Biped ou Bones??? O que seria melhor para iniciantes?

Por: RogerioFerracin  

Em: 15/06/2007 10:26

Salve galera da 3d1, para quem esta começando a se aventurar no mundo do 3d o que vcs aconselhariam para Rig "bones"ou "biped", sei lá mas me parece que o bone é mais difícil e precisa de um pouco mais de experiência, mas gostaria de saber quais vantagens e desvantagens dos dois, é isso ai. Desde já birgadão pelas dicas!!!
Antes de pensar em rig, deve-se aprender a modelar objetos simples até os organicos, depois aprender a texturizar, iluminar, e por ultimo animar, para isso eu acho melhor começar com bones, que te dá mais controle, o bipede é meio automatico e complicado. Resumindo: Usa bones e skin Abraços
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Valew Estrazulas, eu penso mesmo em seguir as etapas, era só uma curiosidade minha, e também pra quando chegar nesta etapa já saber qual caminho a seguir. Brigadão mesmo
O Biped já te dá quase tudo pronto para animar, faltando apenas o envelope! Para aprender a configurar um Rig com Bones é mais complicado, mas te dá mais controle na hora de animar! Abraço!!
Oi Rogério, tudo bem? Concordo com os colegas, animação de personagem é a última etapa no aprendizado de 3D. Também concordo sobre o que falaram de Bones e Biped, o Biped é um sistema automático e limitado, com Bones você faz o que quiser, tanto que, manjando de Bones e Rig você pode incrementar o Biped e ai sim torná-lo mais poderoso. Tudo que é muito automático, muito fácil, muito mastigado já, sempre é mais limitado do que a forma "manual" de fazer, mas a forma "manual" sempre depende de muito mais experiência. Abraços
primeiramente é legal vc estudar modelagem e um pouco de animação antes de pensar em personagens..... qdo for pensar em personagens, para um primeiro é legal vc usar o CS só para poder treinar o skin (juntar a malha aos bones) e animar para entender como se anima um esqueleto.... depois sim, nos próximo vc estude bem a criação de um esqueleto conforme seu personagem precisar e criar um rig de controle para o mesmo.... mas lembre...uma coisa de cada vez para não meter os pés pelas mãos...
Abração Té+
"Edson" disse: O Biped já te dá quase tudo pronto para animar, faltando apenas o envelope! Para aprender a configurar um Rig com Bones é mais complicado, mas te dá mais controle na hora de animar! Abraço!!
Perfeita a sau colocação, só pra lembrar : grandes estudios como Blur, Blizzard e etc usam biped como base de rig então logo dá pra fazer muiitta coisa com o biped. Só pra constar, existe um script Hyperig do Paul Hormis (ex TD da blur e atual TD da Blizzard) que faz o envelope automatico do Biped. Gente, animação é animação, nao é um bom rig que faz uma boa animação e sim o animador !!! O Bom rig apenas facilita as cosias, vc pode pegar qualquer filme de 3d (de animação) e ver o making of, todos os filmes os caras tem problemas de rig, mas a animação é outra coisa, eles nem mexem na animação apenas corrigem o rig. Animação de personagens é atuação, mover uma esfera pro lado nao é atuacao e sim acao, por isso que os estudios de animção segmentam o filme, tem a galera de concept, modelagem, shade, rigging e animação. Não é só um cara que faz um filme e sim uma equipe cada um na sua expecialidade, aqui no Brasil que é assim, a gente é o "faz tudo" do cg. Penamos com isso, mas quando conseguimos e saimos do pais normalmente viramos chefe de algum setor ou até mesmo diretor. Eu aconselho começar com Biped, aprender animar nao quer dizer necessariamente aprender 3d, animação tem a muito mais tempo que CG, o CG apenas uma ferramenta ferramenta (nova) pra fazer animação. vlw !!!
não existe e nunca irá existir o rig perfeito para personagens complexos....especialmente se os mesmos forem para animaçãoes mais complexas..... todo rig sempre tem um ou outro probleminha q as vezes acabamos por animar frame a frame para contornar em um certo tipo de movimento...mas isso é normal e natural no processo (podem perguntar para qq animador famoso aqui do fórum ou de qq lugar se os mesmo não enfrentam problemas de rig)....por isso q é sempre bom fazer o rig de acordo com o personagem e o tipo de movimentos para minimizar os problemas, mas não esquentem com isso....se ficarem pensando em criar o rig perfeito, a animação não começa nunca....
Abração Té+
LeandroM concordo 100% com voce, é assim mesmo que acontece...ehhehe, nunca começa...ehehee Mas o que quero dizer que animação nao começou a exitir quando o 3d apareceu (a uns 20 e poucos anos tras), Branca de neve foi lançado em 1937 , quer dizer 70 anos atras (foi o primeiro longametragem de animação). Então , animar nao tem nada haver com 3d , parece esquisito , mas é a pura verdade. Eu ainda vou mais longe, no 3d animar é muito mais dificil que no 2d (isso é uma briga que tenho diariamente com os animadores 2d do meu dep.), mas aos poucos eles estao percebendo que certas coisas são complicadissimas de animar em 3d. Você pode começar animar no 2d (nao vou falar que vai animar no papel porque depois que eu vi o Mirage Studio rodando posso dizer que o papel acabou), aprender tudo que animação 2d tem como recurso e essas tecnicas são exatamente as mesmas do 3d. Entao voce sera um animador, se animar em 2d, 3d, stop motion nao interessa, animação é animação. É por isso que insisto no Biped como uma otima base pra começar animar em 3d, o CAT também é otimo (alias muito melhor que o CS) porque eles poupam o animador de saber uma serie de coisas extremamente tecnicas sobre 3d e sobre o software que esteja utilizando pra animar. O aprendiz pode pegar o livro "The animator´s Survival Kit" (que é a biblia da animação) e criar um biped , que é super simples e usar as mesmas tecnicas que o livro ilustra, que são para 2d. Se o aprendiz for fazer isso com bone, olha o tempo que ele vai demorar até começar a animar ? Outro ponto forte desse caminho de aprendizado é que quando vc já sabe animar, já sabe o que vai precisar no personagem em materia de Rig e nao perde tempo fazendo setups que nao vai usar. Em grande estudios , existe um rig basico por personagem, e pra cada cena que tiver algo que o Rig basico nao faz, eles refazem umn rig que faça o que a cena pede, Nemo, Incriveis e mostros S/A são otimos exemplos disso. Nossa isso é papo pra horas e horas de debate, entao vou parar poraqui.... vlw galera !!!!
"thunndro" disse: O aprendiz pode pegar o livro "The animator´s Survival Kit" (que é a biblia da animação) e criar um biped , que é super simples e usar as mesmas tecnicas que o livro ilustra, que são para 2d. Se o aprendiz for fazer isso com bone, olha o tempo que ele vai demorar até começar a animar ? Outro ponto forte desse caminho de aprendizado é que quando vc já sabe animar, já sabe o que vai precisar no personagem em materia de Rig e nao perde tempo fazendo setups que nao vai usar. Em grande estudios , existe um rig basico por personagem, e pra cada cena que tiver algo que o Rig basico nao faz, eles refazem umn rig que faça o que a cena pede, Nemo, Incriveis e mostros S/A são otimos exemplos disso. Nossa isso é papo pra horas e horas de debate, entao vou parar poraqui.... vlw galera !!!!
sim...esse livro é mto bom e tb tem o "Cartoon Animation" do preston blair q tem um boa enfase sobre animação e sobre anatomia de personagens.... eu não sabia q os estudio criavam um rig básico, mas até q tem lógica mesmo....provavelmente esse rig básico deve ser bem customizavel para se adaptar a anatomias diversas né??? e não pare por aqui não thunndro....esse tipo de assunto é bacana para debate e gera uma discussão bem saudável.... eu sou um aspirante e amador da área q sempre está atrás de conhecimento e quero tentar daqui a um tempo trabalhar mesmo com personagens e como eu sei q mtos aqui tb tem suas metas e sempre é bom poder aprender e debater com a galera experiente....
Abração Té+

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 435

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.