Oi Marco, tudo bem?
Eu não vou saber te ajudar muito porque só fiz animações de brincadeira com o Mental Ray no Max 9, não fiz nada pra valer nele até hoje.
Quando eu vi que não tinha o Temporal no Cosntrast do Antialiasing, que é o principal sistema de suavização de animação, guardado a 7 chaves pela Mental Images, eu já achei estranho.
Então, se ele realmente estiver ruim em animação no Max 9, eu não vou achar estranho.
Eu acho que o Thunndro é o cara mais indicado para te responder isso, porque ele também trabalha com animação e já usa o Max 9 pra valer faz um tempo.
Agora, como o próprio nome do material já fala, ele não é para animação, que exige muito mais qualidade, ele é para arquitetura, para maquete eletrônica, foi feito para copiar o material do V-Ray e atrair os usuários dele, que querem tudo mastigado com o máximo de facilidade.
Então, é um material com recursos super otimizados para oferecer resultados rápidos e facilmente, não creio que seja bom para usar em animação.
Pode ser isso, eu testaria com outros materiais, menos com o Arch&Design, porque foi desenvolvido para outra área.
Abraços