qual o nome da profissão?

Por: valdez  

Em: 20/05/2007 19:54

ow galçera num escrevam questionando post passados n senão vai da briga.. juliano eu quis dizer a atividade isolada de criar em 3d, como se chama?
Olha esses tempos eu e o Juliano Azeredo conversando, nós chegamos a conclusão que a melhor definição para a nossa profissão seria "pedreiro digital". Em cima desse termo podemos criar diversas variações interessantes, como empreiteiro digital, boa-fria digital e quem sabe até escravo digital, pq não né!
Acho que o LeandroM está certo, Modelador, animador etc...
Thiago Bueno
Portfolio: http://thiagobueno.net
Tutoriais: http://tutorial.thiagobueno.net
Hahahhaha "pedreiro digital" essa é boa Tiagodmed!!!!
Thiago Bueno
Portfolio: http://thiagobueno.net
Tutoriais: http://tutorial.thiagobueno.net
"tiagodmed" disse: Olha esses tempos eu e o Juliano Azeredo conversando, nós chegamos a conclusão que a melhor definição para a nossa profissão seria "pedreiro digital". Em cima desse termo podemos criar diversas variações interessantes, como empreiteiro digital, boa-fria digital e quem sabe até escravo digital, pq não né!
Muito bom !!!! ahuahuauhahua Perfeito !!! Vlw !!!
Oi gente, tudo bem? Eu também concordo com o Tiago, e nem sempre é pedreiro, tem que estudar muito o programa para ser considerado pedreiro, normalment é servente de pedreiro ou assistente de servente de pedreiro. Pelo simples fato que 3D não é uma profissão, é apenas uma ferramenta de ilustração e animação. Seria o mesmo que falar que quem sabe usar chave de fenda é mecânico ou quem sabe virar uma massa é pedreiro. Não é mesmo, tem que praticar muito e aprender muito até ser mecânico ou pedreiro. Pode não ter aprendido numa faculdade, mas tem que conhecer muito da área que atua para usar a ferramenta 3D nessa área. Não basta conhecer a ferramenta, tem que conhecer a área que atua com ela. O 3D é uma ferramenta usada por várias profissões, não é uma profissão. Em emissora de TV chamam de operador de 3D, ou seja, é o mesmo que pião de chão de fábrica, é o mesmo que operário de linha de montagem para o dono da empresa. Agora, quem fez arquitetura e usa o 3D para fazer maquete é arquiteto. Quem fez publicidade e usa o 3D para fazer animação para comercial, é publicitário. Quem fez Design e usa o 3D para criar a visualização de seus projetos é designer. Quem não fez nada e acha que saber 3D é uma profissão, vai depender de muito estudo, muita dedicação e muita sorte para encontrar um bom lugar no mercado. Por tudo isso que eu acho que a palavra artista é a mais adequada para definir quem trabalha com o Max. Porque a pessoa pode ser artista em várias profissões e nem precisa de uma profissão para ser artista. Se não existisse o Max, essas pessoas seriam artistas com lápis, pincel e goivas como era antigamente, 3D é apenas uma forma eletrônica de fazer arte. Abraços
é por isso q coloquei esse topico andre..pq eu acho q n é design q pergunto e sim so quem opera o softwares operador 3d é uma boa entao.. pedreiro seria o equivalente a modelador.. quem modela, quem poe as luzes e as sombras, quem manipulas os seres como marionetes so são quem.?! somos deuses!!!!!!!!!!!!!!!!! rsrs
hahaha a sei la kra, acho que esse negócio de nome pra profissao é mto confuso, vcs acreditam que na minha carteira de trabalho escreveram assim "profissâo: DESAINER", vo tira uma foto e mostra pra vcs ahIUahiooiauhIUahiu, fiquei de kra..... seria "designer" não? a mais sei lá, qdo me perguntam qual a minha profissao eu nao digo o nome, eu falo que faço tal coisa e pronto... mais facil, assim nao tem confusão.
Oi gente, tudo bem? É como eu disse, profissão você só ganha fazendo uma faculdade ou trabalhando trocentos anos numa mesma área. Quem sabe usar o Max e não tem faculdade de nada, então, não tem profissão, porque o Max não é uma profissão, é uma ferramenta para usar em várias profissões. Agora, quem não tem faculdade e passou 10 anos animando vinhetas publicitárias, então, pode se chamar de animador 3D, mas não de publicitário, porque para ser publicitário precisa fazer uma faculdade. Quem não tem faculdade e passou 10 anos modelando produtos para visualização, então, pode se chamar de modelador 3D, mas não de designer, porque para ser designer precisa fazer uma faculdade. Caso contrário, como fica então quem passou 4 anos estudando da área numa faculdade e não sabe usar o Max. Essa pessoa pode não saber nada de 3D, mas conhece tudo sobre design ou sobre publicidade, que é a única coisa que importa, porque ele poderia fazer o projeto até a lápis se for o caso. O que interessa não é a ferramenta que usa para apresentar o seu projeto, o que interessa é o profundo conhecimento exigido para idealizar o projeto, e isso é o que se aprende na faculdade, não na frente do 3ds max. Saber usar o programa não serve para nada se não tiver grande conhecimento na área que atua com ele. Quem só sabe usar o programa e não tem conhecimento específico sobre uma área de atuação, então, eu acho que a melhor forma de chamar é artista 3D, porque operador 3D é muito peão, é muito chão de fábrica. Quem domina o programa para fazer imagens e animações bonitas é um artista, como seria se não existisse 3D e tivesse que pintar a óleo sobre tela. Quem pintava antigamente uma casa ou um produto não era chamado de arquiteto ou designer só porque pintou o negócio. Abraços
bom andando em outro forum sobre cg eu vi um link sobre esse tema aki ó!! acho que esta ligado ao assunto do topico http://www.guiadoilustrador.com.br/guia.html quem tiver oportunidade de baixar e ler esse guia vai tirar algumas das duvidas
paz sem voz não é paz!! é medo!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143166

Últimos membros registrados: mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435.

Usuário(s) on-line na última hora: 866

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.