Problemas com os nos

Por: Ever  

Em: 24/04/2007 16:39

:D Boa tarde a todos. Estou começando a engatinhar na área de 3d. Estou impressionado com tudo que vi neste site os tutoriais, artigos e tudo mais a coordenação do site e tudo mais. Bem como estou começando estou tendo deificuldades para trabalhar com os nós (se é assim q se chama) nos shaps 2d do max 8. Não consigo conectar os nos de dois poligonos feitos com a line corner do max 8 depois de te-los quebrado ou aberto, estou batalhando pra resolver isso espero conseguir logo... hehe. Atencipadamente agradeço a atenção de todos. E mais uma vez parabéns aos criadores, moderadores e a todos que contribuem para fazer do tred1 o que ele é. Everton Fonseca.
Bom, pra começar os elementos tem q estar como Editable Spline. Pra juntar os nós eles devem fzr parte do mesmo elemento. Se estiverem separados, no sub-objeto de algum dos elementos vc escolhe o "Attach" e escolhe os outros pra eles formarem um só. Para juntar os nós de um mesmo elemento vc deve selecionar os nós no sub-objeto Vertex e aplicar a ferramenta "Weld". Eles devem estar proximo no espaço, qnto mais próximos melhor, para que funcione. Ao lado vc tem um valor que por default eh de 0,1 que é a proximidade dos vértices a serem soldados. Se vc der um Weld e não funcionar, aumentando esse valor, a área em que o Weld vai atuar aumenta e naturalmente os vértices nessa proximidade se soldarão. Abraço e sucesso, Ricardo Montes
"O homem não sabia que era impossível, logo, foi lá e fez." <Sócrates>
Ah, e seja bem-vindo ao fórum Everton.
Brigadão Ricardo.... brigadão mesmo pela ajuda e pelas boas vindas. Vo lá fazer o que tu disseste pra resolver meu problema. Abraço do tamanho de Deus.
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus." - (Mateus, V, 1-12.)
ahhh... haha.... é isso é isso Ricardo deu certo.. deu certo... hahaha... agora so pra abusar da tua paciência... como faço pra deixar de ter curvas entre os nós e ficarem retas????. Brigaduuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus." - (Mateus, V, 1-12.)
Achei tb Ricardo... era só clicar com o botão esquerdo do mouse e ir no tools1 e clicar em line... hehe facinho de mais. Brigadão Ricardo por tudo ok.
Seleciona o nó pelo sub-objeto Vertex, botão direito do mouse e seleciona "Bezier Corner". Funciona exatamente igual como o conhecidissimo software de vetores chamado Corel Draw. Tem as opções Bezier, Bezier Corner, Corner e Smooth. Abraço e sucesso, Ricardo Montes
Praticamente tudo oq vc vai precisar saber sobre Splines vc encontra neste tutorial da 3D1. http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15213 É bom dominar essa ferramenta pois eh muito útil para solucionar com facilidade alguns casos de modelagem. Abraço
Bah... valeu Ricardo. Abração. Fica com Deus amigo. Everton Fonseca.
Oi Everton, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, fico feliz de saber que gostou do conteúdo e espero que participe bastante aqui com a gente. Não tem nada que posso te falar sobre a sua dúvida porque o nosso amigo ToGgY já explicou tudo perfeitamente e indicou o tutorial do site que detalha este assunto. No começo é assim mesmo, mas logo você pega o jeito do Max, ele parece um bicho de 7 cabeças mas não é. Começando do começo como você está fazendo, será muito mais fácil. Só queria te dar uma dica sobre nomenclatura, assim, facilita que outros leitores te entendam melhor. Você deve estar acostumado com progamas de desenho vetoriais, pois falou nó para definir os vértices das linhas. Os usuários de 3D vão sempre chamar os nós de vértices, porque na malha 3D eles são tratatos como vértices. Mas eu acho que o certo seria chamar de nós os vértices de linhas, pois são 2D, e chamar de vértices apenas na malha 3D, seria melhor para entender as coisas. Mas sabe como é né? O pessoal chama de vértice desde o Max 1, há 10 anos atrás, então, fica difícil de mudar. :) Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 644

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.