AnimaÇÃo Com Bones

Por: Natal Ruy  

Em: 17/04/2007 21:41

olá... Estou tendo um problema na hora de animar um braço que fiz, criei um braço e fiz a seguinte animação.O braço esta esticado, eu fecho a mão e depois eu abro a mão, depois que a mão é aberta novamente eu levanto o braço,como mostra o lado 1 da imagem.Mas o que acontece é que na hora de rodar a animação o braço vai levantando e fechando a mão. ou seja ele deveria primeiro abrir e fechar a mão para depois levantar o braço. como resolvo isso? alguem tem ideia de como fazer uma animação mais facil.
Bom! No meu caso eu ajustaria a key que fecha a mão, colocando-a no local exato ou criando outras! Acredito que seja isso que está ocorrendo! Você apenas precisa ajustar o local dos keyframes!! Abraço!
"Edson" disse: Bom! No meu caso eu ajustaria a key que fecha a mão, colocando-a no local exato ou criando outras! Acredito que seja isso que está ocorrendo! Você apenas precisa ajustar o local dos keyframes!! Abraço!
olhá só, acho que eu não consegui explicar muito bem... deixa eu tentar denovo... seguinte... eu tenho 3 bones e quero anima-lo... no quadro 1 mostra o objeto parado e a barra de animação, certo? bom, eu pego o bone branco e desloco ele de lugar como mostra a imagem 2 e ele cria automaticamente marcações no quadro 0 e 5. Agora vamos para a imagem 3, fui para o quadro 10 da barra de animação e desloquei o bone amarelo e ele cria automaticamente marcações no quadro 0 e 10. é esse o meu problema, eu queria que quando eu alterasse alguma coisa no quadro (no caso da imagem 2, que o bone foi deslocado no frame 5), fosse criado marcações para todos os outros, ou seja quando alterei o bone branco na imagem 2 foi criado marcações no quadro 0 e 5, e na imagem 3 deveria ter marcações nos quadros 0, 5, 10. COMO FAÇO PARA FAZER ESSAS MARCAÇÕES SEM PRECISAR FICAR ALTERANDO UM A UM?
Natal Ruy, beleza? Vou ser breve. Vc precisa criar um outro keyframe logo após fechar mão. Qual keyframe seria esse? Na animação, selecione o keyframe número zero do helper que movimenta o bone do braço e o copie(aperte e mantenha precionado o shift e arraste até o ponto certo, logo após a mão ser fechada) e cole este keyframe copiado logo após a mão ser fechada. Entedeu? Abraço.
Sou eu denovo. Provavelmente vc esta utilizando o sistema de AUTOKEYFRAME. A desvantagem deste sistema é que ele reconhece cada movimento feito na animação e cria um keyframe no timeline. Já o sistema de SETKEYFRAME é utilizado quando vc quer colocar pontos chaves na animação, assim ele não reconhece nehum movimento que vc faça no objeto. É mais ou menos isso. Procure estudar mais sobre isso, pois cada tem suas muitas diferenças. Abraço.
Oi Natal, tudo bem? A parte mais complexa do 3ds max é animação, normalmente é a última coisa que se aprende, só começam nestes estudos depois que conhecem tudo de 3ds max. E só depois que estudar tudo sobre animação que vão partir para o estudo de animação de personagens com Bones, Constraints, Controllers, Expressions, Wires e tudo mais, porque é a parte mais difícil do programa. Então, eu sugiro que avalie melhor a sua linha de estudo, se é iniciante como parece, é melhor estudar animação com coisas simples, com bolinhas, para poder entender como funciona o esquema, assim, será muito mais fácil tentar animar um braço com Bones depois. Tem um tutorial de animação básica escrito por um leitor na seção "Colaborações e Grupos de Estudo". Essa questão de timming da animação e criação de Key Frames é super básica, é a primeira que precisa aprender, então, leia o tutorial "Curve Editor e Out Of Ranges", nele eu explico como configurar os Keys da animação, independente da forma que criou eles, tanto faz se criou com AutoKey ou SetKey, dá na mesma, porque ambos serão Key Frames e podem ser ajustados depois da criação. Só que isso não é feito na Time Line abaixo das viewports, que é apenas um atalho rápido, a configuração da animação de verdade é feita no Curve Editor. O tutorial do Curve Editor é http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15174 Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 358

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.