Duvida Mental ray curso;)

Por: SaavedraCG  

Em: 04/06/2007 11:07

Fala galera!! Comprei o cd do MR daqui do forum e estou adorando..apesar de esta ainda me batendo em algumas coisas..pois como o andre ja disse é um render profissional e vc pode configurar cada pedacinho da cena..como caustic,sombra,etc... BOm..estava eu no capitulo de criar caustic em materiais refelexivos ai fiz tudo como o tuto manda blz:D Ai fi zuma cena propria apliquei os conhecimentos usados e ao inves de criar um material raytraced como mostra o tuto resolvi colocar o materila de metal cromado do material arch in desig....e quando fui renderizar ele dava um erro e nao renderizava:( Alguem sabe prq isso?!! Outra coisa..como faço pra deixar o material cromado do arch in design mais polido? Ah..acho q vou fazer um teste...vou abrir a cena do tuto do cd..e vou so mudar o material pra v se da erro;) Abraços!!;)
Oi 3Designer, tudo bem? Não use o material Arch&Design, é um material super otimizado e feito para iniciantes, não são todas as coisas que este material aceita e ainda gera problema em animação. Todos os materiais que dá para fazer no Arch&Design, também dá para fazer de outra forma, compondo com Shaders como sempre foi no Max e no Mental Ray. Ai sim terá controle sobre tudo. De qualquer forma, se não aplicar Shaders para controlar os Photons no Caustics, vai dar erro mesmo. Veja no curso que eu explico como colocar Shaders para controlar os Photons no Caustics, é isso que precisa fazer no Arch&Design. No RayTrace não precisava porque ele mesmo já reconhece que o objeto é transparente e configura os Photons de acordo com as cores e valores dos parâmetros básicos do material, como Diffuse, Reflection, Transparency, Specular Level e Glossiness. Teste tudo com materiais comuns, não use o Arch&Design, caso contrário, nunca vai aprender a compor seus materiais e vai ficar sempre esbarrando nas limitações do Arch&Design. Ele foi feito para esse pessoal que não gosta de estudar 3D e quer ter uma imagem boa sem sacrifício. Por isso que não é bom usar também o novo método de suavização do Final Gather no Max 9, que é horrível e feito para iniciantes, tem que aprender a configurar o Radius como eu explico no curso, ai sim terá total controle sobre o Final Gather. Na verdade nem era bom estudar o Mental Ray no Max 9, porque não vai aprender da mesma forma que estudando no Max 8, ainda mais se começar a usar as facilidades que colocaram para iniciantes. A coisa mais importante do mundo em 3D é que o mais fácil nunca é o melhor, sempre é o pior, porque tudo que é muito automático, é também muito limitado. Lembre sempre disso. Abraços
Fala mestre!!! Não estou usando o Arch&Design não!!So foi um testinho :oops: ... não precisa me dar bronca na frente de todo mundo :( :-P (zuando) Cara estou adorando o curso...claro q não é facil entender os parametros né?!! Saber pra q cada um serve..mas vamos seguindo;) Ja dei o primeiro passo...agora é etudar..estudar...estudar....;) Depois de assitir o cd todo vou tentar refazer minhas cenas do vray no mental ray e tentar chegar a algo parecido;) Abraços e não me coloca de castigo não! :-P
Oi 3Dsigner, tudo bem? Desculpe se minha mensagem pareceu ser uma bronca, desculpe mesmo, não tive a intensão. É que tem muita gente sofrendo com problemas quando usa este material, tudo bem que ele é lindo, mas é limitado como o material do V-Ray por exemplo. Porque vem tudo pronto e mastigado para você poder configurar facilmente os principais materiais, tudo que é assim é limitado, porque não dá para ter todas as possibilidades que teria compondo com Shaders, fizeram para simplificar e tem que ter o mínimo possível de parâmetros. Por exemplo, veja a diferença de controles de AO no Arch&Design e no Shader puro de AO, isso acontece com todos os parâmetros no Arch&Design, só tem o princiapal, não tem tudo. Então, sempre que eu vejo alguém usando, já deixo bem claro que não serve, só serve para iniciantes que não desejam ter trabalho nenhum na configuração de materiais, independente se ficarão mais limitados. Agora, depois que tiver manjando de fazer estes efeitos com materiais comuns, montados por você, vai ficar fácil usar o Arch&Design e saber quando tem algum problema. Porque com materiais normais você sabe fazer bem, então, quando encontrar algum problema no Arch&Design, vai saber que é limitação dele e vai ter idéias para resolver. Só sabendo o Arch&Design, você não vai perceber quando é limitação dele e não vai ter idéias para resolver, entende? Como o lance de aplicar um Shader para controlar os Photons no Caustics, você fez o teste? Com um Photon Basic no Slot Photons do menu Mental Ray Connection vai dar certo e vai gerar Caustics normalmente. Mas não use assim não, faça só para testar, monte um vidro da forma que um profissional de Mental Ray faria. Vidro é super fácil. Pega um material Mental Ray e coloca um Shader Dielectric no slot Surface, faça uma cópia como instância para o Slot Photon e aplique um Shader Shadow Transparency no Slot Shadow. Sem mudar nada já vai ficar um vidro perfeito, só precisa ajustar melhor a sombra no Shader Shadow Transparency. E se quiser dar volume no vidro, no caso de vidros bem densos, aplique o Shader Parti Volume no Slot Volume. Ai depende de configurar corretamente o Shader Parti Volume. Dá uma olhada no vídeo curso onde eu explico como usar o Shader Parti Volume. Aproveita e dá uma olhada na explicação sobre o Dielectric, dependendo da espessura do vidro você vai precisar configurar o Light Persistence. Você é um cara esforçado, eu tenho certeza que vai conseguir os mesmos resultados que conseguia no V-Ray num primeiro momento, claro que consumindo mais tempo de render. Mas depois vai conseguir baixar e manter a mesma qualidade. Quando tiver prática, vai conseguir cenas muito mais realistas do que no V-Ray, porque o GI do Mental Ray leva em conta todas as propriedades dos materiais e vai conseguir isso num tempo pelo menos 3 vezes menor do que no V-Ray. Abraços
Fala mestre!! Estava zuando quando disse da bronca:P Ainda não fiz os testes não..pois estou sem tempo:( Ainda estou no capitulo do caustic em materiais trasnparentes;) Por sinal vi q vc mostrou varias formas de fazer vidro no tuto...com raytraced, dieletric... MAs o melhor mesmo é o Dieletric né?!!Ou dependendo da ocasião eu uso um ou outro?
Oi gente, tudo bem! O shader Arch&Design é limitado, mas nem tanto. Ele gera caustic sem precisar de por um shader Photon Basic no Slot Photons do menu Mental Ray Connection. Basta ir na ficha Advanced Rendering Options (a ficha que salva o shader) e ativar "Refract light and generate Caustic effects". Um boa forma de conhecer os limites do material é ler no help do Max sobre o material - se não me enganado os recursos do MR 3.5 só estão no help do Max 9 PB, se você não o tiver acesse o link: http://www.mymentalray.com/mymr_downloads/architectural-library.pdf Obs: Versão para XSI, mas facilmente adaptável.
Oi Bernardo, tudo bem? Sim, mas é justamente isso que eu estou falando, essa opção de ligar o Caustics no Arch&Design foi colocada para facilitar para iniciantes e para pessoas que não querem dominar de verdade o Mental Ray, apenas conseguir boas imagens sem estudar e se sujeitando a todos os tipos de limitações, como acontece nos demais renderizadores que tem por ai, tudo vem mastigado mas é super limitado. Se for para usar o Mental Ray dessa forma, é melhor usar outro render, estão colocando essas coisas para atrair pessoas que usam estes outros renders. Porque a vantagem do Mental Ray está justamente em não ter limitações e ser super estável. Quem quer aprender o Mental Ray de verdade, como é o caso do 3Dsigner, que está estudando o vídeo curso da 3D1 com afinco, tem que saber fazer da forma que sempre foi no Mental Ray, desde a versão 1. Porque sabendo fazer dessa forma, ele pega op Arch&Design e destrincha ele. Quem só sabe trabalhar com o Arch&Design, não pega o jeito de trabalhar com Shaders como sempre foi no Mental Ray. Neste exemplo do Caustics e da opção para habilitar a geração de Caustics, é tão limitado quanto tudo no Arch&Design, porque você não tem controle sobre nada, é só habilitar essa opção e tem Caustics, mas se quiser controlar o Caustics separado, não dá, tem que modificar o aspecto da superfície junto. Agora, quem sabe trabalhar com o Mental Ray, chega no Arch&Design, aplica um Dielectric no Slot Photons e controla o Caustics como quiser sem ter que habilitar nada nas opções básicas do Arch&Design, pois está fazendo como faria em qualquer material do Mental Ray. Ainda poderia colocar outros Shaders de Photons e fazer outros efeitos ou controlar de outras formas, o que não seria possível usando apenas os recursos que já vêm no Arch&Design. Abraços
Oi gente, tudo bem! Adminin: Concordo completamente com sua última mensagem, mas já que você mesmo no primeiro post recomendou usar um material Raytrace que é convertido automaticamente sem ajustes do usuário porque não usar o Arch&Design com a opção marcada? Além disso, acho importante saber usar corretamente tal shader ainda mais por ele ser tão limitado para não ter problemas ocasionados pelo seu mau uso.
Oi Bernardo, tudo bem? Eu entendo a sua colocação, mas veja como não é a mesma coisa. O Raytrace não é um material que vem com tudo mastigado como o Arch&Design e não tem as limitações do Arch&Design, por exemplo, funciona perfeitamente em animação e o Arch&Design é mais propenso a gerar flickers. No RayTrace ou no material Standard, você tem que compor com mapas e Shaders para fazer o que deseja, enquanto que no Arch&Design não, você escolhe um preset e no máximo faz pequenas modificações nos parâmetros, não compõe nada, entende? Compor o material que faz a diferença e mostra que a pessoa conhece do assunto, porque permite fazer o que quiser. Tudo que é muito automático e mastigado é ruim, pode reparar, pega para pensar nas coisas super automáticas e veja como são piores que o sistema "manual". Em termos de render, o Maxwell é super automático e super limitado, não aceita nada, pega personagens, o Biped é super automático e super limitado comprando com Bones, pega em animação o Reaction Manager, é para quem não conhece nada de Expressions, é super limitado e problemático. Em tudo é assim, o super fácil e mastigado é limitado. Saber fazer manualmente é sempre a melhor opção, assim, vai ter a exata noção de quando e quanto o sistema automático e limitado e em muitos casos pode usar os conhecimentos da forma "manual" para resolver e corrigir o sistema automático, como acontece com o Biped, um Biped incrementado com Bones e rig normal fica super poderoso, o Arch&Design tem o menu Mental Ray Connection, então, pode desabilitar todos os recursos dele e compor normalmente como material do Mental Ray, fazendo o que quiser, mas sem os recursos mastigados. Entende? Abraços
Oi pessoal, tudo bem? Gostei muito da colocação do mestre André. É uma verdade indiscutível, tudo que é muito mastigado é ruim e limitado, e nós temos que sempre que possível usar o sistema manual, pois permite um controle muito melhor, uma qualidade melhor, um render mais rápido e também transmite muito mais segurança ao usuário do programa quando sabe o que realmente está fazendo. Quanto ao Material Arch & Design, ele é bom, porem as limitações são muito grandes, como o André comentou. Um dos maiores problemas da otimização do Max 9 é realmente o Final Gather, não que os valores estejam mau colocados, mas é que varia muito de uma determinada cena para outra, fica muito demorado para renderizar em boa qualidade através do sistema automático e dependendo da cena fica com má qualidade. Então devemos sempre nos esforçar para aprender cada dia mais e mais, para não dependermos de parâmetros automáticos e demorados. :lol: Bons estudos a todos! ;)
http://www.sfs-studio.com.br

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 470

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.