Ok André. Desculpa, mas em função do tempo só vi sua resposta agora. Pois é. Antes usava o Xfrog, mas muito pesado. Se bem que estava trabalhando em uma máquina fraquinha. Não sei agora, pois estou com uma máquina mais nova, Dual Core com 2GB de Ram, etc e tal.
Não sei se para o Xfrog isso faz muita diferença, pq realmente são pesadinhas.
Outro problema que encontrava era o mapeamento, dava problema de mapeamente e quando usava o Vray, tem uma janela de Log que fica dando mensagens. Resultado, coloquei umas 10 Xfrog na cena e aquela janela do Vray ficava dando um aviso verde de mapeamento descordenado. Enquanto renderizava, era tanta mensagem que aquele arquivo Vraylog ou é o VrlServer que fica na raiz do disco C:\, não sei bem qual dos 2, ficava com mais de 10GB de tamanho, já chegando o simples arquivo TXT com quase 20GB! E horas de render tornando improdutivo o tranalho.
Moral da história, só tinha 15GB sobrando no HD, então era obrigado a parar, pois antes de renderizar tudo, o arquivo log ficava grande demais só por causa das mensagens que davam com relação ao mapeamento das Xfrog.
Vi em algum lugar que a solução era converter em Mesh e remapear só a parte das folhagens que era onde tava o problema, só que ainda assim, não ficavam certinhas, em compensação parava de dar o aviso no log do Vray. Só que tinha que ajustar no PT depois.
Muita gambiarra no Xfrog, foi quando usei o Onyx Tree no max 7 e achei interessante. Como no Max 9, a sua viewport ficou muito leve, os projetos que abríamos com mais dificuldades no 7 e 8, no 9 realmente eu achei bem melhor para trabalhar ficando mais leve. Tou vendo que aos poucos os pluguins estão sendo compilados para o Max 9.
Com o Onyx, ao tentar retexturizar as folhagens pegando com o contra-gotas do material editor, abria um tal de Vertex Color. Mas não sei como trabalhar com esse material, pois ele aparece colorido, mas não tem opção de colocar uma imagem e mudar a cor. É ignorância mesmo. Então em algumas a tonalidade do verde ficava muito gritante, dependendo do modelo.
Mas estou gostando do Max 9, e alguns pluguins que só tinha até a versão 8, já tou vendo que estão começando a aparecer para o 9 tb. Um deles é o Particle Paint que já vi que tem para o Max9.
Valeu.