Dúvidas q eu nunca obtive resposta sobre o 3d max

Por: edge  

Em: 26/05/2007 20:10

> Depois de aplicar um material a um objeto, como faço para deixar esse objeto sem material nenhum aplicado? Seria o oposto do botão "assign material to seletion"; > Quando seguro o botão do meio do mouse e arrasto minha viewport, tudo q está sendo exibida nela vira box. Como faço para desativar isso para q quando eu arraste minha viewport o objeto continue sendo exibido? > No max existe algo como no autocad em q, quando eu tenho um objeto cheio de face e queira construir outro nele (como um cubo), utilize um dos polígonos desse objeto como referência no sistema de coordenadas para construir outro? (use as arestas do polígono como eixo x, y e o z seria a normal a esse polígono); Tinha outras dúvidas mas pro enquanto só me lembro destas, obrigado quem conseguir responder :-P
Ola edge :)... Bom quando a primeira é o botão de desenho de um "X" no material editor chamado "ResetMap/Mtl to default". Quando a segunda é o Adaptive Dregradation "O". Quanto a terceira acho q n intendi muito bem :? :? + se for o q pensei é só habilitar a opção "AutoGrid" antes de criar o novo objeto. Abraço... ;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Para o terceiro tem o snap.
Nossa acertou tudo o demon haha muito obrigado, mas o adaptive degration, onde acesso isso sem apertar o botão "O"? pq se eu esquecer do atalho eu lembro do lugar. Falando nisso, onde eu acesso todos os atalhos do max? Estou muito acostumado com o autocad, por isso essa minha dificuldade com a interface
Eternamente noob UERJ 3DMAX+XSI
Ola novamente edge :) bom vc pode acessar o menu principal na opção Views>Adaptive Degration. Quanto os atalhos no max vc encontra também no menu principal na opção Help>HotKey Map... dai vai ter um desenho de um teclado o qual vc pode passar o cursor sobre as teclas e a na tela vai indicar o nome da função e tecla de atalho da mesma. Fico feliz em poder ajudar, qualquer coisa estamos ai :D Abraço...;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
ahh é, lembrei da minha outra dúvida demon > no autocad quando queremos desenhar uma linha ou mover ortogonalmente uma face, vértice etc, é só apertar F8. Mas e no max? Existe um recurso deste? Digo por exemplo, Tenho uma superfície arredondada e quero arrastar uns vértices para baixo ortogonalmente, mas acompanhando sempre a tangente da curvatura desta superfície. Há como fazer isso no max mudando a referência para Local, View etc?
Ola edge :)... as outras dicas serviram?? Bom eu n mecho no autocad e n sei se entendi realmente + se vc quiser por exemplo mecher vertex/edge/face acompanhando a estrutura do objeto, vc habilita os "Contraints" no editpoly. É uma função muito útil p/ determinadas coisas, eu particularmente utilizo bastante! Segue um exemplo :D
Oi gente, tudo bem? Tem só alguns probleminhas. Quando clica no ícone do "X" no Material Editor você vai deletar o material aplicado no Slot, mas ele continua aplicado no objeto. Apenas o Slot do Material Editor recebe um material zerado para você editar outro material, mas no objeto continua aplicado o material anterior. Se usar a opção para afetar na cena também, então, o material aplicado no objeto continua no Slot do Material Editor e fica com todas as configurações padrões, mas em nenhuma opção o material é retirado do objeto. Para remover o material ou o mapeamento de um objeto, precisa acessar o menu Utilities, clicar no botão More e escolher a opção UVW Remove. Nele tem o botão Materials para remover os materiais aplicados no objeto selecionado. Sobre a questão de trabalhar igual no sistema do AutoCAD, se pensar assim no Max vai apanhar mais e vai fazer as coisas pelas formas mais difíceis. O AutoCAD é um péssimo programa para 3D, ele é ótimo para desenho 2D, em 3D é super fraco e limitado, o Max oferece muito mais recursos e flexibilidade para trabalhar em 3D, usar Grids engessa o processo. Tem que esquecer esse negócio de colocar o plano de coordenadas onde vai trabalhar, como no AutoCAD, o Max é um soft 3D, o AutoCAD é 2.5 D, trabalha sempre em 2D para gerar o 3D, não trabalha em 3D de verdade. No Max o UCS é modificado automaticamente, você não precisa de Grid para nada e nem desse pensamento sobre UCS, tem que esquecer isso. Leia essa FAQ que explica como trabalhar com as coordenadas locais e globais do objeto, verá que é muito mais simples que no AutoCAD, basta escolher como o Max vai tratar as coordenadas do objeto numa listinha no topo da interface. http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=19791 Eu sugiro que você leia todas as FAQs, vão te ajudar muito, e sugiro também que leia os 4 tutoriais sobre Interface do Max, pois eles explicam diversas ferramentas úteis para o dia a dia. Todas essas perguntas já estão respondidas nas Faqs e nestes tutoriais. Os links dos tutoriais de interface são: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14802 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14803 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14807 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14823 Abraços
nossa muito obrigado! Juro q já tinha lido alguns tutoriais mas essas pequenas dúvidas sempre aparecem. Andre e Demon muito obrigado! Essa do adaptive sabia q tinha mas não sabia onde acessar, e essa do UVW remove nunca tinha visto! Vlw Andre!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 887

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.