Ajuda com animação

Por: lipeablaze  

Em: 24/05/2007 15:50

E ai galera tudo certo ? Bom to fazendo uma animação de um camaro ... minha duvida é a seguinte ... quando a a roda e o disco de freio giram o meu freio ta girando junto ... eu preciso q ele fique estático (não gire) mas q acompanhe o movimento pra cima e pra baixo da roda para os lados (no caso da roda da frente ) e acompanhe o movimento pra frente e pra trás do carro . linkando ela faz tudo isso só que gira junto . Outro problema que to tendo eu fiz a suspensão blz o problema e q a barra q liga as duas rodas deveria subir qndo a roda sobe de um lado ou de outro acompanhando o movimento que a roda faz com o terreno , mas eu num sei linka ela pra fazer esse movimento . Queria algo realista . Eu sei q e simples mas num sei resolve ... Alguém pode me ajuda ? Tks ... ps : Como to na facu num deu pra posta as imagens do carro mas depois eu posto ... Abraço ...
Editei a mensagem pra trocar a cor que vc usou, estava muito ruim pra ler. Quanto a animação, bom nunca tentei fazer animações de carros, bom tb não sou muito chegado a modelagem de carros, já fiz, mas por necessidade. VC já tentou usar aqueles plugins para animação de veículos? Outra coisa que lembrei, tem um tuto aqui na 3d1 de um setup para veículo, da uma olhada, derrepente te da uma luz.
Olá lipeablaze, tudo bem? Primeiro: Como linkar o disco de freios a roda, de forma que o disco não gire junto. -> Selecione o disco de freio e aplique o controlador Position Constraint: - selecione o disco - vá na opção de menu: Animation > Constraints > Position Constraint - irá aparecer uma linha pontilhada, agora clique sobre a roda - nesse momento o disco de freio será posicionado em outra posição (alinhado com a roda: pivô a pivô) - nos parâmetros do Position Constraint no Painel Motion, habilite a opção Keep Initial Offset para que o disco volte a sua posição original.
Sergio Feitosa
Para controlar todo o movimento realista, o ideal é usar um conjunto de expressões. Para começar a entender este processo, segue a dica do Tiago em localizar o tutorial de Rig de Carro. Com certeza irá te ajudar muito.
Sergio Feitosa
E ai tiagodmed blz ? Cara desculpa pela cor nem tinha me tocado q tava ruim pra ler ... mas valeu por ter arrumado ... vo dar uma vasculhada pra achar o tuto daki valeu msm ! E ai Feitosa . Vo tenta usa a dica que vc me deu ... brigadão msm ... qualquer coisa eu grito blz .... rs Valeu msm pessoal .... logo logo posto as imagens ..... como to sem net em casa e minha pendrive tá com problemas ta dificil de posta aki ... mas logo vo resolve isso .... abração ...
Oi Lipe, tudo bem? O problema do disco é feito com Constraints como o Feitosa disse, você precisa estudar essa parte para poder controlar as coisas como quiser na animação, é muito importante. Eles ficam no menu Animation>Constraint. Com o Position Constraint o objeto vai seguir mas não vai girar. Agora, para montar essa parte da suspensão e tudo mais, depende de conhecer Bones, estruturas hierárquicas, expressões, Wire e tudo mais envolvido em animações complexas. Porque você precisa juntar os recursos que o Max oferece para "montar" o esquema que deseja. Usando Bones, Wires e Constraints, você pode fazer todo o movimento da suspensão. Ainda tem o Reactor CarWheel, que foi feito justamente para simular suspensão de automóveis. Leia este artigo que eu explico como usar os recursos de Wire, Reaction Manager e Expressions, no final tem o exemplo de um carro com este ajuste na suspensão. http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15385 Abraços
Bom pessoal ai vão as imagens do meu trabalho como eu havia prometido ... Algumas coisas estão com material cinza ainda ... mas como estou fazendo testes com a animação só vou por os materiais mesmo no final ... Espero que gostem ... Estou usando Vray nestes renders .... E a propósito critiquem porque só assim a gente cresce .... Oi Andre tudo certo ? Brigadão mesmo por responder vou dar uma estudada devagar no seu artigo . Desculpa perguntar uma coisa que você já havia postado ... é que as vezes me confundo procurando as coisas ... Mas de todo modo muito obrigado mesmo ... Abraço ...
Oi Lipe, tudo bem? Que isso, nem tem do que pedir desculpas, o site tem mais de 3000 itens, sem contar as mensagens no fórum, então, é difícil conhecer tudo, por isso que a gente indica o link direto para o negócio aqui no fórum quando perguntam. Você está indo muito bem na modelagem, texturização, iluminação e render, também fez bem de estudar tudo isso primeiro, porque animação é a parte mais vasta, complexa e extensa do 3ds max, é a última coisa que deve aprender, como você está fazendo. No artigo que eu te indiquei, tem um exemplo bem simples de uma suspensão "riggada" com Bones. Mas dependendo do que você ver fazer, pode ser melhor usar o Reactor CarWheel, ficaria melhor para fazer um acidente, por exemplo. Se for para andar na boa, correr e tudo mais, pode ser melhor animar manualmente com Bones como no exemplo do artigo. Na página inicial do fórum tem um tutorial sobre Custom Attributes, está naquela barra com as imagens pequenas dos tutoriais, dá uma olhada nele que vai ser muito útil para isso que você está fazendo. Como você fez essa mola? É uma Helix comum com espessura? É melhor você criar com o Spring do Max, fica no menu Creat>Dynamics Objects. Porque com essa mola você vai poder lincar em dois objetos e fazer a animação automaticamente. O mesmo para o amortecedor, usando o Damper do Max, que fica no mesmo menu, a animação dele será automática. O ideal é juntar tudo isso para montar o sistema, dá uma olhada neste teste que eu fiz há vários anos atrás, a data do arquivo é de 2003, acho que foi no Max 5 e não tinha o recurso de Car Wheel, ou foi logo que saiu esse recurso no Reactor, não lembro, estou ficando velho. [video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/teste amortecedor2.avi,320,280] Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143168

Últimos membros registrados: OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt.

Usuário(s) on-line na última hora: 634

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.