Mental Ray + Max9 = Render defeituoso. HELP!

Por: thnarita  

Em: 14/06/2007 09:36

"supermax" disse: A posição do Ponto Pivot não tem a menor influência no resultado do render. Isso parece que é erro com materiais, com luzes, com coisas imcompatíveis com o Mental Ray. Que sombra está usando nas luzes?
Eu sei q esse tipo de problema não tem nada haver, mas eu já deixei o carro todo cinza. Tudo na tela, deixei cinza, e nada. Ele sempre ficava colorido. As luzes são do tipo Target Spot e estou usando Raytraced Shadows nas sombras. E TIRMEY, eu já testei com e sem HDR no enviroment. E não tem HDRI nos materiais tb. É estranho, mas eu só consegui renderizar normal na mesma cena, retirando todas as partes do carro q estavam tortas. Eu fui apagando algumas peças e renderizando em seguida pra ver o resultado. Nunca deu certo. Agora eu exportei pra 3DS e abrir. Coloquei os materiais q eu havia usado, e pimba! Renderizou direitinho. Agora o problema é quando eu tento mandar renderizar usando as luzes do tipo Photmetricas. Não renderiza. Fica tudo negro. Vou tentar upar um pedaço do arquivo pra vcs testarem na máquina de vcs.
Consegui fazer funcionar. O problema era com os materiais mesmo, como o Supermax colocou. Nao sei qual foi o material problemático, mas refiz todos os materiais utilizados na cena e renderizou normal. Valew galera! Msmo mechendo a algum tempo no 3dsmax, eu ainda me bato com certaz coisas :P Obrigado mesmo pela atençao!
Tony Hirochi Narita
o problema era no Falloff causava essa doidice toda.
Tony Hirochi Narita
A forma que você fez a composição do material com falloff não funciona. Vc deve ter colocado um falloff no reflection do material e dentro colocou 2 Raytrace, igual é comum fazer no render padrão. No Mental Ray não funciona, o André explica isso no curso de Mental Ray aqui do site. Para fazer isso tem que aplicar o falloff no material raytraced, como deveria ser também no render padrão, porque o material raytraced que foi feito para isso.
Múcio
Oi gente, tudo bem? Realmente, não pode aplicar um Falloff no Reflection e dois Raytrace dentro para simular o efeito de Fresnel na reflexão. Essa é uma gambiarra, só que é uma gambiarra que o Scanline aceita renderizar sem problemas, apesar de não ficar tão bom quanto um material Raytraced, que é o ideal para usar em quase todos os materiais reflexivos. No caso do material Raytraced, você nem precisa aplicar o Falloff, basta clicar duas vezes sobre o item Reflection para entrar no modo Fresnel. Mas pode também aplicar o Falloff para ter um controle manual maior. Por isso que eu sempre falo da importância de conhecer muito bem os recursos padrões do Max, tanto de luzes como de materiais, antes de partir para um render profissional como o Mental Ray. Porque conhecendo todas as possibilidades de luzes e materiais no Scanline, sempre vai encontrar um modo de resolver quando migrar para o Mental Ray. Se não der de um jeito, vai dar do outro com certeza. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 392

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.