Oi gente, tudo bem?
Eu concordo com o Thunndro, a principal fonte de problemas são plug-ins instalados, quanto menos melhor, o ideal é nenhum.
Mas certamente tem alguma coisa de errado com o Marcelo, porque eu uso aqui no Max 8 sem problema deste tipo com o Wall.
O que pode acontecer é ter uma parece muito grande com várias portas e janelas lincadas, se for fazer modificações, tanto na parede quanto nas portas e janelas, pode acontecer problema por falta de memória, mesmo tendo 2GB de RAM, porque 3D é muito mais pesado do que computadores caseiros suportam, cenas muito pesadas precisa ser feitas em estações de 64 bits, porque ai tem trocentos GBs de RAM e não vai travar a toa.
Claro que não é o caso do Marcelo, pois é um estudo e não deveria travar nem a pau, por isso que eu disse que deve ter algo de errado no processo ou no sistema.
Só deixando claro que 2 GB de RAM não é muita RAM para 3D não.
Eu acho que as dicas do Thunndro foram as melhores possíveis, se não resolver, realmente é muito estranho.
Tenta mudar para Software nas opções de vídeo, dentro do Customize>Preferences>Viewports.
Se for problema de vídeo, você vai perceber.
O mais estranho de tudo é acontecer no Max 8 e 9, ou é o sistema ou você está procedendo de forma incorreta com o Wall.
As memórias são de qualidade ou são genéricas?
Abraços