Pesadelos com Matte Painting

Por: Alexandre  

Em: 02/06/2007 16:33

Pessoal, depois de muito pesquisar sobre o assunto aqui no fórum, tanto em artigos quanto em posts da galera, resolvi treinar um pouco de Matte Painting. Penei muito pra coseguir enquadrar a imagem de forma razoável na imagem de fundo! Usei um atalho que vi num post aqui, com as teclas Alt+B! Quebrou o galho geral. Mas agora, o meu calvário é o resultado do render! Usei um plano com Matte shadown para receber a sombra, um material automotivo que catei naquele site vray materials, e um bitmap no environment para testes mesmo, porque precisarei desse trrecurso quando terminar a modelagem de um carro conceito que estou desenvolvendo. Como vocês podem ver, o fundo se sobressai um pouco à carroceria do carro. Será pela cor do canal reflect.....estou usando o Vray 1.5 e iluminando com um Direct e shadow map. Free Image Hosting at www.ImageShack.us Qualquer dica será bem vinda!
Oi Alexandre, tudo bem? Tem muitos problemas ai, quem escolhe o V-Ray tem que saber que nada padrão do Max vai funcionar direito, tem que aprender a usar os recursos próprios dele, porque os do Max não servem. Não é como no Mental Ray que pode sair usando os recursos padrões de materiais e tudo mais. O V-Ray não aceita o Matte/Shadow direito, ele tem seu próprio recurso de Matte, o V-Ray não aceita bem as sombras Shadow Map, é melhor usar a sombra própria dele e isso vale para tudo mais, os materiais tem que ser os dele. Então, se quiser fazer isso com o V-Ray, tem que conhecer os recursos dele, não será igual os tutoriais que mostram como fazer com os recursos do Max, estes tutoriais só servem para o render padrão e para o Mental Ray. OBS: Essa técnica não se chama matte paint, é apenas composição normal de imagens, sendo que uma é real e a outra é 3D. Matte Paint é quando você modifica uma imagem real pintando, adicionando elementos de outras imagens ou mesmo 3D, no caso você apenas quer inserir um objeto 3D numa foto real, é uma simples composição. Abraços
Caracoles, meu primeiro post e logo uma resposta sua André! Me sinto lisonjeado! E seguindo seus conselhos...de volta a fase de estudos! Bicho, esse 3D Studio me parece infinito! Quando penso que estou evoluindo, cutuco outras coisas e me aparece uma avalanche de informações novas! Fico imaginando aqui comigo, quanto tempo de 3D voce tem André? Você sempre aparece com respostas para todas as dúvidas aqui! Espero um dia chegar a um nível semelhante! E para isso......lah se irão muitas madrugadas! Abraços
!!! Power MODE On !!!
Pô nem queira comparar o tempo de 3d que o andre tem, ai vc vai ter que comer muito feijão com arroz, hehehehehe. Olha só, bom eu não sei quanto tempo faz que vc esta estudando 3d, mas se vc estudar com muita ddicação em 1 ano vc já vai estar conseguindo fazer muita coisa legal. E quanto ao max ser infinito, bom não chega a tanto, hehehe, mas creio ser impossível uma pessoa conseguir dominar ele por inteiro, até pq seria "bobagem", pois o max oferece soluções para várias áreas diferentes e vc sempre vai acabar se especializando na sua.
É isso que eu penso Tiago! Prefiro fazer um apanhado geral agora no soft, para depois de muito estudo, me identificar e me aprofundar em uma área mais específica! Acredito que as vertentes sejam inúmeras! Ainda bem pra nós! Abraços cara!
!!! Power MODE On !!!
Oi Alexandre, tudo bem? Que isso cara, o prazer é meu de ter você aqui participando com a gente, espero que participe por muito tempo. Tanto eu quanto o pessoal mais antigo, como o Tiago, ficamos orgulhosos de ver quando uma pessoa começou aqui com problemas toscos e depois de um tempo está apresentando ótimos trabalhos e ajudando a galera nova que chega. Tenho certeza que vai acontecer o mesmo com você. E se está iniciando mesmo, eu sugiro que estude só o Max, deixe o V-Ray para depois, dentro de 6 meses você vai estar por dentro das coisas principais que precisa saber no Max, ai ficará mais fácil de estudar um render profissional. O mesmo vale se escolher o Mental Ray, não é bom estudar essas coisas no início, é melhor estudar os recursos de materiais e luzes padrões do Max só com os recursos do Max, pois isso vai te dar a base necessária para estudar um render profissional no futuro próximo. Usando o Scanline você consegue fazer essa sua composição com perfeição e sem problemas, testa para você ver. Assim, tudo que viu nos tutoriais vai funcionar direito. Por fim, concordo plenamente com o Tiago, dentro de um ano você vai estar bem à vontade no Max, e se você gosta de artes gráficas, nem vai perceber passar esse um ano, porque será uma diversão aprender 3ds max, é um programa fabuloso. Sobre o tempo que tenho de 3D, faz 11 anos, eu iniciei no 3D Studio R3 para o sistema operacional DOS, depois saiu o Max 1 e eu migrei para ele, foi um murro na cara na época, mas hoje eu já me sinto mais à vontade nele. Abração

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143168

Últimos membros registrados: OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt.

Usuário(s) on-line na última hora: 593

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.