Bug na janela Object Properties do MAX 8?

Por: Dinho407  

Em: 01/03/2007 16:36

Ola pessoal da 3d1. Vou tentar ser breve. Estou fora do ar do mundo do max e da 3d1 esta com mais de 2 anos ou 3, ja nem sei mais. Preciso me lembrar tudo que eu sabia do MAX(que nao era muito) pois vou precisar p um projeto de minha monografia q vai ser sobre desenvolvimento de jogos. Pior que parei na versao 5 do max e olhei q ja esta na 9, estou usando aqui o 8 e estou apanhando muito pq mudou MUITA coisa mesmo. A duvida comeca aqui! Mas vamos la a minha duvida aqui! Coloquei a escala de unidades em metros, ate ai tudo bem p eu comecar a modelar(com o pouco q me lembro ainda das ferramentas) meus objetos. O problema é q quando tem algo que eu quero diminuir eu uso a ferramenta Scale p ficar nas medidas que eu quero, e é ai q começa meu problema, quando seleciono o objeto depois de ja ter escalonado ele p o tamanho desejado eu clico com o botao direito do mouse e vou em propriedades abrindo a janela object properties na aba geral tem o nome do objeto e logo em baixo fica as dimensios, e ai esta o problema, mesmo eu dando um Scale p ele ficar melnor ele ainda continua com as mesmas medidas, ficando impossivel eu saber as novas medidas dele. Pq isso estaria acontecendo? OBS.:Nao estou usando nem um Sevice Pack, nao sei nem quantos existem p o 8, como falei antes a anos estou desligado ate da comunidade.
\"A quem passe pelo bosque e so olhe lenha para cortar\"
isso na verdade acontece com todas as versões do max e de alguns outros programas.... ele não tem uma referencia qdo vc escalona algum objeto....o ideal seria vc criar ja na medida certa. mas como td na mundo sempre tem uma solução ou gambiarra, no max não seria diferente...hehehhe tem um helper q chama tape, q nada mais é q uma fita métrica q vc usa para fazer medidas como se fossem cotas.....isso vai ajudar a vc medir o objeto. mas qto a ver as medidas nas propriedades dele.....esquece....
Abração Té+
OI Dinho, tudo bem? O Max é um programa ruim para trabalhar com medias, ele é um programa artístico, não é um programa de CAD, que é ideal para coisas com medidas. Além de ter vários problemas de trabalhar em escala real nele, já que tudo vem configurado de acordo com o "mundo padrão" do programa, que é bem maior. Sendo assim, sempre terá que modificar muitos parâmetros em praticamente todos os recursos do programa que normalmente não seriam mexidos. Posso dar muitos exemplos, mas um bem clássico é o valor do bias nas sombras, quando está em escala real as sombras ficam muito distantes dos objetos gerando defeitos, precisa diminuir o valor do Bias para ficar certo. Só que normalmente nunca tem que mudar esse valor quando está trabalhando no tamanho do mundo padrão do programa. Quanto a questão de medir os objetos, realmente o Scale só muda a dimensão, as medidas continuam a mesma, já que o Max não é um programa de CAD. Você pode medir com o Tape, como o Leandro disse, ou com o Measure Distante que está no menu Tools, ele pode ser mais prático, é igual ao comando Dist do AutoCAD. Sobre o Max 8, é uma ótima versão, mas não é bom trabalhar com ele puro, o Max 8 puro é ruim, só fica bom com o Service Pack 3. Você baixa isso gratuitamente na Autodesk, entra lá no Max e depois no Support, tem a seção de Download lá. Abraços
[quote:c0c55bbf1d]mas qto a ver as medidas nas propriedades dele.....esquece....[/quote:c0c55bbf1d] Fiquei besta agora com isso. É que caso eu precise mexer em alguma medida achei que isso iria ajudar(nao preciso de coisas precisas como no CAD, é so p eu ter uma nocao dos tamanhos). Andre! Sobre o exemplo classico do bias nas sombras, eu notei algo parecido a 2 dias atras quando instalei o max 8 aqui e depois de mas de 2 anos parado comecei a estudar de volta. Fazendo aqui um tutorial do mantal ray sobre area shadows notei fiz tudo igual coloquei uma luz do tipo spot do mental ray e na aba Area Light Parameters deixei ligado Type Retangulo e no Height e width deixei os mesmo valores do tutorial que era de 10 p cada um, a minha sombra NUNCA ficava da mesma forma que a dele(mesmo eu botando valores como 40), peguei um copo que eu modelei e dei merge na cena do aruivo do tutorial e la sim ficava, notei q meu copo era enorme em relacao a cadeira do tutorial, o que eu fiz foi fazer uma cena do comeco com meu copo e dei um Scale meio p ele ficar bem menor e do tamanho de um copo do mundo real, uns poucos centimetros(ai q comecou o problema pois com scale nao sabia q tamanho estav ficando) mas pelo bom senso deixei de um tamanho eu acho q estav de acordo com o real. e nao é que somente 10 nso valores a sombra ficou linda como no tutorial, ou seja tem q ter cuidado com as medidas mesmo pois pelo q olhei vai influenciar muito na ilumicao e valores de caustica como ja notei aqui estudando. Fiquei so com uma duvida quando vc falou sobre medidas do mundo padrao do programa! Como assim? pois a referencia q esotu usando é que um copo tem poucos centimetros, o programa vai tratar a sombra dele diferente de algo como um copo de uns 20 metros como era como estav por aqui e a sombra se comportava mais como se se tivesse saindo de algo grande como um predio. Obrigado pela dica do SP3 nem sabia q estav no 3
Oi Dinho, tudo bem? Eu sei como você se sente, eu me senti assim também quando usei o 3D Studio pela primeira vez, no DOS ainda. Todo mundo que vêm do AutoCAD se sente assim, só quem vem de outro soft artístico 3D ou quem começa direto no Max que não sente isso. Porque todo mundo que trabalha com softs de CAD ficam dependente de medidas para tudo, mas em softs artísticos as coisas são feitas mais "no olho". Na proporção artística, você vai escalonar a cadeira olhando ela na cena para deixar num tamanho proporcionamente adequado, entende? Com um pouco de prática você já vai tirar isso de letra e vai perceber como é muito mais rápido fazer assim, por isso que acaba sendo mais produtivo modelar no Max, em detrimento da precisão. Agora, sobre o exemplo do Bias da sombra, esse é só um, tem vários outros. Um bem clássico também é o exemplo da câmera. Tenta aproximar a câmera de um objeto, vai começar a cortar o objeto na Viewport. Não vai conseguir ver nada de perto. Porque a câmera vem com o Clipping configurado para 1 unidade, que é minúsculo no "mundo padrão" do programa. Mas quando o cara usa metros, esse 1 vira 1 metro, que é imenso numa maquete, tudo que tiver a menos de 1 metro da câmera não aparece mais. Ai tem que ligar o Clipping Manual, vai conseguir ver as coisas de perto se diminuir o Near do Clipping. Só que é um saco trabalhar com o Clipping da câmera ligado, faça uns testes para você ver. Sobre o Caustics no Mental Ray e qualquer outro efeito, o Mental Ray é muito sensível com esse negócio de unidades. O ideal é estudá-lo usando as unidades padrões do programa e no tamanho padrão do mundo do Max, porque todos os tutoriais são feitos usando as configurações padrões do programa. Quando a pessoa muda as configurações de unidades, as coisas não funcionam com os mesmos valores, você poderia obter um resultado idêntico ao do tutorial usando escala real, mas todos os valores usados no tutorial não serviriam, seriam valores completamente diferentes. Essa é a primeira coisa que eu explico no vídeo curso de Mental Ray aqui da 3D1, porque se a pessoa não voltar as configurações para o normal, nada do que ela fizer vai ficar igual aos exemplos do curso, mesmo usando exatamente as mesmas cenas que eu usei, pois todas estão no CD também, a não ser que escolha a opção de mudar a escala de acordo com o arquivo quando abrir a cena do CD. Falando nisso, você viu que eu respondi a sua pergunta sobre Caustics lá no tópico que o pessoal estava discutindo isso? Sobre o lance das medidas que perguntou por último, é o que eu disse no começo dessa mensagem, esquece isso de medidas, não fale em centímetros ou metros no Max. Nem olhe para as medidas do objeto, esquecer isso é muito importante para você se soltar no Max. Olhe para a cena e veja se está proporcional, se estiver, então, está certo, se não estiver, então, está errado. O que interessa é o resultado na imagem, se mudou o Max para trabalhar em metros, volta lá no Units Setup e devolve para Generic Units. No botão System Units Setup tem que estar com Inches na listinha. Assim tudo vai funcionar perfeitamente. Abraços
[quote:d9487a3bf4]Ai tem que ligar o Clipping Manual, vai conseguir ver as coisas de perto se diminuir o Near do Clipping. Só que é um saco trabalhar com o Clipping da câmera ligado, faça uns testes para você ver. [/quote:d9487a3bf4] E não é que acaba de resolver um antigo problema meu, eu sempre tive odio de fazer uma garrafa e nao dar p olhar de perto. Olhei sim sua respota la no topico, e esotu loko de vontade de arrumar meu pc antigo p ver o que vc me passou. Agora sobre a escala visto q o MR muda se eu fizer uma garrafa muito grande(pode ser q ele trate a sombra dela como se fosse algo do tamanho de um predio) ou uma garrafa pequena p tratar de forma mais igual a algo pequeno, nao esout falando nem de medidas mas somente de um bom senso na hora de fazer os objetos, pq pela medida do mundo vc fica meio perdido mesmo com a realidade mesmo, e isso so me preocupou mesmo por causa que o MR de acordo com o tamanho notei q vai tratar de forma diferente mesmo. Mas vou estudando aqui e valeu mesmo :)
Oi Dinho, tudo bem? Como tudo tem ajuste no Mental Ray, você pode fazer uma garrafa muito pequena ou muito grande e configurar os recursos do Render para ficar correto, então, não tem problema de ser muito pequena ou muito grande a cena, só que nestes dois casos será mais difícil a configuração. Com a cena no tamanho padrão de mundo do 3ds max e usando as unidades genéricas do programa, sem mudar para metros, a configuração da cena será mais fácil. A questão da sombra é por causa do tamanho da área de luz, uma pequena área de luz distante do objeto, fica com sombra "dura", mas essa mesma pequena área de luz próxima do objeto, vai gerar sombra difusa, porque próxima ela se torna uma grande área comparada com o tamanho do objeto, quando este é muito pequeno. No terceiro vídeo do curso de Mental Ray eu explico todos estes macetes com luzes tipo Area. Isso não vale apenas para as luzes MR Area, vale também para as luzes Photometrics que emitem luz em área. E vale também no Scanline, no Light Tracer, no Radiosity, no V-Ray, em qualquer render, até no Maxwell. O tamnho da área é muito importante no aspecto das sombras dessas luzes. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143163

Últimos membros registrados: OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin.

Usuário(s) on-line na última hora: 743

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.