DUVIDA MENTAL RAY - GI (Light Properties)

Por: Jey Jey  

Em: 19/03/2007 18:09

E ai pessoal, soh me apresentando, me chamo Jeferson, mas meu apelido é Jey ou Jey Jey, sou brasileiro/americano (mas sou gente boa hehe), moro nos EUA, trampo com webdesign mas minha paixão é filmes de animação, efeitos especiais e por isso espero chegar la :-P , ja mexo com 3DS MAX a um ano, sei alguma coisa mas ainda sou um zero a esquerda, mas vou estar ajudando ai quem eu puder com o que sei, e espero aprender bastante tbm ai com todos vocês :D . Aproveitando, tenho uma duvida sobre mental ray, tava dando uma lida nos artigos sobre MENTAL RAY, tem uma parte que o Andre se refere ao Global Energy Multipler na parte de GI - Light Properties, isso no MAX 7 porem, no MAX 9 onde esta ele? eu testando aqui começo a acreditar que eu tenho q usar o decay para intensificar o efeito de radiosidade, estou certo? no caso agora a função eh a mesma, como funciona agora? Se alguem puder me ajudar fico grato Bom acho que eh isso. Qualquer coisa estamos ai. Um grande abraço
No Pain, No Gain
Benvindo, Jeferson. Olha só, no Max 9 o Energy agora chama apenas Multiplier e tem valor default = 1.Ele está no início do grupo "Global Illumination". Vc pode aumentar a intensidade do GI aumentando o Multiply. Na verdade, o efeito depende de vários fatores (intensidade das luzes, cores e reflexos dos materiais, etc...). Eu não mexeria no Decay. O curso de MentalRay do André é muito bom, muito bom mesmo. Vc pode comprá-lo aqui no site. Vê com ele se ele manda aí pros EUA. Um abração.
Oi gente, tudo bem? Primeiramente eu quero agradecer o Leandro pelo depoimento e propaganda, fico muito feliz de saber que gostou do curso. E vejo que entendeu muito bem, pois está perfeita a explicação do Energy, ele apenas mudou de nome para Multipler e está em todos os recursos de iluminação indireta, não apenas nos Photons como acontece no Max 7 e 8. Jey, seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente, dá uma lida neste artigo que eu comento as diferenças para o Max 9. O link é http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=17186 Abraços
valeu Leandro pela explicação me ajudou mto, eu nao sei porque mas eu achava que aquele multiplier era a intensidade da luz, mas no caso acho q a intensidade da luz so nos parametros da propria luz neh, mas enfim vou dar mais uma estudada, vou ver se compro essa aula no fim do mes quando eu receber, valeu pelo conselho. Andre, quero te parabenizar pelo site, ele está muito bom, e não so por isso, é legal ver pessoas experientes ajudando os demais aqui, é como uma segunda familia com certeza, acabei de ler seu artigo e já dei uma sacada quero ver se compro as aulas de mental ray, pq to querendo aprender, porem sou iniciante e moro mora, queria saber se se aplica a mim. Brigadao e um grande abraço pra voces
No Pain, No Gain
Blz, Jey Jey. Um abração.
Olha so tava fzndo os testes agora a pouco e da uma olhada como ficou, junto esta a que o Andre fez, por alguma razao nao to conseguindo o mesmo resultado e nao entendo o pq, de qualquer modo vou fuçar pra ver se chego mas to a 2 horas e nao consigui, pois quando consigo que as paredes fiquem de uma forma legal o cubo fica estorado. :(:( Algum palpite? Abraços [/img]
No Pain, No Gain
Oi Jeferson, tudo blz ? Todos os tutoriais de Mental Ray da 3D1 são para as configurações de Unit Setup standard, assim verifica se as tuas configurações estão como nas imagens, caso estejam não sei qual pode ser o problema.
Entao Esteban dei uma olhada la mas ta igualzinho a sua imagem, :/ o problema continua mas valeu pela força abraço
No Pain, No Gain
Oi Jey Jey, tudo bem? Fico feliz de saber que gosta e acompanha o site, espero contar sempre com a sua participação com a gente. É uma pena, mas não temos como exportar o CD, a única opção seria ter alguém aqui no Brasil para comprar normalmente, depois essa pessoa te enviaria por correspondência comum para o exterior. Sobre o seu problema, muitas coisas podem estar influindo, porque a questão de iluminação é muito delicada, uma leve mudança de posição da luz pode fazer as duas faces do Box ficarem com a mesma cor e perder a quina, parecendo estourado. O importante mesmo é entender o conceito e como controlar os Photons, que é o escopo este tutorial. Se ficou mais clara ou mais escura, se a iluminação estourou, se as sombras não ficaram legais, ai já não é mais uma questão do Mental Ray, é uma questão de iluminação padrão, o ajuste correto dos recursos padrões das luzes, até a posição como eu disse, que vão deixar a cena adequada, pois os Photons são apenas para criar o efeito de GI, todo o resto depende da setagem da iluminação padrão. São dois pré requisitos necessários para estudar o Max, dominar criação de materiais com os recursos padrões do Max e dominar iluminação padrão. Mas nessa questão específica de iluminação, vale para qualquer render, pois em todos acontece isso, até no Scanline, uma leve mudança de posição na fonte de luz pode modificar a cena toda. Tente modificar a luz de lugar e as dimensões do Box que envolve a cena, se ele for menor, os Photons perderão menos energia durante o trajeto, porque o caminho será menor. Abraços
Oi pessoal, tudo bem? Mas é o seguinte: Verificando a configuração do System Unit Setup no post do Estaban aí em cima, eu foi conferir com a minha, e vi que na minha em lugar de inches estava centimeters. Eu devo mudar para inches ou deixar em centimeters? Se eu mudar para inches ou deixar em centimeters o que acontece? Eu já li no forum que mudar lá no Display Unit Scale, dá problema, aí no System Unit Scale tambem dá problema? Obrigado, pessoal.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 928

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.