Dimensões da Janela Material Editor

Por: Juliano Azeredo  

Em: 19/04/2007 15:43

Caros participantes do Fórum Gostaria de saber se é possível reduzir a dimensão horizontal da janela flutuante do MATERIAL EDITOR. Verticalmente sem problemas, mas ao selecionar as bordas laterais não há como reduzir seu tamanho. Caso alguém tenha uma idéia de como posso fazer, fico grato. Abraços a todos.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Amigo, tenho quase certeza que é impossível, eu já tentei de todas maneiras aqui e não consegui!
Softwares 3d são como um \"Big Ban\" pessoal, ou seja, cada pessoa pode fazer seu próprio universo!
Acredito que ela não tenha sido projetada pra isso. Ela tem o tamanho exato horizontalmente para que vc possa visualizar todas as opções, assim como a barra do Command Panel. O ideal é usar o minimize e restore da janela mesmo. Ou dois monitores. hehe. Abraço e sucesso, Ricardo Montes
"O homem não sabia que era impossível, logo, foi lá e fez." <Sócrates>
Dae Toggy Já tive a idéia de usar dois monitores também... hehehe Comprei recém um monitor CRT 22" (que paguei mto barato por sinal.. R$ 1.200 novo)... Mas é aquela velha estória: espaço na tela nunca é demais!! Estamos sempre procurando um jeito de otimizar os espaços... Mas ainda não desisti de reduzir esta janela do Mtl Editor!! Quem sabe através de algum Script... espero. E obrigado a todos pela colaboração!!
Oi gente, tudo bem? Para trabalhar com o Max a melhor opção é usar dois monitores, porque são muitas janelas e fica muito melhor se abrir todas elas no segundo monitor, deixando o primeiro apenas com as Viewports, porque o mais importante para a produtividade é o tamanho das Viewports, quanto maior, mais produtivo é o trabalho, porque precisa dar menos zoom e navegar menos. Agora sobre o tamanho lateral da janela do Material Editor, não dá para mudar, justamente por causa dos parâmetros. Mas o Material Editor é apenas para editar materiais, como o nome mesmo já fala, a pasta com todos os materiais da cena é o Material/Map Browser, ele aceita redimensionar a janela. O Material Editor só serve para quando você precisa alterar um parâmetro do material, se não precisa fazer isso, então, deve usar o Material/Map Browser. Abaixo deixo uma imagem da minha tela com os dois monitores e como uso o Max. Abraços
André Pelo menos vc me tirou um peso... não vou mais ficar correndo atrás disso. É que acabamos nos acostumando a trabalhar de uma certa forma, e esquecemos as demais possibilidades, como arrastar o material direto sobre o objeto, ou utilizar o Asset Browser, que considero uma mão-na-roda do Max. Um exemplo é na hora de dar um Merge. Se formos pelo painel de controle: Files/Merge, ele virá na mesma posição em relação às coordenadas X, Y, Z que no arquivo onde ele se encontra, então teremos que mover até o local exato de sua posição na cena. Já utilizando o Asset Browser, basta arrastá-lo para o local desejado na cena e pronto. Isto dá um ganho de produtividade imensa... pode parecer pouco, mas ao levarmos em consideração uma semana, um mês, um ano todo de trabalho, acaba convertendo-se em horas e horas de tempo ganho ou perdido. Este é apenas um exemplo da necessidade do conhecimento do soft não apenas na sua essência, mas dele como um todo, principalmente para quem faz do Max, ou qualquer soft que seja sua principal ferramenta de trabalho. Abraços
Oi Juliano, tudo bem? Eu acabei postando uma imagem que não ilustra o lance do Material/Map Browser que eu disse, porque deixei como lista da forma que eu uso. Se quiser pode mudar para mostrar as bolinhas dos materiais igual acontece no Material Editor, é só clicar no ícone da bolinha logo acima do quadro onde aparecem os materiais. Sobre o Asset Browser e todas as outras trocentas janelas do Max, é justamente por isso que a melhor coisa é usar dois monitores, porque você pode configurar para abrir todas as janelas no segundo monitor, então, nunca abrirá nada na frente da sua Viewport. No caso do Asset Browser é melhor ainda, porque você abre a janela no segundo monitor e arrasta o que deseja para a viewport, sem ficar nada na frente. Eu abri o Asset Browser numa pasta do CD de Modelos da 3D1 e tirei um printscreen para você ver, fica muito bom de usar. No caso do CD da 3D1, todos os modelos tem uma imagem junto em JPG renderizada, para facilitar a escolha, então, pode trocar no Asset Browser para mostrar o JPG ou o MAX, é uma mão na roda, e melhor ainda se não ficar na frente das Viewports. Eu que trabalho com animação, tem aquela janela do Particle Flow, que é muito usado, e fica ruim de ver o que está fazendo se tem que editar com aquela janela na frente, então, ela abre no segundo monitor e eu fico com o viewport livre. O Curve Editor também tem que ficar na frente das viewports na hora da animação com um monitor só, é super chato, com o segundo monitor eu abro o Curve Editor em tela cheia e fico com as Viewports livres, é uma delícia animar assim. Olha a imagem com o Asset aberto e o Material/Map Browser com as bolinhas. Abraços
Ainda vou "pendurar" um LCD de 17" ou 19" wide ao lado do meu CRT de 22"... aqueles que ao girar ele em 90 graus a imagem continua na vertical... ai vai resolver hehe!! Ou que sabe uma das duas opções acima!! Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 812

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.