Manipulando os vertex como os nós no corel?????

Por: Ever  

Em: 14/06/2007 12:43

:D Boa tarde a todos. Pessoal gostaria de saber se no max a gente tem como manipular os vertex como os nós no Corel?! Se alguém souber e poder me passar estas dicas. Algumas coisas eu ja aprendi como: adicionar verteces, uní-los, removê-los... mas queria amprender a dar curvatura em uma ou mais edges. Antecipadamente agradeço a atenção de todos. Abraço grande no coração. Everton Fonseca. ;)
Vc está usando splines ou poly/mesh? Se for em splines, basta transformar a spline em editable splines, selecionar vertex (1 no teclado), seleciona os vértices e clica com o botão direito do mouse na viewport, no qaud, escolhe entre as opções bezier corner (alças independentes uma das outras), bezier (aparece as alças mas elas são dependentes entre si), corner (linhas retas), smooth (suavização entre vértices)... depois ainda pode-se usar os recursos de weld, fuse, fillet, entre outros... Espero ter ajudado!!! Abraço!!!
Site sendo reformulado!!!
Oi eviwata... bah... eu esqueci de especificar isso né sobre mesh ou poly.... queria manipular em uma malha qualquer ou em um objeto qualquer em mesh ou poly, o line eu ja to dominando um pouquinho melhor... hehe. Quando chegar em casa eu vou ver se posto um exemplo aqui ok. Brigadão aí amigo. Everton Fonseca.
Bom, deixa ver se entendi, é como se vc tivesse um box, depois de convertido em Editable Poly, vc quisesse suavizar as bordas... é isso?
E ae pessoal, bom.. desculpa a intromissao.. :$ mas seguinte.. SPLINES e GEOMETRY sao coisas diferentes heim se quiser editar splines é só convertê-las para editable Spline e acessar os subobjetos (no caso, vertex, tecla1). Se quiser editar vertice de malha beleza agora, suavizar malha, aí é outro assunto. Aí é com o TurboSmooth. Agora, se for imprescindível editar as curvas bezier dentro de geometria, vc pode usar uma forma de edição que o 3DS Max proporciona, que é meio que um intermédio entre splines e geometry. Você pode converter para editable PATCH, que habilita nós de edição bezier em geometry, porém nunca mais ouvi falar de ningém que ainda usa isso. Se quiser tentar, as ferramentas são um pouco antigas e, comparado ao editable poly, um pouco ineficientes ate. Abraço! :)
Marcelo Monteiro dos Santos Chafurdemos =]
"MarceloSantos" disse: ...SPLINES e GEOMETRY sao coisas diferentes heim se quiser editar splines é só convertê-las para editable Spline e acessar os subobjetos (no caso, vertex, tecla1). Se quiser editar vertice de malha beleza agora, suavizar malha, aí é outro assunto. Aí é com o TurboSmooth.
Caro MarceloSantos, eu sei a diferença entre splines e geometry, assim como imagino que o Ever tbm saiba, a questão está em entender qual seria a dúvida exata dele, por isso que fiz o post acima (não entenda mal, estou só comentando). E tem como suavizar a malha sem ter que usar o turbosmooth, mas seria chamfrando as edges, polys, etc, o que aumentaria o número de faces, mas com a vantagem de aumentar apenas onde for necessário mais suavização, deixando os trechos que não forem necessários do jeito que estavam, depois seria seria selecionar os poligonos todos e aplicar o modificador Smooth, setar Auto Smooth e Prevent Indirect Smoth que a área desejada ficará suavizada, sem aumentar o número de faces onde não seria necessário (lógico que não é em todos os casos que isso funciona, mas ajuda bastante), depois é só converter de novo para Editable Poly para poder trabalhar com a malha de novo. Bom, toda ajuda sempre é bem vinda, sinta-se a vontade de comentar, estou apenas tentando me expressar melhor com relação ao que escrevi. Abraço!!!
Bah... só tenho a agradecer guris, uma verdadeira aula vocês dois me deram em poucos posts... valeu mesmo. Agora vou baixar a cabeça e estudar estas dicas. Sei que ando por caminhos bem díficeis pra chegar onde quero, mas é coisa que vai passando com o conhecimento e principalmente com a colaboração que recebo aqui de todos. Brigadão mesmo, de coração, por esta aula que vocês me deram. Abraço no coração do tamanho do Mundo. Everton Fonseca.
Evilwata q isso nem to levando a mal, relaxa cara ;) Ever com certeza forum de discussão não é o caminho mais dificil ;) vamo q vamo! Abração
Marcelo Monteiro dos Santos Chafurdemos =]
Não não... não era isso que queria passar ... imagina... O forum do 3D1 é sem dúvida alguma um dos meios mais fáceis de aprendizado. Não encontrei ainda na internet um site como este onde se tem um apoiao tão grande de todos da Administração aos novos membros. Peço desculpas se passei esta idéia mas jamais passaria por minha cabeça me desfazer do forum de maneira alguma. Mais uma vez peço desculpas a todos. Atenciosamente. Everton Fonseca.
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus." - (Mateus, V, 1-12.)
Oi Ever, tudo bem? Se quer editar as linhas igual faz no Corel, pode fazer sem problemas com os recursos do Editable Spline, este tutorial explica todos eles: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15213 Agora, se está falando de editar malha 3D igual edita linhas no Corel, ai é outra coisa e malha é muito diferente de linha. Concordo com o Marcelo nessa questão, porque a forma mais próxima disso seria o sistema de modelagem Patch (Surface). Só que a melhor forma de modelar no 3ds max, é editanto polígonos, porque ele foi feito para trabalhar com polígonos, o sistema Patch e Nurbs são secundários. Sendo assim, você deve aprender a usar os recursos do Editable Poly e aprender como controlar a malha para ser subdividida com o Mesh Smooth ou com o Turbo Smooth, porque em modelo de alta qualidade, sempre vai subdividir a malha com Mesh Smooth ou Turbo Smooth. Neste tipo de modelagem não tem nada haver com edição de linhas no Corel, nem de longe, então, tem que pensar no modo que o Max trabalhar e esquecer o Corel. Estes tutoriais explicam essa parte de modelagem e de como controlar a malha para subdividir. http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=22738 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=16148 http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14662 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14568 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=23367 Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143168

Últimos membros registrados: OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt.

Usuário(s) on-line na última hora: 448

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.