Raxaduras

Por: acidotherwise  

Em: 28/03/2007 21:04

Boa noite pessoal alguem sabe me dizer como eu fãço um efeito raixaduras em um mesh
____________________________ Rodrigo de Almeida Padila [email protected] ____________________________
Se fosse aparecer bem de perto, faria com chanfers e extrudes! Caso contrário, texturas!! Mostra uma imagem do que quer para explicarmos melhor!!
Dependendo do que for, uma combinação de blend e displace com as texturas economiza um bom tempo de modelagem. Mas como disse o Edson, soh sabendo o resultado final que tu quer eh que dah pra dar uma opinião mais direcionada. Abraço e sucesso, Ricardo Montes
"O homem não sabia que era impossível, logo, foi lá e fez." <Sócrates>
falando em rachaduras e tal...como se usa o fracture do reactor?
BRINCAR É A COISA MAIS SERIA QUE EXISTE - Rodrigo Amarante
Oi Vinícius, tudo bem? O Fracture apenas agrupa objetos Rigid Body e permite que ele se separe do grupo de acordo com a intensidade da colisão. Então, basta criar um objeto composto de várias partes, aplicar o Rigid Body e colocar esse Rigid Body no grupo do Fracture. Durante a simulação, se o objeto sofrer uma colisão forte, os objetos mais externos se separam, se ele continuar colidindo, as partes mais internas se separam também. Abraços
que legal....valeu mesmo andre... abraço cara
BRINCAR É A COISA MAIS SERIA QUE EXISTE - Rodrigo Amarante
eu preciso animar um texto com o modificador bevel nele eu preciso fazer a raxaduras acontecendo em tempo real, mais ou menos o rpoblema é que eu nem imagino como farei isso, eu vi um negocio parecido em um trailer do final fantasy X
____________________________ Rodrigo de Almeida Padila [email protected] ____________________________
Oi Acido, tudo bem? Se você não tem nem idéia de como fazer essa animação, então, vai ser muito difícil, porque é uma animação dificílima para simular em 3D e depende de muita experiência da pessoa, não apenas com o Max mas também com programas de composição, porque não dá para fazer só no Max. Existem diversas técnicas que permitem esse efeito, mas nenhuma é simples e todas depende de muito conhecimento. A mais fácil de todas é animar o Shape do Operand do Boolean para cortar em tempo real o objeto. Fazendo essa animação do Shape em forma de rachadura, o objeto vai rachar onde tiver o Operand do Boolean. O ideal é usar um mapa animado junto, criado no After Effects ou no Combustion, para fazer os efeitos primários das rachaduras, o começo dos trincos. Dependendo do tipo de rachadura e da situação, você pode fazer as partes do texto separadas e depois animar elas se afastando, não fica tão perfeito, mas animando junto com um mapa animado, fica bom. Junto de tudo precisa animar sistemas de partículas nas rachaduras para fazer os efeitos secundários de poeira. Não é nem de longe uma animação simples, só uma pessoa que já tiver grande experiência com 3D tem condições de fazer bem feito. Abraços
Olá André, tudo bem? Fiquei curioso com essa solução que você citou e resolvi testar. Consegui um resultado razoável, mas como você disse, é uma solução bem complexa. Requer vários ajustes para ficar bom.
Sergio Feitosa
Oi Feitosa, tudo bem? Eu fiquei feliz de saber que você testou e deu certo, é só uma questão de prática para ajustar certinho e ficar perfeito. O problema é o Boolean, que tem os problemas que nós já conhecemos, então, precisam ser formas simples e com uma boa quantidade de segmentos. Eu não testei no Pro Boolean, mas creio que também seja possível, animar o Operand do Boolean pode criar efeitos muito interessantes. Faça um teste simples que você vai ver como fica bom, em vez de rachaduras, faça uma serra cortando uma tora de árvore, por exemplo. Animando uma cunha como Operand do Boolean, você consegue cortar a tora e fica muito bom. Se a textura da tora for feita com um material 3D volumétrico, como o Wood por exemplo, então, até o interior da tora poderá ser visto com perfeição durante o corte. :) Abração

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 981

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.