Oi Flávio, tudo bem?
Com certeza só vai ficar realista configurando recursos avançados de iluminação no Mental Ray, principalmente Caustics, que é o principal efeito gerado por vidros e similares.
Mas eu concordo plenamente com o Juliano, o primeiro problema é criar um material adequado e realista, pois mesmo renderizando no Mental Ray com recursos avançados de iluminação, não vai ficar bom se o material não estiver adequado.
Agora, antes disso ainda tem o problema da modelagem, a forma do diamante não está correta.
Os detalhes gerados na superfície do diamante acontecem devido ao corte da pedra, a luz reflete e refrata nestas faces para criar os detalhes e isso não vai acontecer direito neste objeto que você mostrou, porque não tem a forma de um diamante.
Veja essa imagem que o Flávio postou num tópico do Tiago sobre este assunto, ela mostra a forma de corte das pedras, mas tem imagens mais detalhadas na internet, procure no Google, quando eu precisei fazer isso, encontrei uma imagem no Google que mostra detalhadamente o corte de um diamante.
Agora, sobre o material em si, além da criação de um material de vidro adequado com o IOR correto, como o Juliano disse, ainda tem o efeito de defração ou dispersão como preferir.
A luz sofre pequenas aberrações cromáticas quando atravessa um material como esse, porque uma parte dessa luz é dividida nos seus espectros básicos, igual o arco-íris, e isso cria pequenas alterações de coloração nas refrações, gerando mais detalhes e deixando a pedra mais realista.
Para ficar perfeito e fisicamente correto você pode usar o Shader Lgem ou o Difraction, ambos disponíveis para download na seção Texturas>Mental Ray Shaders aqui na 3D1.
O link direto para a página deles é http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=13941&&start=15
Isso vai criar as aberrações cromáticas na superfície da pedra, mas não vai criar no Caustics, que é o principal efeito em vidros e similares para ficar realista, como eu expliquei acima.
Você pode simular este efeito com o Photon Basic e um Gradient Ramp, mas para ficar perfeito e fisicamente correto você deve usar o Shader Prism Photon, que também está disponível para download aqui na 3D1.
O link direto para a página dele é http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=13941&&start=0
Abraços