Duvida Mental ray curso;)

Por: SaavedraCG  

Em: 04/06/2007 11:07

"Adminin" disse: Oi 3Designer, tudo bem? Por isso que não é bom usar também o novo método de suavização do Final Gather no Max 9, que é horrível e feito para iniciantes, tem que aprender a configurar o Radius como eu explico no curso, ai sim terá total controle sobre o Final Gather. Abraços
Desculpem a intromissão no post galera!! Como assim, André? Você está se referindo aos presets do Final Gather, ou ao Final Gather em si no Max 9? Obs: Concordo plenamente com suas colocações. Estou começando agora, mas acho uma das coisas mais prazerozas do programa a criação dos materiais. Baixar um material pronto ou usar presets arch & design é acabar com a metade da diversão!! Abraços pessoal!
Oi gente, tudo bem? Jonathan, eu concordo plenamente com você sobre o Final Gather, já falei em alguns tópicos que o sistema novo era ruim e não ficava bom sempre. Tem cena que fica bom de primeira, tem cena que não fica e não adianta fazer nada, não vai ficar até você tuchar a configuração lá no último e desperdiçar o maior tempo de render. É um sitema automático para facilitar para quem não sabe usar o Radius. Só que se desabilitar o sistema novo e usar o Radius, sempre dá certo e sempre consegue o menor tempo de render com a melhor qualidade. Todas as novidades do Mental Ray para facilitar para iniciantes, são ruins comparadas com os recursos originais. Estão fazendo essas coisas para deixar igual o V-Ray, o Brazil Render e o Final Render, que são fáceis de configurar, mas em animação fica ruim. Estes recursos para facilitar são destinados para usuários que trabalham com maquete, porque não tem animação. Quem se acostuma com isso, quando vai animar, enfrenta os mesmos problemas que enfrentaria no V-Ray, no Brazil Render e no Final Render, só com configuração no último que vai bem. Tirmey, nem tem do que se desculpar, pode se intrometer à vontade. :) Preset nem se fala, Preset é a coisa mais iniciante do mundo. É feito para quem realmente não entende nada do render e não sabe configurar os parâmetros. Só é legal para render de teste, por exemplo, você coloca lá no Draft e boa, mas para render pra valer, é bobeira usar. Porque o Preset não conhece a sua cena, então, tem uma configuação absurda para sempre ficar bom, com certeza absoluta você vai desperdiçar tempo de render. Configurando cuidadosamente cada parâmetro, você renderiza rápido sem disperdiçar tempo e memória. Muita gente que posta aqui pau de memória na hora do cálculo do FG, é quase certeza que configurou a cena errado, está exagerando onde não precisa. Eu raramente usei mais de 512 samples para suavizar com o Final Gather em animação, normalmente uso 256, no Max 8, no Max 9 usaria 128 normalmente, 256 no máximo. Tem gente que coloca 50 mil Photons e 5000 Samples, vai levar dias renderizando para ficar ruim, vale mais a pena colocar 5 milhões de Photons e 256 no Samples, vai renderizar mais rápido e ficar muito melhor. Você tem o vídeo curso Mental Ray, você sabe disso, eu explico lá. Mas sobre o que estou falando com o Jonathan, é sobre o Interpolation Num sei lá das quantas que colocaram no Max 9. Os nomes usados nos parâmetros do Max 9 não poderiam ser mais exdrúxulos, são verdadeiros textos. A melhor opção é você habilitar o Radius, que aparece na parte inferior do menu do Final Gather no Max 9, assim, vai configurar do jeito que sempre foi no Mental Ray e sempre vai dar certo. E sobre criação de materiais, também acho muito gostoso, é quase que uma terapia. :) Abraços
É.... então acho que estou no caminho certo, já que fujo de configurações pré-estabelecidas. Até porque gosto de quebrar a cuca tentando deixar a cena do jeitinho que quero, mesmo que eu precise renderizar mil vezes fazendo testes! E quanto ao curso eu ainda não comprei não... Estou juntando uma grana para um outro investimento e por isso estou estudando somente através de material gratuito. Pelos meus planos em dezembro eu alcançarei meus objetivos e aí vou pensar em um upgrade (você pode ver que meu hardware tá bem defasado!!) e comprar este curso que quero adquirir há meses! Já cansei de acessar a seção de CD´s só pra ficar namorando os capítulos do curso :) Ah, aproveitando, eu endosso os pedidos para novos cursos 3D1! Estamos aguardando.... Abraços
Doe medula óssea! Doe vida!
Oi gente, tudo bem! O Arch&Design é limitado e tem coisas que me fazem muita falta nele como outra opção de sombreador (shader para o Scanline) além do Lambert e do Oren-Nayer, controle maior sobre o Translucency e do Specular HighLight. Entretanto acho que vocês estão exagerando um pouco nas críticas só porque ele possui alguns presets que até são legais para testes. Para muita coisa não é necessário abilitar nada no menu Mental Ray Connection, o Arch&Design possui as fichas General Maps e Special Purpose Maps para fazer composições com de mapas com destaque para o slot Additional Color que possibiita uma enorme poder. Não estou dizendo aqui para só usa-lo e esquecer os outros shaders, até porque necessito muito deles para criar outros efeitos como SSS e sombreamentos de outros tipos. Ele ainda apresenta um ótimo recurso para controlar a qualidade do FG pelo material (sei que é possivel fazer um controle mais fino com shaders de terceiros, mas já é um diferencial) e quanto a flickers o bicho só pegou (pelo menos comigo) quando usando o Fast [interpolate].
Oi gente, tudo bem? Tirmey, eu achei que você tinha o CD porque você tem uma boa noção das coisas, achei que tinha aprendido no CD. Então, se não tem o CD, eu posso te garantir que você vai tirar muito mais proveito do que muita gente, porque ter essa noção é importante e facilita demais as coisas. Gostar de aprender como fazer tudo nos mínimos detalhes é essencial, ainda mais num render como o Mental Ray. Quem gosta de tudo mastigado tem que usar o Maxwell e não o Mental Ray. Bernardo, concordo com você que eu sou meio exagerado, meio drástico demais e meio enfático demais em certos casos. Mas eu faço isso para deixar o pessoal bem longe do Arch&Design mesmo, porque só deveriam usar ele depois de saber criar todos aqueles materiais que vêm presetados de outra forma, depois de saber criar da forma normal, com materiais normais e sem preset. Porque Preset é coisa de V-Ray, de Maxwell, não é coisa de um render profissional e robusto como o Mental Ray e o Renderman. Então, quem está usando o Mental Ray apenas graças a essas coisas como Arch&Design e presets de render, é melhor voltar para o V-Ray, porque dá na mesma. Se for para usar o Mental Ray, então, tem que ser porque ele oferece muito mais recursos, é muito mais rápido e não tem bugs, só que isso só é verdade quando trabalha da forma normal que sempre foi. Usando materiais e render presetados, vai desperdiçar tempo de render, vai ter problemas em animação, vai passar por tudo que passa nestes outros renderizadores, então, não vale a pena. Eu acho que Presets e bibliotecas de materiais são as maiores pragas do 3D para quem deseja ser profissional, porque quem parte para os Presets em vez de aprender como fazer, nunca vai manjar do render e sempre vai depender de presets. Então, se todos os materiais do Arch&Design podem ser feitos de outra forma, quem manja e quem quer manjar deve fazer só dessa outra forma e não usar o Arch&Design, porque quem manja faz o que quer e quem usa materiais como o Arch&Design não faz tudo que quiser. Isso é uma questão de estudo e aprimoramento nas técnicas de 3D da pessoa. Por exemplo, sobre o ajuste do FG pelo material que o Arch&Design permite, você sabe fazer isso usando qualquer material, inclusive os Standards? Se não sabe, então, você está limitado ao Arch&Design para poder usar isso, enquanto que quem sabe compor materiais normalmente no Mental Ray, pode aplicar este recurso até num material Standard. Quando for profissional, também não vai precisar do Arch&Design para fazer um material rapidamente porque está sem tempo, já que aprendeu a criar da forma normal e gravou tudo numa biblioteca própria, então, basta pegar e usar na cena o material que você fez, não que outros fizeram. Isso para mim é a coisa mais importante do mundo, porque você vê por ai um monte de energúmenos que não entendem nada de 3D mas criam imagens bonitas usando materiais prontos do site V-Ray materials, usando modelos prontos e com materiais aplicados da Evermotion, usando presets de render no V-Ray ou no Mental Ray. Ai um arquiteto vê um trabalho desse e acha que a pessoa manja, depois de dois ou 3 trabalhos percebe que a pessoa não manja nada e só consegue fazer o que tem presetado ou pronto. Saber fazer é a coisa mais importante do mundo, depois que sabe fazer, ai pode usar tudo que é preset e biblioteca do mundo. Porque quando alguém duvidar ou quiser algo diferente, você senta no micro e em cinco minutos faz o que a pessoa pediu na frente dela. Presets deveriam vir desabilitados no programa e só serem habilitados automaticamente depois de 4 anos, quando a pessoa já estivesse sabendo como fazer tudo. Para iniciantes, usar presets é o mesmo que dar mil passos para trás. Abraços
Olá pessoal! Muito interessante essa discussão, justo agora que eu já estou usando e percebendo bem melhor como o mentalray funciona. Isso graças ao video curso. Concordo plenamente com vcs quanto à questão dos pressets. O mentalray é muuuito sensível e por isso que ele consegue ser mais eficiente nos tempos de render em relação à um renderizador pressetado. E configurando a cena da maneira como é mostrada no vídeo, podemos sair eliminando as possibilidades de erro no render e os parâmatros ficam configurados especialmente para a cena, sem exageros de setagem, o que costuma levar o tempo de render pro espaço... Sobre os materiais. Eu continuo trabalhando da mesma maneira que eu trabalhava no vray e que sempre deu certo: nunca usando materiais prontos, mas sempre os fazendo à cada nova cena. Gosto de trabalhar assim porque além de fixar muito mais pelo fato de estar sempre praticando, as cenas nunca ficam com os mesmos materiais. Posso até reutilizar as texturas, mas sempre terá algo diferente. abraços!
Oi gente, tudo bem! Andre: Que bom que nos entendemos sobre o assunto, mas agora que você falou: Eu já tinha procurado saber sobre esse assunto e tinha visto que a solução ere o shader Is my Object , já tinha o shader instalado, mas nunca tinha testado (apenas o uso para controle de Alising). Depois de sua mensagem fui testá-lo e não consegui entender como configurar o FG por ele; que mapa devo aplicar em seu canal?
Oi gente, tudo bem? Eduardo, eu fico feliz que você está indo bem no curso e se precisar de alguma coisa, me manda um email. Concordo com o que disse, o ideal é saber configurar o render "a moda antiga", porque ai você vai dominar ele de verdade e sempre vai conseguir resolver os problemas, obter o menor tempo de render possível e com a melhor qualidade possível. Claro que é mais difícil assim, mas o caminho mais fácil nunca foi o melhor em nada na vida, é isso que as vezes o pessoal não entendem, acham que o mais fácil é o melhor e sempre é o pior. Bernardo, o Is MI Object é apenas um exemplo e depende de compor com outros Shaders, como o Crtl Rays, por exemplo, mas existem centenas de outros exemplos, é legal saber usar o Shader Arch&Design e conhecer bem as suas limitações para lançar mão dele na hora exata, assim, vai ganhar tempo e qualidade. Uma pessoa que não conhece nada de Mental Ray consegue fazer boas cenas só usando o Arch&Design e os presetes de render no Max 9, mas isso não é dominar o render. Compor os materiais que necessita é muito mais difícil, com certeza, mas como quase tudo na vida, o caminho mais fácil nunca é o melhor. Agora, usar o Arch&Design e compor com outros Shaders para fazer o que deseja, ai é o ideal, porque economiza tempo e oferece boa qualidade sem dificuldade, só deve tomar cuidado em animação, pois é mais propenso a gerar Flickers. O único exemplo que existe no Arch&Design e eu não poderia te retrucar é o recurso de Rounded Corners. :) Se você falasse deste recurso, eu teria que concordar, porque não existe um Shader separado disponível para fazer este efeito. Poderia ser escrito, acho que facilmente até, mas por enquanto não existe ele separado para compor com materiais comuns. Abraços
Oi gente, tudo bem! Andre: Tinha esquecido de mencionar o Rounded Corners que é bem legal e evita etapas de modelagem, mas com o PB e a opção de segments no chanfrer ele perdeu um pouquinho da utilidade. Instalei o Crtl Rays e achei bem legal, e até fácil para as partes de reflexo e refração, entretanto para controle de FG não achei como controlar e procurando na internet acabei caindo no A&D para controla-lo e nada sobre o Is my object. Voce pode me dar uma luz?
Oi Bernardo, tudo bem? Essa parte de controle individual do FG e trabalho com Shaders de controle de Rays é bem mais complicada. Mesmo no segundo volume do vídeo curso de Mental Ray, não vou entrar nestes Shaders de terceiros, porque precisa dominar bem o esquema do Mental Ray. Muitos Shaders de terceiros foram feitos para o XSI, alguns foram feitos para o Maya, mas nenhum foi feito para o Max. Então, em vários destes Shaders depende de fazer conversões para o Max entender, precisa usar outros Shaders em certos parâmetros para conveter formatos de recursos para outros, Scalar para cor por exemplo, isso é muito comum em Shaders de terceiros, principalmente os que foram feitos para o XSI, por isso que é muito mais difícil de usá-los. Agora, sobre o Rounded Corners, é possível usá-lo fora do Arch&Design, mas só no Max 9, não tem como fazer a mesma coisa no Max 8, nem com Shaders de terceiros, porque este recurso foi implementado no Mental Ray 3.5 que só vem no Max 9. Se o Mental Ray fosse Standalone e ainda tivesse plug-in de conexão, então, poderia usar o Mental Ray 3.5 em qualquer versão do Max, mas não é mais assim. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 841

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.