Como fazer a representação de um filme (negativo)?

Por: Borsa  

Em: 12/03/2007 23:47

Ola pessoal! Estou fazendo um trabalho e preciso de um filme negativo igual ao do banner da secção de tutoriais! Já tentei fazer isso de algumas formas, mas o resultado é fraquinho! Não sei se já tem isso em algum lugar... mas se alguém souber um link de um tutorial ou mesmo alguma dica de como fazer isso! Obrigado!
Oi Borsa, tudo bem? Eu fiz esta imagem usando uma Line e o Extrude para formar a "fita" do filme. Depois, criei no PhotoShop uma imagem com um quadro do filme, fiz também as máscaras baseadas nessa imagem, para poder controlar o Specular, o Glossines, o reflexo e a refração nos lugares certos. Essas máscaras depende de testar um pouco para chegar no tom correto de cinza em cada parte e conseguir o efeito desejado. Com as máscaras corretas, fica fácil de aplicar brilho, reflexo e refração apenas nos locais corretos. Eu não lembro de cabeça o material, mas certamente usei um Shader Metal (Lume) para gerar o reflexo borrado na borda do filme. Criei um mapa de opacidade para fazer os furos e deixar o quadro mais transparente. O segredo mesmo é o ajuste correto das máscaras e a composição do material. Renderizei no Mental Ray com luzes MR Area usando apenas Final Gather. Abraços
Beleza André, muito obrigado cara! Me ajudou bastante! Estou começando agora e ainda quebro a cabeça pra fazer coisas simples... Mas ainda tenho algumas dúvidas? Se estou trabalhando com um box, para se obter uma espessura também nos furos, a única maneira é fazer os furos direto na malha do objeto? ou também consigo com um mapa opacidade. Este mapa de reflexo é mais ou menos um gradiente com varias passagens de cinza? Anexo, alguns resultado anteriores! Obrigado de novo! Abraços.
Ola de novo! Seguindo a lição... Na imagem postada anteriormente os furos eram feitos direto na malha causando problemas na hora de "dobrar" o polígono. Neste tive alguns problemas na hora do mapeamento, visto que os furos ficaram esticados e comprimidos de maneira irregular ao real... e a falta de profundidade. Valeu!
Oi Borsa, tudo bem? É isso ai, você está indo bem, essa nova imagem já ficou bem melhor. Não é bom colocar espessura e fazer os furos de verdade na malha, vai complicar demais a vida sem necessidade. O lance todo é no material, como te disse. Os mapas de opacidade, reflexo, refração, glossiness e specular level são imagens em tons de cinza com o desenho dos Frames e dos furos. Se tem uma imagem branca aplicada no Opacity, por exemplo, vai deixar sem transparência, mas se a imagem for preta vai ficar transparente. Então, se tiver uma imagem com um cinza escuro no lugar do Frame, para deixar levemente transparente, branco nas bordas, para ficar opacto, e preto puro nos furos, vai ficar certo. Deve ter sido o que você fez nessa última imagem. Quanto ao mapeamento, você primeiro tem que mapear e só depois deformar, assim o mapeamento já vai acompanhar a deformação. Abraços
Valeu André, Obrigado de novo! Vou tentar melhorar este filme, mas já deu uma boa clareada nas ideias... Abraço!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717376.

Total de membros registrados: 143158

Últimos membros registrados: Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas.

Usuário(s) on-line na última hora: 529

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.