Oi gente, tudo bem?
Tirmey, eu achei que você tinha o CD porque você tem uma boa noção das coisas, achei que tinha aprendido no CD.
Então, se não tem o CD, eu posso te garantir que você vai tirar muito mais proveito do que muita gente, porque ter essa noção é importante e facilita demais as coisas.
Gostar de aprender como fazer tudo nos mínimos detalhes é essencial, ainda mais num render como o Mental Ray.
Quem gosta de tudo mastigado tem que usar o Maxwell e não o Mental Ray.
Bernardo, concordo com você que eu sou meio exagerado, meio drástico demais e meio enfático demais em certos casos.
Mas eu faço isso para deixar o pessoal bem longe do Arch&Design mesmo, porque só deveriam usar ele depois de saber criar todos aqueles materiais que vêm presetados de outra forma, depois de saber criar da forma normal, com materiais normais e sem preset.
Porque Preset é coisa de V-Ray, de Maxwell, não é coisa de um render profissional e robusto como o Mental Ray e o Renderman.
Então, quem está usando o Mental Ray apenas graças a essas coisas como Arch&Design e presets de render, é melhor voltar para o V-Ray, porque dá na mesma.
Se for para usar o Mental Ray, então, tem que ser porque ele oferece muito mais recursos, é muito mais rápido e não tem bugs, só que isso só é verdade quando trabalha da forma normal que sempre foi.
Usando materiais e render presetados, vai desperdiçar tempo de render, vai ter problemas em animação, vai passar por tudo que passa nestes outros renderizadores, então, não vale a pena.
Eu acho que Presets e bibliotecas de materiais são as maiores pragas do 3D para quem deseja ser profissional, porque quem parte para os Presets em vez de aprender como fazer, nunca vai manjar do render e sempre vai depender de presets.
Então, se todos os materiais do Arch&Design podem ser feitos de outra forma, quem manja e quem quer manjar deve fazer só dessa outra forma e não usar o Arch&Design, porque quem manja faz o que quer e quem usa materiais como o Arch&Design não faz tudo que quiser.
Isso é uma questão de estudo e aprimoramento nas técnicas de 3D da pessoa. Por exemplo, sobre o ajuste do FG pelo material que o Arch&Design permite, você sabe fazer isso usando qualquer material, inclusive os Standards?
Se não sabe, então, você está limitado ao Arch&Design para poder usar isso, enquanto que quem sabe compor materiais normalmente no Mental Ray, pode aplicar este recurso até num material Standard.
Quando for profissional, também não vai precisar do Arch&Design para fazer um material rapidamente porque está sem tempo, já que aprendeu a criar da forma normal e gravou tudo numa biblioteca própria, então, basta pegar e usar na cena o material que você fez, não que outros fizeram.
Isso para mim é a coisa mais importante do mundo, porque você vê por ai um monte de energúmenos que não entendem nada de 3D mas criam imagens bonitas usando materiais prontos do site V-Ray materials, usando modelos prontos e com materiais aplicados da Evermotion, usando presets de render no V-Ray ou no Mental Ray.
Ai um arquiteto vê um trabalho desse e acha que a pessoa manja, depois de dois ou 3 trabalhos percebe que a pessoa não manja nada e só consegue fazer o que tem presetado ou pronto.
Saber fazer é a coisa mais importante do mundo, depois que sabe fazer, ai pode usar tudo que é preset e biblioteca do mundo.
Porque quando alguém duvidar ou quiser algo diferente, você senta no micro e em cinco minutos faz o que a pessoa pediu na frente dela.
Presets deveriam vir desabilitados no programa e só serem habilitados automaticamente depois de 4 anos, quando a pessoa já estivesse sabendo como fazer tudo.
Para iniciantes, usar presets é o mesmo que dar mil passos para trás.
Abraços