Detalhe no mesh, me pareceu simples mas não foi

Por: Bisewski  

Em: 18/05/2007 12:47

Olá a todos Eu estava caminhando pela rede, quando achei um modelo na internet. Este modelo tem uma detalhe que eu achei legal e que bateu uma curiosidade de como ele fez. Aí eu mesmo tentei fazer e me dei mal. Consegui fazer mas ficou um modelo extremamento pesado, e mesmo assim ainda tenho que fazer algums correções de vértices. É esse detalhe dentro da marcação. Parece ser bem simples, mas como chegar a esse resultado? Eu criei uma esféra e amassei ela. Depois criei um shape, formando esse detalhe, aí usei o ShapeMerge. Até aí tranquílo, usei o Edit Poly para gerar uma extrusão, também ficou legal, achei que era só aplicar o mesh smooth, sem chance, ficou uma bagunça total, seria inviavel organizat todos os vértices, não impossível, mas demoraria muito. Fui usando outros modificadores até que consegui chegar a um resultado, não satistatório, mas quebraria um galho, porém ficou bem pessado, com muitas subdivisões. Eu penso que usando o shapemerge,é uma das formas mais prática, por que cortar a esfera polígono por polígono, demora um monte, e acredito que o problema seria o mesmo. Eu sinceramente imagino que a forma mais correta seria modelar, assim como medela-se um carro, acho que como podemos ir testando com o smooth, fica mais fácil corrigir problemas....
ola Bisewski (vc é russo?) como vc falou, usar shapemerge, poly e smoth da certo, mas da tb trabalho e pesa bastante, seria so posicionar os vertices corretamente, mas da trabalho dependendo da camera s vai ficar d perto ou n vc pode usar bump, normal ou displacement..efeitos ilusorios causador por umagens tons d cinza..
Sabe que a sacada do bump pode ficar bem legal fera... De repente é uma saída. O difícil é criar o mapa para criar esse relevo de forma suave... E meu sobrenome é polonês, o famoso polaco... A pronúncia é Bizésqui....
Talvez diminua a quantidade de problemas nos vértices, se trabalharmos melhor o shape. Estive fazendo uns testes direto no shape, criando uma extrusão, e depois usando um smooth... E também gera problemas na malha. Isso significa que eu já estou começando com o erro desde o shape. Vou tentar criar outro shape com uma interpolação baixa...
Tentei reduzir as interpolações do shape, fazendo com que ele ficasse mais leve, com menos cantos. Mas também não de certo, parece que melhorou, mas não ajudou... Para pintar no photoshop uma mapa para displace, é no braço mesmo, certo? Tem que brincar com degrades de monte, por que são eles que vão gerar a curvatura...
cara fazer isso tem misterio não. Vo fazer um aqui e posto pra vc ver.
Aceitar críticas constroi!!!
puts, aí você me quebra no meio, rs*...eu aqui me mantando e o cara chega sem crise nenhuma....Tá massa. O único progresso que tive é não usando o shapemerge, trabalhando direto na malha do objeto. Uso as próprias edges do objeto, crio chanfro e mando o turbosmooth, fica bom. Mas se você souber um esquema usando o shape merge, puts, fala aí que é interessante.
Olá pessoal! Tava passando pelo tópico e achei mt interessante. Deve ser um desafio legal modelar esse treco aí. Pesso entrar nessa briga de cachorro grande aí? Vocês não se incomodam? Abrass.
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Bom, gente grande aqui é só o evandro3dmax6 e o resto da turma, mas por mim, é claro que pode uaí... Eu irei postar logo, despoi que gerar um render do meu modelo. Mas a forma que usei foi não usar shapemerge. Criei tudo através das edges do próprio modelo. Criei uma esféra, esmaguei ela, e usei um número de sides que fechava exatamente com a divsão que eu precisava. Usei chanfers, e turbosmooth... Fica show...Mas com o shpemerge, com certeza teremos um controle muito maior, por que podemos criar qualquer forma facilmente. Mas realmente com o shapemerge, não consegui. Eu criei uma esféra, achatei ela, crei o shape, usei o shapemerge. Aí usei uma extrusão. Só que usei uma extrusão dividida em várias partes, assim criei bastante subdivisão, depois usei um turbosmooth e ficou mais ou menos, ainda com bastante falhas.... Já daria para pelo menos corrigir os erros nos vértices, mas mesmo assim, ainda daria muito trabalho. O interessante era conseguir usar o shapemerge pela facilidade. Abraços
Ave Maria pessoal, deixa essa esfera de lado e vamos para o box.rsrsrsrsrsrsrssrsr!!! Galera isso é Mó baba, so era vcs pensarem mais um pouquinho de nada. Vê................é o mesmo principio de modelar um peneu de carro. 1-cria um box e modela so uma parte dessa; 2-duplica e une quantas quiser; 3-depois da um bend. 5 minutinhos e prontinho!!!!!!!! Depois é so modelar o resto. Espero ter ajudado.
Aceitar críticas constroi!!!

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 502

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.