Oi gente, tudo bem?
Zulmar, é pior do que isso, porque o programinha IMG_copy.exe não vem separado para instalar a parte, então, você tem que "sujar" a máquina instalando programas que não vai usar, só para poder vasculhar os diretórios do programa até encontrar o IMG_copy.exe, pegar ele e colocar em outro lugar, depois, poderá deletar o programa que instalou para pegar o IMG_Copy.
Estando com o IMG_Copy.exe em algum diretório da máquina, você indica esse caminho para o Script e ele vai usar o IMG_Copy para gerar as imagens no formato MAP do Mental Ray.
Quem tiver o Maya ou o XSI instalado e puder arrumar o programinha para o pessoal, vai ajudar muito.
OBS: Não use JPG nessa conversão, JPG é um formato inferior de imagem, é para internet, use formatos profissionais para converter.
Sobre onde aplicar o MAP, o próprio Script já faz isso, ele substitui o mapa Bitmap pelo Shader Mib_texture_lookup com o arquivo MAP aplicado.
Mas se quiser aplicar manualmente como faz com o mapa Bitmap, não tem problema, mas em vez do Bitmap você vai usar o Shader Mib_texture_lookup.
Ele é como o mapa Bitmap, só que não tem coordenadas de mapeamento, como qualquer mapa do Mental Ray, então, tem que gerar as coordenadas de mapeamento com um Generator.
Marco, eu estudo o Mental Ray desde o Max 3 e tem muita coisa que eu também não entendo, o Mental Ray é um render super complexo, para dominá-lo a fundo leva muitos anos e precisa de muita dedicação.
A parte normal, que faz o que qualquer outro render faz, não é problema e qualquer um aprende rápido, agora, se quiser se aprofundar nos recursos e possibilidades que só ele permite, ai a coisa começa a complicar bem.
Depois disso ainda vem a parte de Shader Writing, que depende de conhecimentos de programação em C++, só que quando está neste ponto você faz o que quiser com o Mental Ray, até o que ele não foi feito para fazer.
Se você começou a estudar o Mental Ray no Max 6, tem muitos anos pela frente ainda para poder se sentir mais a vontade com ele, todo mundo que começou no Max 6 não manja a fundo do Mental Ray, porque é pouco tempo de estudo.
Se a pessoa queria apenas dominar o render para fazer boas imagens e animações, já aprendeu essa parte, agora, as minúcias e as trocentas possibilidades que o Mental Ray oferece, quem deseja aprender precisa ter em mente que vai levar anos.
E tem que ser autodidata, porque se for depender de tutoriais dos outros, de livros ou de qualquer informação externa, então, vai ter que esperar muito mais.
Porque são poucos que dominam o Mental Ray a fundo e essas pessoas não vão sair por ai distribuindo essa informação gratuitamente para todo mundo na internet.
Até porque ninguém ensinou ele, certamente aprendeu sozinho por esforço próprio, o que torna a informação ainda mais valiosa para essa pessoa e inibe ainda mais a distribuição dessa informação pela internet.
Agora, seja como for, mesmo que tivessem tutoriais dessas partes do Mental Ray pela internet, não é com um tutorial que a pessoa vai entender e aprender a usar recursos mais avançados, pois muitas vezes depende de outros recursos.
Como no caso das texturas Proxy e do Is MI Object.
Se eu fosse fazer um tutorial explicando como usar texturas Proxy no Mental Ray, eu não saberia nem por onde começar.
Porque se penso num começo, vejo que depende de outras coisas antes, então, acabo voltando quase que na base do Render para poder começar a explicar isso.
Se fosse tão simples, já teria um monte de tutoriais sobre isso na internet.
Antes de explicar uma coisa dessa, eu teria que explicar tudo sobre composição de Shaders com o Mental Ray, porque depende de saber isso antes de qualquer coisa.
É o que eu pretendo explicar no segundo volume do vídeo curso de Mental Ray, se eu fizer este segundo volume.
Abraços