Animando Splines

Por: bernardomb  

Em: 14/05/2007 23:53

Oi gente, tudo bem! Estou precisando animar o movimento dos vertices de uma spline para criar uma animação de um circuito elétrico. Meu problema é que o SET KEY não está se efetuando a animação de cada vertice separadamente. Com isso, as modificações no meu circuito que deveriam começar a ocorrer na metade do video estão começando no frame 0. Como posso fazer essa animação usando splines?
Olá, Uma sugestão seria vc criar bones, e usar Skin pra criar o "esqueleto" da anima. abraços
-- -- Rodrigo Dias :):):):):) --
Olá bernardomb, tudo bem? Você pode usar tanto o Set Key (com o Key) como o AutoKey que esta situação irá ocorrer se você não estiver acostumado com a forma de gravação das animações no MAX. Se você apenas gravar a movimentação de um vértice em seu ponto final, o MAX tratará com sendo o seu ponto inicial o frame 0, ou seja, você tem que dizer para ele qual será o frame inicial. O ideal para esse tipo de situação é utilizar o Dope Sheet (acessando a opção de menu: Track View - Dope Sheet). Nessa tela você consegue trabalhar com todos os frames da animação, inclusive os frames por vértices de uma line. Quando você estiver na tela do Dope Sheet, você irá abrir as opções (sinal de +) do seu objeto Spline (Shape). Localize a opção Master e abra essa opção também. Você verá um item para cada vértice animado da sua line. Agora é só posicionar o keyframe inicial de cada vértice para o frame em que de fato ele deveria começar a se animar. Outra forma é você ir tomando cuidado de sempre clicar no botão Key no frame inicial da animação de cada vértice, onde dessa forma você irá indicar ao MAX que este vértice estará na mesma posição do frame 0 (já que ele ainda não foi movimentado). Agora é só posicionar a time-line no frame final da animação deste vértice, ajustar o vértice para a nova posição e então gravar esta nova posição com o key.
Sergio Feitosa
Oi gente, tudo bem! Estou começando a ver que o buraco é mais embaixo, rsrsrs. Quando sigo as instruções do Feitosa, quando clico em Master não abre nada. Deve ser por isso que só clicando na chavinha do Set Key depois de cada movimento dos vertices não esta funcionando. Agora alguém o porquê disso? Devo por agum controlador ou é um bug do Max 9 PB rev.2?
Olá Bernardo, Tenta mover o key do frame 0 para o frame no qual você deseja que seja o início do movimento!
Doe medula óssea! Doe vida!
Oi gente, tudo bem! SEphIRoTh: Não sei usar bones. tirmey: O problema é que o Max esta tratando todos os vértices da spline juntos na hora de controlar a animação então quando eu movo o key, eu acabo alterando toda a animação.
Olá bernardomb, tudo bem? Estou achando muito estranho você não conseguir resolver o seu problema. Posta algumas imagens do processo que você está fazendo para nós analisarmos melhor a situação. Assim poderemos te ajudar melhor.
Sergio Feitosa
Oi gente, tudo bem! Feitosa: Enquanto estava fazendo os PrintScreens "sem querer querendo" acabei conseguindo abrir a caixa Marters. Mas o ajuste é bem complicado, já que o Dope Sheet não reconhece o vértice que estou trabalhado e eu tenho que ir na sorte (ainda mais porque a contagem dos vértices se repete devido ao Attach). Assim com dificuldade estou conseguindo criar minha animação. Quanto ao outro método continua não funcionando - o set key adiciona os vértices para todo o shape, não apenas para o vértice selecionado.
Oi Bernardo, tudo bem? Realmente é um trabalho árduo animar vértices de uma linha, ainda mais se são muitos vértices. Pode ser que tenha soluções melhores para a animação, se você explicar melhor o efeito que precisa produzir, pode ser que eu tenha uma dica de outra forma de fazer. Abraços
Oi gente, tudo bem! Consegui fazer o que eu precisava de uma forma mais simples: Usei o modificador LinkedXForm várias vezes, uma para cada vértice ou grupo de vértice, e este sendo controlado por Dummys. Isso me permitiu animar os vértices de forma intuitiva e sem ter ficar adivinhando os números dos vértices. Gostaria de saber como aumentar o tamanho e principalmente mudar a cor do número na viewport dos vértices quando a opção Show Vertex Numbers esta ativa.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 495

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.