Oi Dinho, tudo bem?
Eu sei como você se sente, eu me senti assim também quando usei o 3D Studio pela primeira vez, no DOS ainda.
Todo mundo que vêm do AutoCAD se sente assim, só quem vem de outro soft artístico 3D ou quem começa direto no Max que não sente isso.
Porque todo mundo que trabalha com softs de CAD ficam dependente de medidas para tudo, mas em softs artísticos as coisas são feitas mais "no olho".
Na proporção artística, você vai escalonar a cadeira olhando ela na cena para deixar num tamanho proporcionamente adequado, entende?
Com um pouco de prática você já vai tirar isso de letra e vai perceber como é muito mais rápido fazer assim, por isso que acaba sendo mais produtivo modelar no Max, em detrimento da precisão.
Agora, sobre o exemplo do Bias da sombra, esse é só um, tem vários outros.
Um bem clássico também é o exemplo da câmera. Tenta aproximar a câmera de um objeto, vai começar a cortar o objeto na Viewport.
Não vai conseguir ver nada de perto. Porque a câmera vem com o Clipping configurado para 1 unidade, que é minúsculo no "mundo padrão" do programa.
Mas quando o cara usa metros, esse 1 vira 1 metro, que é imenso numa maquete, tudo que tiver a menos de 1 metro da câmera não aparece mais.
Ai tem que ligar o Clipping Manual, vai conseguir ver as coisas de perto se diminuir o Near do Clipping.
Só que é um saco trabalhar com o Clipping da câmera ligado, faça uns testes para você ver.
Sobre o Caustics no Mental Ray e qualquer outro efeito, o Mental Ray é muito sensível com esse negócio de unidades.
O ideal é estudá-lo usando as unidades padrões do programa e no tamanho padrão do mundo do Max, porque todos os tutoriais são feitos usando as configurações padrões do programa.
Quando a pessoa muda as configurações de unidades, as coisas não funcionam com os mesmos valores, você poderia obter um resultado idêntico ao do tutorial usando escala real, mas todos os valores usados no tutorial não serviriam, seriam valores completamente diferentes.
Essa é a primeira coisa que eu explico no vídeo curso de Mental Ray aqui da 3D1, porque se a pessoa não voltar as configurações para o normal, nada do que ela fizer vai ficar igual aos exemplos do curso, mesmo usando exatamente as mesmas cenas que eu usei, pois todas estão no CD também, a não ser que escolha a opção de mudar a escala de acordo com o arquivo quando abrir a cena do CD.
Falando nisso, você viu que eu respondi a sua pergunta sobre Caustics lá no tópico que o pessoal estava discutindo isso?
Sobre o lance das medidas que perguntou por último, é o que eu disse no começo dessa mensagem, esquece isso de medidas, não fale em centímetros ou metros no Max.
Nem olhe para as medidas do objeto, esquecer isso é muito importante para você se soltar no Max.
Olhe para a cena e veja se está proporcional, se estiver, então, está certo, se não estiver, então, está errado.
O que interessa é o resultado na imagem, se mudou o Max para trabalhar em metros, volta lá no Units Setup e devolve para Generic Units.
No botão System Units Setup tem que estar com Inches na listinha. Assim tudo vai funcionar perfeitamente.
Abraços