esilo matte shadow na reflexão.

Por: Bisewski  

Em: 15/03/2007 13:48

hello there... Eu gostaria de fazer uma esfera deslizando sobre um plane. Nesse plane eu apliquei o DGS. Renderizando a cena, dá tudo certinho, a esfera desliza, e o plane reflete a esfera. Só que eu gostaria de fazer com que salvando a imagem em TGA, para obter a transparência, eu gostaria que apenas o reflexo aparecesse, e não o piso inteiro. Assim eu posso jogar essa animação por cima de qualquer foto, que vai parecer que ela está refletindo. Eu sei fazer com sombra, que é usando o MatteShadow. Mas e para reflexo, tem algo semenlhante? muito obrigado
Olá Bisewski, tudo bem? Nos parâmetros do Material MatteShadow, você irá encontrar um botão para adicionar um mapa na opção Reflection. Basta acrescentar um Raytrace nessa opção que o reflexo do seu objeto será apresentado no objeto com MatteShadow.
Sergio Feitosa
o problema é que o matte shadow só funciona quado usamos a sombra do tipo shadow map, logo o mental ray fica inviabilizado. Certo? Eu vou mudar os shaders que estou usando e usar o Scan line... mas se de repente alguém souber uma forma com o mental ray... Eu tinha quase certeza que daria para usar o canal opacity, mas não tive nenhum resultado com ele. Também tentei buscar algum tuto mas fica dificil achar alguma coisa por que as palavras opacity, refletions, 3dmax levam a muitas opções... Mas muito obrigado feitosa
Cara, vc tentou usar o Render Elements? Lá vc pode salvar o canal Reflection. Não fiz nenhum teste aqui. Mas tenta aí. Mais tarde vou testar. Um abraço.
puts, você tem razão, acabei de usar o render elements em um trabalho, inclusive o canal refletion. não acredito nisso...rs*...valeu fera....abraços...
Blz, cara. Abração
Olá Bisewski, tudo bem? O Matte/Shadow também funciona com o Mental Ray e sombras Ray Traced Shadows.
Sergio Feitosa
sim sim,mas o que não rola é a reflexão, vem no tuto... Ele só rola se usado sombras do tipo shadow map. Mas também não fiz testes....
O Matte/Shadow funciona tanto com sombras Shadow Map como com sombras Ray Traced Shadow. Ele também é aceito normalmente com o Mental e sombras Ray Traced Shadow.
Sergio Feitosa
Oi Bisewski, tudo bem? O Feitosa tem razão, o Matte/Shadow só funciona com RayTrace quando estiver usando o Mental Ray, até porque o MR nem aceita a Shadow Map do Max. Tudo que é Shadow Map no render padrão do Max, tudo que aparecer no Help com Shadow Map e qualquer tutorial que explique como fazer com Shadow Map, está falando do Render padrão do programa. O mesmo recuso vai funcionar perfeitamente com RayTrace quando estiver no Mental Ray, porque o recurso é traduzido para os Shaders do Mental Ray na hora do render, então, não é mais o Matte/Shadow do Max, só tem a mesma interface de configuração, é o Matte/Shadow do Mental Ray. O mesmo acontece com o Volume Light padrão do Max, por exemplo, usando o render padrão ele só aceita sombra Shadow Map, mas usando o Mental Ray ele aceita sombra RayTrace e gera todos os efeitos com Raytrace. No Slot de reflexão do Matte/Shadow pode até aplicar Shaders de reflexão do Mental Ray se quiser. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 639

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.