Como fazer grama? + Novas Duvidas (14/03/07)

Por: yorc  

Em: 13/03/2007 19:07

Aew galera, estou iniciando com o Studio Max e me deparei com um problema... Fazer grama. Eu ja pesquisei vários tultoriais (inclusive os da 3d1), mas não gostei muito dos resultados... Gostaria de saber qual a melhor (não a mais facil) maneira de se criar grama, e se possivel indicar algum tutorial. Desde ja vlw.
Cara se vc digitar "como fazer grama" no sistema de busca aqui do fórum, vc vai encontrar tanto material que vc não vai conseguir ver tudo. Algum tempo atraz eu esmigalhei esse assunto de grama, eu testei todas as maneiras possíveis que eu encontrei e postei os resultados aqui. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=14196&highlight=grama
Poutz amigo! Realmente não me lembrei da busca :-P Como disse anteriormente, sou novo aqui... Vou dar uma olhada no seu tópico e fazer umas buscas. Vlw o/ ;)
Oi Yorc, tudo bem? Certamente o modo mais realista é usando o Hair And Fur, pois poderá criar os fios de grama de verdade e poderá até animar com o vento, por exemplo. Mas é um recurso pesado, em grandes áreas fica complicado de gramar tudo com ele, então, pode mesclar várias técnicas, usando apenas texturas em áreas distantes, Displacement em áreas próximas e o Hair and Fur apenas bem próximo da câmera. Neste artigo eu faço um review do Hair And Fur logo que ele saiu, dá uma olhada, pode te dar uma boa idéia do poder deste recurso. O link é http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15380 Abraços
Vlw mesmo André! Ja estou começando a obter bons resultados com o hair and fur... So estou com dificuldade para manter o realismo quando aproximo a câmera. Alguma dica? Outra coisa que percebi é que o hair and fur tem efeitos diferentes dependendo do tamanho dos objetos. Por exemplo... Se eu criar uma cena com um plane muito pequeno e tentar aplicar o hair and fur, a "base" da grama fica muito "grossa", dai eu sou obrigado a aumentar o plane para que a "base" da grama fique proporcional em relação ao mesmo. Estou certo? Ou existe algum meio de consertar isso?
Ah sim pessoal, mais uma coisa aproveitando o tópico... Quando terminei de renderizar a cena, o background apareceu normal, mas quando salvo o arquivo ele vai sem o background :? Alguma solução? [RESOLVIDO] Eu estava salvando em PNG. Foi so mudar para BMP que resolveu. :seila:
To postando aqui o resultado da cena... Mas ainda estou tendo dificuldades com relação ao realismo da grama quando vista de perto. E a minha dúvida ainda continua: [quote:9146cafe50]Outra coisa que percebi é que o hair and fur tem efeitos diferentes dependendo do tamanho dos objetos. Por exemplo... Se eu criar uma cena com um plane muito pequeno e tentar aplicar o hair and fur, a "base" da grama fica muito "grossa", dai eu sou obrigado a aumentar o plane para que a "base" da grama fique proporcional em relação ao mesmo. Estou certo? Ou existe algum meio de consertar isso?[/quote:9146cafe50]
Oi Yorc, tudo bem? Você tem que ajustar os parâmetros do Hair and Fur para ficar como deseja. Basta ajustar Scale para controlar o tamanho dos fios e com os parâmetros Root Thick e Tip Thick você controla a espessura dos fios. Então, pode fazer o Plane do tamanho que quiser. O que tem influência na distribuição dos fios é a resolução do Mesh e a forma das faces. A qualidade dos fios é controlada no Hair Passes. Sobre a questão do background, você está salvando em TGA 32 bits, salve em TGA 24 bits. Na FAQs tem uma explicação sobre isso, está nas FAQs de Render. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 393

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.