Position Expression

Por: lokal  

Em: 06/03/2007 04:31

Oi boa noite, sou novo aki no forum e tb na area de 3d, usava o lightwave, e acabei optando em usar o 3ds Max, q uso em torno de 1 mes a 1 mes e meio, peço desculpa se ja existe um topico sobre esse assunto, mas eu naum axei nada. Bom vamos a pergunta, eu estava acompanhando um tuto do site (http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=18500) e gostaria de saber como fazer para automatizar a rotaçao da pelvis, como dito nesse mesmo tuto, eu realmente ja experimentei de diversas formas, mas ainda naum consegui nenhum resultado... E gostaria de saber pq essa "expressao" naum funciona para o msm citado acima, no max 8: degtorad(atan((pd-pe)/500)) q eu axei nesse endereço aki http://www.3d4all.org/index.php?page=tutorial503 E tb se naum for abusar mt, gostaria de saber se existe algum livro, site ou qq outro meio de divulgaçao, para uma iniciaçao e entendimento a essa parte de expressoes do max Bom agradeço a atençao e []s a todos
Oi Lokal, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre a questão da expressão, mesmo você tendo vindo do LightWave e já tendo boa experiência com 3D, quando muda de programa as coisas estão em outros lugares e funcionam de forma diferente, então, leva um certo tempo de adptação. Você pode fazer a rotação da pélvis de várias formas, pode simplesmente aplicar um Float Expression num eixo de rotação e escrever uma expressão simples baseada no movimento dos pés, da mesma forma que eu expliquei no tutorial. Por exemplo, se o pé direito mover para frente, a pélvis gira alguns poucos graus para um determinado lado. É a mesma lógica usada para mover a pélvis para frente, é até bem mais simples. Existem outras formas também, mas depende muito do "rig" que você fez, dependendo como lincou a perna na pélvis e fez as interações, isso pode acontecer automaticamente já, pois quando a perna levanta, o lado da pélvis que está lincado nela levanta também. Sobre a questão do DegtoRad e RadtoDeg, é porque precisa converter de graus para radianos e de radianos para graus em algumas expressões, é muito comum em rotação, porque internamente o Max trabalha em radianos, então, pode ficar muito rápida a rotação se for baseada na posição, por exemplo. E quanto a livros e tutoriais sobre isso, são bem raros e difíceis de encontrar, quem que vasculhar na net, porque é uma parte bem mais avançada e restrita do programa. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 793

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.