Software, OpenGL, Direct3D, DirectDraw... qual usar?

Por: PAULoading  

Em: 20/05/2007 18:40

Salve, Quando comecei a jogar quake1 em 1997 no PC, eu descobri que havia um modo para instalar no jogo chamado openGL, o problema é que para utiliza-lo eu teria que ter uma placa aceleradora 3D. Foi dai que comprei uma monster Fusion de 8mb. Na epoca uma destruição, show de bola... o velho Pentium100 era o futuro. A diferença de graficos nem se comparava, entre openGL e software, e eu sentia que alem dos graficos serem muito melhores em openGL, o processador ficava mais leve, tinha mais folga pra rodar o jogo. a partir disso. desde aquele tempo até hoje tenho a seguinte imagem: 1) Modo software = processador + memoria ram, geram os graficos de video (trabalhando em tempo real) 2) Modo openGL = Placa de video trabalha sozinha para gerar todos os efeitos graficos (aumentando a velocidade dos fps e dando folga ao processador e memoria ram) 3) Modo direct3D = uma biblioteca diferente da openGL, mas usa a placa de video tbm. 4)Modo directDraw = outro derivado de openGL e direct3d. (corrijam-me caso tenha errado, o que é bem provavel) A pergunta é a seguinte, minha atual placa de video é uma XFX `PCI-e 7600 de 512mb e gostaria de aproveitar o maximo desempenho dela na viewport do 3dstudiomax quando estou animando, pois o escesso de detalhes, num determinado momento começa a deixar a viewport mais pesada. Cheguei a conclusão que isso tem haver com a cofiguração inicial apos a instalacao do 3ds. Eu sempre opto por OpenGL. Isso esta correto? Se nao é openGL a melhor opcao, qual seria? alguem pode me explicar solucoes ou uma configuracao adequada? :-P grato.
A vida é em 3D.
São chamadas de bibliotecas gráficas... Existem basicamente 2.. DirectX e OpenGL. Direct3D e DirectDraw, é o mesmo que directX.. Bibliotecas gráficas, chamadas de Libs. São utilizadas para a melhor comunicação entre o Hardware e o Software. O DirectX é da Microsoft, controla joysticks, som, imagem... Falando exclusivimente de computação gráficas.. As placas de vídeo tem sua evolução própria, não apenas em velocidade de processamento, mas em shaders internos. São chamadas de Pixel Shaders. A sua placa é de ultima geração, possue interno o Pixel Shader 3.0, que já vem calculos de shaders internos fantásticos... Os cálculos de vídeo poderiam tranquilamente ser processados por um processador comum. (modo software) porém ele é mais lento, do que a arquitetura das placas de vídeo. A sua placa, como praticamente todas utilizadas hoje em dia, são compatíveis (conversam) com as duas Libs. DirectX e OpenGL. Ao nível do programador visual, que desenvolve engines. Ele achará mais fácil utilizar o OpenGL. Que funciona com sistema de interruptores, você liga uma função ou voce desliga. O directX você passa os argumentos sempre que quer desenhar algo na tela. O OpenGl tem facilidades em Anti aliasing, e outras coisas que o directX também possue mas de uma forma mais complicada de trabalhar. As engines gráficas, costumam utilizar ou opengl, ou directX ou ambas simultaneamente. Na época do Quake, vc tinha que instalar as DLLs do opengl né? Sobre qual usar, a sua tem compatibilidade interna para o DirectX 9.0c, eu usaria directx.. mas vai de opção sua.. valeu!
sim, o modo openGL do quake tinha um instalador das dlls, como opengl32.dll etc.... Mas fico ainda na duvida... to usando openGL, mas se eu usar direct3D vai melhorar o desempenho? Se o direct3D for melhor em 1% eu passarei a usar ele. Por falar nisso, lembro-me que quando usava o 3ds6, uma certa vez resolvi iniciar o programa em outro modo, mas nao lembro direito qual era o modo. Só sei que os wireframes eram diferentes assim, tinham diversos preenchimentos diferentes, eram meio esquisitos. De qualquer forma farei um teste pra ver oq rola. valew
A vida é em 3D.
Isso OpenGl o wireframe ficava com linhas mais grossas.. era justamente pelo anti-aliasing de biblioteca, que o DirectX não usava.. Não sei se fica mais rapido ou não.. depende da placa.. nvidia é boa em ambos.. eu tenho nvidia e uso DirectX.. achei mais rapido.. as vezes é impressão.. então não aposto minha vida.. mas aposto 1 braço, que pra vc Direct3D vai ser mais rapido tmb.. valeu!
hmmmm uma vez me falaram que open gl era mais um poko mais rapido, mais coisa minima assim, nem faz muita diferença entre open gl e directx...
Oi gente, tudo bem? Eu sinto que o DirectX é mais rápido, por causa do Cache que ele tem do Mesh. Além de mais rápido ele é menos problemático no Max, o OpenGL apresenta mais problemas, principalmente se for usar o Reactor, que também gera um Preview em OpenGL, normalmente o Max trava e fecha nessa hora se estiver usando OpenGL. Tanto que tem uma opção para habilitar o Preview do Reactor em DirectX, no caso de estar trabalhando no Max com OpenGL. Habilitando essa opção não trava mais. Eu gosto mais de usar o DirectX mesmo, só que ele é mais chato pela questão dos drivers, da atualização do DirectX, as habilitações, aceleração da placa e tudo mais. O OpenGL funciona de primeira sem ter que ajustar nada, o DirectX precisa ajustar direito, no mínimo a configuração do Display de Edges que eu acho que deveria vir ajustado corretamente por padrão. Agora, quem tem uma placa profissional, é melhor usar o driver próprio da placa. Abraços
Oi pessoal blz!? Eu notei ...que na versão direct3D...existe duas opções: DirectX 9.0 e DirectX 10.0 Qual a difrecença!? Eu uso uma GForce 8600 gt 512mb....Qual seria a melhor opção para mim? Abraços!
Blz Saulo? Dá uma olhadinha nesse site, pode esclarecer sua dúvida. http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=209730

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 472

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.