modificador flex

Por: Allan  

Em: 19/04/2007 16:50

pessoal, estou tentando fazer uma animação igual aquelas caixas d surpresa, q vc gira a manivela e pula um palhacinho atravez de uma mola. o problema é que quando animo com o flex, a mola se desloca de um ponto para o outro e dpois sim sofre a elasticidade, como posso então fazer somente a elasticidade? outra dúvida q tenho, é como fazer com q essa animação dure mais do q 3 ou 4 frames, pois está no modo 100 frames = 3 segundos...
Bom na verdade 100 frames não dão 3s, veja bem animações para tv devem ser renderizadas com 30fps logo 3s 90f, :D Bom se não for pra tv ai vc pode fazer com 24fps (economiza 6f a cada segundo o que em uma animação grande é já faz bastante diferênça). Pra aumentar o tamanho da time line basta clicar com o segundo botão do mouse no botão que fica a direta do botão key Filters, na janela que ira aparecer vc aumenta o valor do end time. É nessa mesma janela que vc define quantos fps a sua animação ira ter. Bom quanto ao problema do flex eu fico te devendo não sei usar ele direito. Mas pretendo aprender em breve, :-P
ontem foi a 1º vez q usei o flex por isso posso estar errado em algumas coisas...hehehe mas assim...o flex não daria aquele efeito de mola sozinho, pois ele precisaria de um elemento para gerar a ação. no caso vc precisa do efeito de uma mola contraida e expandida...isso eu só conheço no max um jeito q seria animar na mão...espero q tenha outros mas eu não sei... o q o flex poderia judar nessa animação é só na hora em q a mola estiver balaçando para os lados eu estou na esperança de q o reactor tenha algo q possa ajudar nesse ponto, mas ai depende de alguém q conheça algum recurso dele q poderia ajudar... boa sorte para ti
Abração Té+
Allan. Eu fiquei intrigado com sua pergunta e acabei pensando em uma solução aqui que deu certo. No Max é possível se animar praticamente qualquer propriedade de um objeto, o que fiz foi Criar um Helix, habilitei as opções Enable in Renderer e Enable in viewport aumentei o valor de Thickness e em Parameters animei o valor de Height para que a mola se encolhesse e estirasse varias vezez trabalhando é claro o timming da animação. Em seguida eu apliquei um modificador Bend e animei o Angle para que a mola balançasse também para os lados. E ainda por cima disso tudo você pode aplicar o flex pra conseguir algum movimento extra, mas nem é necessário. O resultado ficou bem legal. Abraço.
de uma olhada nesse tópico q tem informações sobre animações secundárias... http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=21639&postdays=0&postorder=asc&start=0
Abração Té+
Aqui vai outra sugestão: Nos temos a cabeça do boneco que no caso eu substitui por uma esfera. Crie o Helix e a esfera, selecione a esfera e com o botão direito escolha Wire Parameters, Transform, Position, Z Position (no caso da minha esfera, em local, o eixo Z estava na vertical) então clique na mola (Helix) e escolha: Modified object, Helix (object), Height. Ao abrir a janela Parameter Wiring clique na seta que vai para a direita e depois em connect. Agora toda vez que movermos a esfera na vertical a mola vai acompanhar. Aplique agora o modificador Bend, selecione a esfera, botão direito: Wire parameters, transform, Position, Xposition e clique na mola e siga a seqüência: Modfied Object, Bend< angle. Agora quando movermos a esfera no eixo X a mola se dobra para acompanhar a esfera. Aplique um novo Bend, mas desta vez altere o valor de Direction para 90, clique na esfera com o botão direito e escolha Wire para Y position, clique na mola, escolha o bend superior faça todo o processo novamente e quando a janela se abrir, seta para a direita, digite –y_position e clique em connect. Agora a mola acompanha a esfera também no eixo Y. Limitações desse método: a esfera tem alguma limitações de movimento, sempre que descer deve ser em direção a base da mola, e é preciso ficar atento a sua posição pra que ela não saia da mola. Abraço.
E ai roasio, blz, bom acho que o que ele quer é algo que faça a animação por dinâmica, e até vou concordar, animar isso na mão da muito trabalho, hehehehe. Eu até vou dar uma pesquisada no assunto, eu tenho certeza de que o max tem recursos de dinâmica para esse tipo de efeito de mola.
Oi Allan, tudo bem? O Tiago te explicou muito bem sobre o tempo de animação, você também pode olhar nas FAQs de animação na 3D1, que tem explicações sobre como aumentar o tempo da animação, como escalonar frames e como modificar a velocidade dos objetos. Agora, sobre a animação em si, as duas dicas do roásio são ótimas, as duas funcionam perfeitamente, não precisa do Flex para nada neste caso, só vai complicar. Mas com relação a última dica, na parte de anexar a esfera na ponta da Helix, eu acho que será melhor usar o Surface Constraint, porque assim poderá anexar de verdade a esfera numa face da Helix, dessa forma, a esfera não vai sair da posição mesmo que faça modificações muito drásticas na Helix. Abraços.
gostei dessa idéia roasio...a lógica achei legal para uma porrada de situações.... só não consigo pensar em uma maneira de colocar uma propriedade física na mola para q ela se contraia gerando energia potencial e se expanda gerando energia cinética e assim simular mesmo o efeito da bola saindo da caixa.... deixa eu te fazer uma pergunta tb roasio.... como vc animaria um rabo de cavalo bem comprido como o do meu personagem??? visite qq coisa o post q mensionei acima q tem alguns teste meus... de qq forma agradeço a atenção
Abração Té+
Oi Tiago, tudo bem? Postamos exatamente ao mesmo tempo. :) É verdade, o Max oferece recursos para fazer isso com dinâmica, mas parece que o Allan é iniciante ainda e vai complicar muito a vida dele. Com o Flex vai ser ruim de ficar bom, porque ele é para balanço, não para mola. Mas com o Spring, tanto o Spring padrão do Max como o Spring do Reactor, dá para fazer perfeitamente com dinâmica. No caso do Spring padrão, precisa calcular a dinâmica com o antigo Dynamics do Max. O Spring do Max é muito bom e fácil de usar, apesar de ter que usar o Dynamics, mas se a pessoa for muito iniciante, mesmo esse recurso acaba sendo complicado. Até deu vontade de fazer um teste de animação deste tipo. :) Abração

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 810

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.