Shaders

Por: jimmyrulez  

Em: 28/03/2007 09:55

Ola pessoal! Estou com dificuldade para usar alguns shaders de 3ds, baixei e coloquei nas devidas pasta mas, sao shaders de texturas. Como faço para aplicalos????
Olá jimmyrulez, tudo bem? O que você baixou são texturas, materiais ou shaders do Mental Ray? Cada um tem uma forma de ser aplicado. A explicação de como encontrá-los no MAX aparece junto a descrição do shader. Se forem shaders do Mental Ray para serem aplicados como Textura, você irá encontrá-las no Canal Diffuse. O melhor é você indicar o nome do Shader que você pegou para informarmos melhor a forma de você aplicá-lo no objeto.
Sergio Feitosa
Ola Sergio!!! Por aqui tudo na buena! e ai!? Os nomes do shaders q baixei são: Deriver dt3d_CarPaint dots ReflectionUtility Baixei aqui no site 3d1.
Olá jimmyrulez, tudo bem? O Shader Deriver permite criar um material anisotropico, colocando-o no Canal Diffuse. Ele também pode ser utilizado para controlar reflexões, adicionando-o no Canal Reflection. O Shader ReflectionUtility é utilizado para controlar vários tipos de reflexões. Pode-se utilizá-lo em conjunto com o Deriver para controlar as reflexões. O dt3d_carPaint permite criar materiais metálicos, semelhantes aos metais de carros. Eu nunca consegui utilizá-lo, porém eu dou preferência para utilizar o CarPaint Shader ou CarPaint Material do próprio Mental Ray. O dots permite misturar dois materiais para dar a impressão de um material enferrujado por exemplo. Esses efeitos podem ser conseguidos mais facilmente com os próprios Shaders do Mental Ray.
Sergio Feitosa
"Feitosa" disse: Olá jimmyrulez, tudo bem? O Shader Deriver permite criar um material anisotropico, colocando-o no Canal Diffuse. Ele também pode ser utilizado para controlar reflexões, adicionando-o no Canal Reflection. O Shader ReflectionUtility é utilizado para controlar vários tipos de reflexões. Pode-se utilizá-lo em conjunto com o Deriver para controlar as reflexões. O dt3d_carPaint permite criar materiais metálicos, semelhantes aos metais de carros. Eu nunca consegui utilizá-lo, porém eu dou preferência para utilizar o CarPaint Shader ou CarPaint Material do próprio Mental Ray. O dots permite misturar dois materiais para dar a impressão de um material enferrujado por exemplo. Esses efeitos podem ser conseguidos mais facilmente com os próprios Shaders do Mental Ray.
Ola Sergio, Muito obrigado pela atenção, Apesar de os shaders do mental ray nao estou conseguindo chegar a um metal com uma boa qualidade, por isso estou tentando com esses shaders. Mais uma vez agradeço a atenção!!
Olá jimmyrulez, tudo bem? A criação de um bom material de metal irá depender de vários fatores: tipo do metal (cromado, escovado, entre outros), qualidade da reflexão, intensidade do brilho, entre outras características... Irei te indicar alguns tópicos com explicações do André Vieira (Mental Ray Man), sobre criação e composição de materiais com o Mental Ray: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=20130 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=19614 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=19144 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=18102 No fórum, existem muitos outros tópicos com explicações de como fazer metal realista no MAX com e sem o Mental Ray. No Grupo de Estudos de Mental Ray, também existem diversas informações que lhe serão úteis: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=6743 Outra sugestão que lhe dou, é de você adquirir o Vídeo Curso de Mental Ray da 3D1. Ele é muito bom e bem completo também. Eu tenho ele comigo e aprendi muito com ele... O André ensina vários macetes importantes para você conseguir cenas de ótima qualidade.
Sergio Feitosa
Oi Jimmy, tudo bem? Para poder usar bem os Shaders do Mental Ray, precisa conhecer tudo de composição de materiais com os recursos padrões e precisa conhecer tudo de composição de Shaders do Mental Ray, então, se não está conseguindo um bom material com os recursos padrões, será muito mais difícil de conseguir com os Shaders. Muita gente que já tem uma boa experiência no Mental Ray, consegue criar tudo que precisa, ainda não sabe compor com Shaders, porque é um assunto bem mais complexo em muitos casos. O Deriver é um Shader chato de usar, depende de uma boa experiência, ele não tem serventia sozinho, ele é usado em conjunto com o Reflection Utility para controlar a variação azimutal do reflexo anisotrópico, então, precisa saber montar um metal com reflexo anisotrópico usando o Reflection Utility para só depois usar o Deriver e controlar a variação azimutal do reflexo. O Carpaint é um ótimo Shader, mas depende de compor materiais puros do Mental Ray para usar, e não tem utilidade a partir do Max 9, que já vem com um ótimo Shader para este fim. O Dots é um mapa procedural como o Noise, por exemplo, só que os mapas procedurais do Mental Ray não vêm com mapeadores embutidos, sendo assim, tem que trabalhar com Shaders de mapeamento para poder usar. O assunto Shader só deve ser estudado depois que tiver fera no Mental Ray, quando tiver por dentro de todos os recursos da janela Render Scene e conseguir controlar os Photons perfeitamente em qualquer situação. Depois disso é a hoa de estudar Shaders. O pré requisito para estudar o Mental Ray é dominar bem a composição de materiais com os recursos padrões e dominar iluminação padrão, assim, terá que aprender apenas o que é exclusivo do Mental Ray, em vez de aprender tudo junto, o que dificulta bem. Então, se ainda não conhece bem a composição de materiais, vale mais a pena parar de estudar o Mental Ray por enquanto, estudar bem materiais e técnicas de iluminação, para depois voltar aos estudos do Mental Ray, assim, vai tirar de letra e não vai ficar apanhando com coisas que não tem haver com o Render. Você consegue criar qualquer tipo de metal usando apenas o material RayTrace, o Material Standard e o único Shader que vai precisar é o Metal (lume). Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 934

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.