Oi Matheus, tudo bem?
O pessoal já te ajudou muito bem e eu agradeço a todos.
Mas eu gostaria de te falar sobre definição dos nomes para não fazer confusão.
Veja que o pessoal focou especificamente na criação da imagem usada para compor o material do objeto.
Isso aconteceu porque você usou o termo "textura", que é apenas um componente do material.
Então, neste caso, a melhor forma de todas é fotografar os materiais, por exemplo, pisos, madeiras e tudo mais que vai precisar, depois, trata essas imagens no PhotoShop como o Ramon disse, porque não sai perfeito na foto para usar como textura, e assim terá ótimas imagens para criar seus materiais.
Só que como eu disse, a imagem é apenas um componente e eu acho que você quer aprender a criar materiais, não apenas a textura.
Neste caso o assunto é bem mais complicado.
Além das imagens que precisa ter para compor o material, que não são apenas fotos, depende de imagens específicas para controlar propriedades específicas dos materiais, também precisa conhecer todos os recursos de materiais e mapas do 3ds max, para poder compor um material completo.
É neste ponto que entra a questão da observação do mundo real, só vendo e analisando bem um material real que poderá usar os recursos do 3ds max para reproduzir este material.
Isso leva tempo e a experiência conta muito, então, saia criando materiais desde já para estar bom dentro de 3 anos.
A curva de aprendizado do Max, envolvendo tudo, não só o que precisa para maquete, varia de 4 a 7 anos.
Estude os tutoriais que o Juliano te passou e treine bastante, entre eles está o que o Ramon escreveu também, começa a prestar atenção nos materiais reais e veja como eles se comportam, que propriedades eles têm.
Abraços