei hj fussando no sistema de busca!! ^^ O ke eu keria fazer como eu disse, não é a captura da animação facial de uma pessoa, mas sim fazer uma cabeça em 3d se mover exatamente com a real, para ke eu possa por um olho na testa da pessoa em 3d por exemplo, ou um chifre do kual apenas ele seje em 3d, e não a cabeça toda, e siga o movimento da cabeça real, ae na cabeça 3d eu aplicaria apenas um mattle shadow e a cabeça do vídeo seria real mesmo.. eu não sei se esplikei direito.. :P Dizem que com o boujou e umas marcações no rosto da pessoa dá pra fazer, mas eu só sei fazer tracker de cenários no boujou... alguém poderia me dar um help!! um vídeo exemplificando +/- o ke eu gostaria de fazer: http://www.youtube.com/watch?v=i_bZNVmhJ2o
http://www.vfxdofabricio.com.br
Fabrício E. Rabachini, Vc pode usar rotoscopia tb... e pode facilitar usando marcações como no boujou!!! Até Mais!!!
Vlw Gill, na primeira coisa ke pensei foi rotoscopia, mas além de ser muito trabalhoso as vezes o resultado final não é tão bom.. mas na última das ipóteses vai na rotoscopia mesmo!! ^^ vlw
Oi Fabrício, tudo bem? Você já testou o Boujou, da 2D3? Ele faz esse tipo de captura de movimento, se não me engano é só na versão 4, mas faz. Se não me engano o MatchMover da RealViz faz também na versão mais recente. Mas tem que ser movimento como esse que você disse, da cabeça se movendo um pouco. Expressões faciais eu acho que não dá para capturar por eles. Precisa de um sistema de MOCAP robusto mesmo com pontos em toda a face de acordo com o Rig do personagem e tudo mais. Abraços
Então, é exatamente isso que eu quero, apenas os movimentos da cabeça, e não das expressões.. eu tenho o Boujou 4, mas não sei como usar para este fim, sei apenas para cenários... se alguém souber e puder me ajudar no Boujou eu agradeço!! ^^

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 818

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.