Oi 3Dsigner, tudo bem?
Desculpe se minha mensagem pareceu ser uma bronca, desculpe mesmo, não tive a intensão.
É que tem muita gente sofrendo com problemas quando usa este material, tudo bem que ele é lindo, mas é limitado como o material do V-Ray por exemplo.
Porque vem tudo pronto e mastigado para você poder configurar facilmente os principais materiais, tudo que é assim é limitado, porque não dá para ter todas as possibilidades que teria compondo com Shaders, fizeram para simplificar e tem que ter o mínimo possível de parâmetros.
Por exemplo, veja a diferença de controles de AO no Arch&Design e no Shader puro de AO, isso acontece com todos os parâmetros no Arch&Design, só tem o princiapal, não tem tudo.
Então, sempre que eu vejo alguém usando, já deixo bem claro que não serve, só serve para iniciantes que não desejam ter trabalho nenhum na configuração de materiais, independente se ficarão mais limitados.
Agora, depois que tiver manjando de fazer estes efeitos com materiais comuns, montados por você, vai ficar fácil usar o Arch&Design e saber quando tem algum problema.
Porque com materiais normais você sabe fazer bem, então, quando encontrar algum problema no Arch&Design, vai saber que é limitação dele e vai ter idéias para resolver.
Só sabendo o Arch&Design, você não vai perceber quando é limitação dele e não vai ter idéias para resolver, entende?
Como o lance de aplicar um Shader para controlar os Photons no Caustics, você fez o teste? Com um Photon Basic no Slot Photons do menu Mental Ray Connection vai dar certo e vai gerar Caustics normalmente.
Mas não use assim não, faça só para testar, monte um vidro da forma que um profissional de Mental Ray faria.
Vidro é super fácil.
Pega um material Mental Ray e coloca um Shader Dielectric no slot Surface, faça uma cópia como instância para o Slot Photon e aplique um Shader Shadow Transparency no Slot Shadow.
Sem mudar nada já vai ficar um vidro perfeito, só precisa ajustar melhor a sombra no Shader Shadow Transparency.
E se quiser dar volume no vidro, no caso de vidros bem densos, aplique o Shader Parti Volume no Slot Volume. Ai depende de configurar corretamente o Shader Parti Volume.
Dá uma olhada no vídeo curso onde eu explico como usar o Shader Parti Volume. Aproveita e dá uma olhada na explicação sobre o Dielectric, dependendo da espessura do vidro você vai precisar configurar o Light Persistence.
Você é um cara esforçado, eu tenho certeza que vai conseguir os mesmos resultados que conseguia no V-Ray num primeiro momento, claro que consumindo mais tempo de render.
Mas depois vai conseguir baixar e manter a mesma qualidade.
Quando tiver prática, vai conseguir cenas muito mais realistas do que no V-Ray, porque o GI do Mental Ray leva em conta todas as propriedades dos materiais e vai conseguir isso num tempo pelo menos 3 vezes menor do que no V-Ray.
Abraços