Problema com render com detalhes pequenos (letras) no MR

Por: Lock  

Em: 30/03/2007 11:03

olá a todos bom, estou tendo esse problema, e fiz um teste rapido pra ver o que acontece. fiz um box, uma omni, raytrace shadows, e alguns textos dentro do box com extrude, a parede tem um material comum e o texto tb, apenas com alteração no valor do self ilumination, renderizando sem alterar nenhum parametro no mental ray acontecem alguns problemas nas letras, algumas somem, cortam, alterei os parametros do antialias de acordo com o curso do mental ray, e apesar de melhorar o problema continua. fazendo o mesmo render com o scanline o problema some, sem alterar nada no render tambem, o que estou fazendo de errado ou nao fazendo? pois achava que isso era problema de samples de GI, FG, mas nao estou usando eles. o tamanho que renderizei foi 640x480, mesmo renderizando em 800x600 o problema continuou mas mudando de lugar onde somem e cortam as letras, apenas renderizando maior que 800 ficou perfeito. Obs: sao textos com extrude, testei convertendo todos pra edite poly e nada muda, achei que podia ser o fato de estarem proximos da parede, mas afastei como mostro ai nas imagens e acontece tb, e claro afeta o alpha tb.
Oi Lock, tudo bem? Para desencargo de conciência, eu fiz um texte rápido aqui parecido com o seu para ver se acontecia o problema. Não aconteceu. Eu usei 1/4 no Min e 4 no Max, foi bem mas ficou levemente serrilhado nas letras menores, então, mudei para 16 no Max e ficou perfeito. Usei o filtro Mitchell e 0,02 no RGBA do Contrast, como explico no vídeo curso. A luz é uma Omni comum, materiais comuns, tudo comum. Dá uma olhada no meu teste, acho que tem alguma coisa de errado ai. Abraços
ola, fui ver o arquivo que fiz no pc do meu amigo (aqui uso mac, to lutando pra ter um pc com max) e ele apagou, mas fiz outro e aconteceu de novo, até fiz uns testes com o valor do extrude, aumentei, alguns deixei 0 pra ver se sumia tudo, etc..., talvez estejam pequenos demais, pouco volume, pois o volume das letras vai ser minimo mesmo, o ruim é que vou fazer uma animação na qual ocorre esse problema. bom, hospedei o arquivo max versao 7, se puder dar uma olhada e ver o que to fazendo de errado eu agradeço muito. http://www.uploadhut.com/upload/438436.zip??
Oi Lock, tudo bem? Não consegui baixar o arquivo, está errado o link. Mas isso não mudaria nada, porque eu nunca vi acontecer isso. Não importa se o objeto é grande ou pequeno, o Mental Ray nunca iria dar um erro como esse, de danificar objetos no render. Com certeza absoluta é algum problema no seu procedimento, algum problema bem específico. Deve ser alguma coisa bem simples que não tem nada haver com o Mental Ray, tem haver com os recursos padrões do 3ds max, pode ter certeza. Quanto tempo você tem de 3ds max, porque assim fica mais fácil de pensar no tipo de problema. Se for muito iniciante, então, deve ser coisas bem simples como Bevel errado, por acaso você usou Bevel no lugar de Extrude? Ou então pode ser a escala da cena, por isso que a sombra aparece com defeito, se fez essa caixa em escala real, com certeza é este o problema. Porque o sistema de Anti-Aliasing é para tirar serrilhado apenas, mesmo que tivesse zerado, o que aconteceria seria aparecer serrilhado na imagem, nunca iria danificar a geometria 3D de um objeto, o problema ai é outro. Qual versão do Max 7 você usa? Instalou o Service Pack, todas as vesões do Max tem pelo menos um Service Pack e nunca deve trabalhar com uma versão sem Service Pack, para evitar problemas doidos. Abraços
Cara, talvez seja tarde para mim falar sobre isso. Mas recentemente estudando resolução de imagem cheguei através do google nesta página. A questão é que já enfrentei este problema recentemente. O "hair & Fur!!!" uma postagem recente que fiz sobre a imagem de um coelho, pra estudo de hair, acontecia um problema similar. As pontas das Orelhas do Coelho não renderizavam apenas no mental ray. A conclusão que cheguei foi que as faces que se encontram fora do "frame da câmera" não funciona.... Ou seja toda a area que ficava de fora do quadro laranja do frame era decepado da imagem. As orelhas ficavam sem pelo nas pontas.... hehe. A solução que achei foi de renderizar mais longe!!!! abraço!!!

www.trace3d.com.br

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 679

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.