Bitmaps Mental Ray

Por: Marco A.Artacho  

Em: 10/05/2007 10:37

Nas notícias do site tem uma sobre plugin que diz: "A forma de trabalhar com texturas no Max consome muita memória, o Mental Ray tem uma forma melhor, este script faz a conversão para MR Map e troca os Bitmaps pelo Shader mib_texture_lookup" Alguém poderia me explicar melhor o que são os MR Maps? Marco.
Lendo assim, me parece ser um algorítmo q lê o Bitmap e gera um código pras repetições de padrão, como num zip q comprime o arquivo, esse MR Map armazena toda a estrutura do Bitmap, comprimindo através de códigos as áreas com padrões parecidos, ou msm sequencias de gradientes. abraço
-- -- Rodrigo Dias :):):):):) --
Provavelmente é isso mesmo. Obrigado pela resposta. Abraço, Marco.
Marco.
Oi Marco, tudo bem? O Max pega as texturas usadas na cena, compacta tudo e coloca na memória para usar durante o processo de render. Isso deixa mais rápido o acesso as texturas, só que consome muita memória sem necessidade, que seria muito mais necessária no cálculo de Raytrace em renderizações complexas, por exemplo. O Mental Ray tem um Shader chamado Mib_Texture_Lookup que permite ler a imagem num formato próprio do Mental Ray (MR Map) sem compressão nenhuma, com este Shader e este tipo de mapa, o Mental Ray tem acesso direto as partes que precisa da textura sem precisar colocar na memória e sem precisar descompactar, liberando o processamento dessa descompressão e a memória que as texturas ocupariam para sererm usadas pelos cálculos de render. Ou seja, libera mais recursos do sistema para o Render e permite renderizar imagens mais complexas sem problemas. O sistema do Mental Ray é mais inteligente no uso do processamento e da memória para tratar as texturas que fazem parte do render. Abraços
Oi Marco, tudo bem? Deu para esclarecer sobre o Mib_Texture_Lookup? Você pode destravar este Shader no arquivo Base.MI do Mental Ray. Inclusive, para usar o Script que eu divulguei no site precisa fazer isso. Abraços
Olá André, Desculpe pela demora em responder. É que esqueci de ativar a opção de reveber aviso quando houvesse respostas. Vc foi muito claro em sua resposta e eu entendi sim. Apenas mais uma questão, é necessário que se use um material MR para que ele processe as imagens? Ou ele processa quando o mapa está em um material Standard? Abraço, Marco.
Marco.
andré este Shader chamado Mib_Texture_Lookup para ser usado é somente com o PLugin?
DEUS é maior!
Oi Zulmar, tudo bem? Não, você pode usar direto sem o Script, porque o que eu anunciei na notícia da 3D1 é um Script que converte automaticamente. Mas não tem a mesma vantagem de usar sem este Script, porque o mais importante é converter as texturas para o formato do Mental Ray. Se aplicar o Texture Look-up em vez do mapa Bitmap padrão do Max, vai ter a vantagem de não carregar a textura na memória, mas continuará sendo uma imagem que precisa de processamento para ser entendida. Quando a textura é um Map do Mental Ray, ela será entendida como se fosse uma primitiva, entende? É como se o Mental Ray já conhecesse ela. O problema é que o Script não faz nada sozinho, ele depende do programinha Img_copy.exe que é da Mental Images e foi feito para converter os mapas. Quem converte é esse programinha, o Script apenas troca o mapa Bitmap pelo Shader Mib_Texture_Lookup com a imagem tipo Map aplicada. Só que esse programinha Img_Copy.exe vem com o SoftImage XSI e com o Maya, mas não vem com o Max. Não é o fim da picada? Então, precisa ter um Maya ou um XSI instalado para poder pegar o programinha e usar com o Script no Max. Abraços
Andre Vieira: no caso eu tenho q arrumar um MAya por exemplo? e instalar só este "Img_Copy.exe" q vem no CD do Maya. Depois eu pego uma "img JPG" por exemplo e com este programinha ele vai gerar um arquivo no formato "Map do Mental Ray"? dai qndo tiver este "Map do Mental Ray" aplico ele aonde? bem, na verdade fiquei confuso com as coisas q vc falou acima, não foi nem a parte técnica, foi o português mesmo... risos... pq no fim das contas... se eu tier o SCRIP eu preciso do programinha extra q vem no maya? 1- bom, este scrip he gratuito? 2- este "Map do Mental Ray" como he o nome dele? estou um pouco confuso de como usar... confeso...
DEUS é maior!
tem umas coisas do mental ray q até agora eu num entendo... esse lance eu achei interessante, mas tb num entendi como usar... tem q destravar, depois pegar o script...e depois? aproveitando o assunto...aquele outro shader is mi eu acho...q serve pra o mental ray ver um objeto tb como primitiva...é meio parecido... é mais um lance de diminuir tempo de render né? mas tenho a mesma dúvida com ele tb....quais arquivos destravamos,quais arquivos precisamos ter...e como usar.... alguem poderia fazer um tutorial bem simples e rapido sobre isso heheheh bem q seria uma boa pra todos nós...pq é uma coisa...q to vendo q quase ninguem manja... abraço a todos

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 332

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.