Vegetação Onyx Tree para Max 9

Por: loj  

Em: 03/03/2007 21:49

Pessoal, alguém sabe dizer se já tem o plugin Onyx Tree para Max 9? Ou se as versões para o Max 7 funciona no Max 9 também? Uma outra coisa. Alguém pode me dizer se aqui no fórum existe alguma discussão para fazer Proxy no Mental Ray ou isso só existe no Vray? Se alguém souber como se faz no Mental Ray, agradeço a ajuda. Flw.
Será que alguém aqui já usa Onyx no Max 9?
Oi Loj, tudo bem? Como sempre falo aqui, não é boa idéia migrar logo para a versão mais nova. Isso acontece desde as primeiras versões do programa, demora para sair todos os plug-ins. Mesmo que não usa plug-ins não é aconselhável migrar, agora, quem usa é pior ainda. Sobre a questão do Proxy no Mental Ray, existe sim, mas não é tão simples de fazer como no V-Ray, depende de saber trabalhar bem já com Shaders. Tudo no Mental Ray usa Shaders, por isso que tudo é possível, mas dependendo do que for fazer, a montagem pode ser bem complexa. No caso de Proxy não é complexo, mas não é só depois que já sabe usar bem Shaders. O Max não veio com suporte para aceitar Shaders de geometria do Mental Ray, que é usado no caso de Proxies. Então, precisa instalar um plug-in que adiciona este suporte a Geometry Shader, tem para download na seção Texturas>Shaders do Mental Ray. Ele está junto com o Shader Is MI Object, que é justamente o Shader que oferece o recurso de Proxy. Aplicando o Is MI Object no Cage gerado pelo Geometry Shader, você poderá adicionar objetos para transformar em geometria primitiva do Mental Ray. Além de ficar mais leve no render, tem muitas outras vantagens que o Proxy do V-Ray não tem, por exemplo, você poderá controlar os valores o FG separadamente para esse objeto, poderá animar a configuração se quiser, para aumentar conforme o objeto chegar perto da câmera. Pode controla o traçamento de raios e de Photons individualmente para este objeto e usar Shaders diferentes na hora do cálculo de GI e FG, para diminuir o tempo de render. Abraços
Ok André. Desculpa, mas em função do tempo só vi sua resposta agora. Pois é. Antes usava o Xfrog, mas muito pesado. Se bem que estava trabalhando em uma máquina fraquinha. Não sei agora, pois estou com uma máquina mais nova, Dual Core com 2GB de Ram, etc e tal. Não sei se para o Xfrog isso faz muita diferença, pq realmente são pesadinhas. Outro problema que encontrava era o mapeamento, dava problema de mapeamente e quando usava o Vray, tem uma janela de Log que fica dando mensagens. Resultado, coloquei umas 10 Xfrog na cena e aquela janela do Vray ficava dando um aviso verde de mapeamento descordenado. Enquanto renderizava, era tanta mensagem que aquele arquivo Vraylog ou é o VrlServer que fica na raiz do disco C:\, não sei bem qual dos 2, ficava com mais de 10GB de tamanho, já chegando o simples arquivo TXT com quase 20GB! E horas de render tornando improdutivo o tranalho. Moral da história, só tinha 15GB sobrando no HD, então era obrigado a parar, pois antes de renderizar tudo, o arquivo log ficava grande demais só por causa das mensagens que davam com relação ao mapeamento das Xfrog. Vi em algum lugar que a solução era converter em Mesh e remapear só a parte das folhagens que era onde tava o problema, só que ainda assim, não ficavam certinhas, em compensação parava de dar o aviso no log do Vray. Só que tinha que ajustar no PT depois. Muita gambiarra no Xfrog, foi quando usei o Onyx Tree no max 7 e achei interessante. Como no Max 9, a sua viewport ficou muito leve, os projetos que abríamos com mais dificuldades no 7 e 8, no 9 realmente eu achei bem melhor para trabalhar ficando mais leve. Tou vendo que aos poucos os pluguins estão sendo compilados para o Max 9. Com o Onyx, ao tentar retexturizar as folhagens pegando com o contra-gotas do material editor, abria um tal de Vertex Color. Mas não sei como trabalhar com esse material, pois ele aparece colorido, mas não tem opção de colocar uma imagem e mudar a cor. É ignorância mesmo. Então em algumas a tonalidade do verde ficava muito gritante, dependendo do modelo. Mas estou gostando do Max 9, e alguns pluguins que só tinha até a versão 8, já tou vendo que estão começando a aparecer para o 9 tb. Um deles é o Particle Paint que já vi que tem para o Max9. Valeu.
Oi Loj, tudo bem? Você tem razão, as plantas do X-Frog são lindas e perfeitas, mas são absurdamente pesadas, mesmo em máquinas mais fortes, continuam sendo pesadas. Agora, esse problema do V-Ray criar um arquivo de Log com 20 GB, putz, que bravo heim, eu não tinha ouvido falar disso ainda não. Acho que todo mundo para o render quando começa muitas mensagens de erro, porque faz o render demorar demais. Mas foi legal você ter deixado para ver no que dava, eu não sabia que ele fazia isso de consumir toda a HD com arquivo de log. Mas eu tenho certeza que o mapeamento do X-Frog vai na boa para o Max, porque já fiz isso em versões mais antigas, hoje deve estar melhor ainda, em teoria, se o Max recebe o modelo com o mapeamento correto, não era para dar problema em nenhum render, porque o mapeamento não deve interferir a este ponto no render. Só que para importar no Max com perfeição, tem que usar o plug-in do X-Frog, exportando de outras formas também vai, mas não fica tão perfeito e não leva animação. Sobre o Max 9, ontem saiu o primeiro Service Pack, simplesmente tem 16 GB para a versão de 32 bits, acho que é o maior Service Pack de todos até hoje, quase escreveram o programa de novo, de tantos bugs que ele tem. A lista de bugs é imensa, abrange todas as áreas do programa, eu espero mesmo que apenas esse Service Pack resolva tudo, porque o Max não saia tão ruim assim antigamente, desde que acabou a Discreet ele sai cada vez mais bugado. Abraços
Pois é André, quanto ao Xfrog, gosto muito delas. Realmente fazia isso mesmo, só que eu instalava apenas um pluguin para habilitar elas no Import do Max. Ao levar algum modelo, dava esses erros. Hoje estou com uma máquina melhor e com um HD maior, então não teria problemas quanto a espaço em HD, mas vou fazer uns testes novamente e mando um PrintScreen para olhares as msgs que dava e ao mesmo tempo o arquivo LOG, com quanto ele ficava inicialmente e posteriormente. Realmente eu não trabalhava as Xfrog em um programa próprio. Vou depois fazer esse teste. Rapaz, com relação ao Max 9, me causou um problema que até agora não consegui resolver. Até postei a dúvida no Fórum: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=21268&highlight= Nessa máquina que estou, não tive ainda problema nenhum, mas no Notebook, não sei oq deu, mas simplesmente ele não aceita importar mais arquivos DWG. Faz o processo de importação, porém nenhum objeto, linhas, etc é adicionada à cena. Já fiz de tudo, inclusive instalei o SP1 do Max 9 e nada. O mesmo arquivo que importo nessa máquina, no Note não abre nem por sem conto. Já estou pensando em formatar a partição do sistema e ver no que dá. Se eu depender de levar alguma planta baixa para o Max em algum através do Import do meu Note, tenho duas opções: importar nessa máquina, salvar em Max e lá no Note abre normal, ou fazer a modelagem no CAD, importar nessa máquina e no Note terminar, mas de qualquer forma eu teria que importar aqui e salvar em Max para depois levar para o Note, oq é incoveniente, pois preciso que no Note algum arquivo DWG seja importado. De qualquer forma, vou quebrar a cabeça nesse final de semana e a última coisa que farei é formatar mesmo a partição. Falouw André.
Oi Loj, tudo bem? Eu vi o seu problema no outro tópico, mas não tenho nem idéia de como resolver, acho que pode ser o Windows, como o pessoal falou lá. Mas se é relacionado com o Max 9, com ou sem Service Pack, o programa acabou de sair, tem problemas, o Service Pack acabou de sair, não sabemos se ele corrige todos os problemas. Por essas e outras que eu não uso soft que acabou de sair, para não passar esse tipo de canceira, porque eu perco a paciência, então, só uso soft que confio e sei que não vai ficar me sacaneando com tudo que é bobagem. O Max 9 eu só uso para brincar, quando tem qualquer coisa séria para fazer, faço no Max 8 que confio e sei como ele vai se comportar. Tenta reinstalar o Windows da máquina que está apresentando o problema, é a última alternativa. Abraços
Pois é André. Uma única alternativa antes de formatar, é desinstalar o Max 9 e instalar o Max 8 para ver no que dá. Se resolver, fico nele mesmo. Não faz nem um mês que organizei o Note com todos os programas instalados e chegar agora e formatá-lo, É DEMAIS! Valeu mais uma vez. Abraços.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 685

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.