Diamante falso

Por: Moldher  

Em: 06/05/2007 00:50

Olá pessoal, gostaria de saber se alguem pode me dar uma dica a respeito do material diamante, eu tentei por diversas vezes chegar próximo do real, mas o que eu consegui foi fazer um diamante falso, tipo aqueles que vem no anelzinho que acompanhavam os doces... rs.. embaçado Eu queria fazer um material igual ao que o amigo André fez. Ai André se puder me ajudar, eu agradeço muito, é nois no max... Valeu... Um abraço.
Athlon 64 +3000 / Asus A8N VM / Radeon x800GTO / 2GB Ram / 500 GB
Flávio Você tem que ajustar o Índice de Refração/IOR do diamante, que se não me enganado é de 2,4 ou 2,42. Outra coisa é o efeito Caustics que deve ser aplicado no material. Precisa haver também a reflexão. É um material um pouco complexo de se criar, mas estudando bem, e com alguns testes creio que você terá condições de criá-lo.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Valeu pela dica Juliano, você tem toda razão, eu preciso estudar um pouco mais sobre o mental ray, pois acredito que o problema esta relacionado também no render e não só na composição de materiais. Na verdade é meu primeiro objeto deste tipo, tempos atras eu criei um vidro e ficou meia boca... rs. Meus primeiros passos, na criação de materiais. Há aproveitando não posso deixar de te dar os parabéns pelos trabalhos que você tem realizado, sempre visito seus portfólios, poderia me dizer se você utiliza o autocad junto com o max para criar ambientes, ou você modela tudo no Max? Obrigado pela atenção Flávio :)
Obrigado Flávio Costumo fazer todo o Projeto em 3D direto o AutoCAD/ADT, pois a partir do 3D são criadas as Plantas Baixas, Cortes, Vistas e Fachadas e alguns Detalhamentos. Apenas os objetos de decoração e alguns detalhes que não possuem relevância técnica, são inseridos depois no Max. Abraços
Oi Flávio, tudo bem? Com certeza só vai ficar realista configurando recursos avançados de iluminação no Mental Ray, principalmente Caustics, que é o principal efeito gerado por vidros e similares. Mas eu concordo plenamente com o Juliano, o primeiro problema é criar um material adequado e realista, pois mesmo renderizando no Mental Ray com recursos avançados de iluminação, não vai ficar bom se o material não estiver adequado. Agora, antes disso ainda tem o problema da modelagem, a forma do diamante não está correta. Os detalhes gerados na superfície do diamante acontecem devido ao corte da pedra, a luz reflete e refrata nestas faces para criar os detalhes e isso não vai acontecer direito neste objeto que você mostrou, porque não tem a forma de um diamante. Veja essa imagem que o Flávio postou num tópico do Tiago sobre este assunto, ela mostra a forma de corte das pedras, mas tem imagens mais detalhadas na internet, procure no Google, quando eu precisei fazer isso, encontrei uma imagem no Google que mostra detalhadamente o corte de um diamante. Agora, sobre o material em si, além da criação de um material de vidro adequado com o IOR correto, como o Juliano disse, ainda tem o efeito de defração ou dispersão como preferir. A luz sofre pequenas aberrações cromáticas quando atravessa um material como esse, porque uma parte dessa luz é dividida nos seus espectros básicos, igual o arco-íris, e isso cria pequenas alterações de coloração nas refrações, gerando mais detalhes e deixando a pedra mais realista. Para ficar perfeito e fisicamente correto você pode usar o Shader Lgem ou o Difraction, ambos disponíveis para download na seção Texturas>Mental Ray Shaders aqui na 3D1. O link direto para a página deles é http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=13941&&start=15 Isso vai criar as aberrações cromáticas na superfície da pedra, mas não vai criar no Caustics, que é o principal efeito em vidros e similares para ficar realista, como eu expliquei acima. Você pode simular este efeito com o Photon Basic e um Gradient Ramp, mas para ficar perfeito e fisicamente correto você deve usar o Shader Prism Photon, que também está disponível para download aqui na 3D1. O link direto para a página dele é http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=13941&&start=0 Abraços
Juliano, mais uma vez quero agradecer pela sua atenção. Eu precisava perguntar, pois sempre tive a curiosidade em saber com são desenvolvidos os seus trabalhos, são excelentes. Aqui na 3D1 a gente topa com pessoas que conhecem as ferramentas 3D e sabem como fazer um trabalho profissional como o seu. Eu conheço pouca coisa do autocad, e sempre fiquei na dúvida de como modelar um ambiente 3D, eu sempre tento fazê-lo no Max, sempre ensaiando minha primeira casa, mas é complicado, hora penso nas medidas e tento manter um padrão, tipo espessura da parede, altura das portas, altura do teto em fim, quando consigo fazer uma um cômodo por exemplo, fico na dúvida sobre a iluminação e renderização pois tenho muita dificuldades com o Mental Ray estou aprendendo ainda, no final acabo não finalizando nada pois no Max medidas é complicado. O autocad deve ajudar e muito e nunca imaginei modelar uma casa 3D no autocad e exportá-la para o Max a fim de aplicar as texturas e modelar os detalhes, é assim mesmo que você trabalha? Quando exporta para o Max, exporta somente a planta baixa para dar extrude ou exporta o modelo 3D completo? :( Desculpe a ignorância, mas sou novo aqui na 3D1 e estou aprendendo com uma certa dificuldade; Só tenho a agradecer nosso amigo André que é reconhecido no Brasil pelo maravilhoso portal, e pelo pessoal que sempre quando há oportunidades me dão uma dica. Dês de já quero agradecer Juliano, prazer enorme em postar mensagem com você. Até mais :) Flávio
Olá André, tudo beleza amigão, faz um tempo que não posto mensagens aqui no fórum, fico contente pela sua atenção. Você se lembra das minhas primeiras mensagens? rs.. É ... AMIGO, comecei do zero e meu primeiro contato com o Max foi através da 3D1 por isso só tenho a agradecer. Estou sempre fuçando no programa, criando alguns modelos em fim procurando entender e aprender alguma coisa e tudo graças ao pessoal que freqüenta esta comunidade. Obrigado André pela dica do diamante, estou baixando esta imagem modelo para modelar corretamente e hoje mesmo tentarei deixar próximo de alguma coisa de valor rs... Até mais amigo valeu mesmo prazer te encontrar virtualmente. Flávio :) Uia minha esfera parece que mudou rs.... :lol:
Flavio Como lhe falei, modelo ADT tudo que seja de importância técnica, pois é a partir do 3D do CAD que faço as Plantas, etc. Para importar do CAD para o Max, basta ir em Import no Max. Segue o link onde o André explica detalhadamete este processo. http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=14688 Abraços e mais uma vez obrigado pelos elogios.

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 808

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.