animação interativa

Por: rogeriodilima  

Em: 22/03/2007 23:15

ola.....eu li o atigo aqui no site sobre animação interativa.......só que só explica oque é..........naum como se faz........... alguem sabe fazer esse tipo de animação?....e se souber pode postar algumas dicas aqui
Oi Regério, tudo bem? Depende que tipo de animação você quer fazer, que tipo de interação que terá. Se for apenas um giro de 360 na cena, você pode fazer com o QuickTime VR, esse aplicativo vem junto com o 3ds max, fica no menu Rendering>Panorama Export. Ele vai renderizar uma imagem panorâmica da cena, feita a partir de várias imagens, depois de pronta, você abre o Viewer, que aparece junto do Render no menu Utilities, e nesse programinha você abre a imagem salva e exporta como MOV, que é o vídeo em VR. Quando abrir com o QuickTime Player, poderá clicar sobre a imagem e arrastar para ver ao redor. Quando eu escrevi aquele artigo, o Max ainda não tinha essa opção, era bem mais complicado para fazer, agora é simples. Mas para fazer passeios interativos realmente em 3D, passando por ambientes, ai complica bem. Tem várias opções que não dependem de grandes conhecimentos de programação, para para fazer da melhor forma possível, só sabendo programar game para trabalhar em cima de uma Engine. As opções mais na mão dos mortais é o Director e o 3D Game Studio, exportando a cena 3D criada no Max para estes programas, você poderá programar a interatividade para fazer o passeio virtual. Como o Director é um programa de autoria, ele permite gerar uma interface mais profissional do projeto, mas no 3D Game Studio você vai conseguir muito mais interação de forma bem mais fácil. Abraços
eu quero fazer o seguinte.....como vc falou um passeio virtual em um ambiente....ou melhor em um quarto ou uma sala........e alem de poder andar dentro do ambiente.....quero fazer um skema pra conseguir abrir as portas do guarda roupa....estante.....etc.....quero fazer esse movimento o mais proximo da realidade.....tipo assim....vou pegar o mouse...e o cursor virar aquela mãozinha.....e quando eu clicar na porta e arrastar o mouse....ela abre ou fecha..........é meio complicado mais ´´e mais ou menos isso que quero fazer
Olá rogeriodilima, tudo bem? Você pode criar esta interatividade de várias formas, como o André te explicou. Você terá que conhecer algum software que permita essa interatividade, por exemplo: - No 3D Game Studio você teria como criar este passeio virtual através dos movimentos do mouse ou teclado e ainda associar as portas à teclas do teclado para a execução de funções de abertura e fechamento dela. Porém esse processor requer habilidade e conhecimento de programação para jogos. - No Director você poderia associar a execução de vários vídeos a funções específicas que poderiam ser executadas a partir do clique de algum botão. Porém é necessário conhecimentos das funções de interação entre vídeos do Director.
Sergio Feitosa
Oi Feitosa, tudo bem? No Director você pode fazer a interação com um arquivo 3D e passear por tudo numa boa, chamar animações 3D e tudo mais, além dessa opção de trabalhar com vídeos do tipo QuickTime VR. No caso de 3D de verdade você exporta no formato W3D do Shockwave3D e importa no Director, lá você pode aplicar Behaviours dos objetos 3D, é bem legal. Tem um site na net da Nabisco, se não me engano é www.nabiscoworld.com, que é cheio de jogos feitos em Shockwave3D usando este processo de 3ds max e Director. Mas o problema é que tem que saber programar em Lingo, que é a línguagem própria do Director. Abração
Olá rogeriodilima, tudo bem? sugiro o Blender é o melhor na minha opinião baixe lá no www.bender.org
//////A pressa é inimiga da perfeição//////
Olá André, tudo bem? Eu achei muito interessante esse processo. Já adicionei na minha lista de futuros aprendizados. Não irei tentar agora, porque aprender tudo ao mesmo tempo não dá...
Sergio Feitosa
E como eu faço isso no blender...eu ja baxei ele uma vez...e é uma boa....pq é free,,,,mas naum consegui faze nada nele.........mas se vc souber de algum tutorial que ensina fazer essas animações interativas...posta ai

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 476

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.