"Edson" disse: O Biped já te dá quase tudo pronto para animar, faltando apenas o envelope! Para aprender a configurar um Rig com Bones é mais complicado, mas te dá mais controle na hora de animar! Abraço!!Perfeita a sau colocação, só pra lembrar : grandes estudios como Blur, Blizzard e etc usam biped como base de rig então logo dá pra fazer muiitta coisa com o biped. Só pra constar, existe um script Hyperig do Paul Hormis (ex TD da blur e atual TD da Blizzard) que faz o envelope automatico do Biped. Gente, animação é animação, nao é um bom rig que faz uma boa animação e sim o animador !!! O Bom rig apenas facilita as cosias, vc pode pegar qualquer filme de 3d (de animação) e ver o making of, todos os filmes os caras tem problemas de rig, mas a animação é outra coisa, eles nem mexem na animação apenas corrigem o rig. Animação de personagens é atuação, mover uma esfera pro lado nao é atuacao e sim acao, por isso que os estudios de animção segmentam o filme, tem a galera de concept, modelagem, shade, rigging e animação. Não é só um cara que faz um filme e sim uma equipe cada um na sua expecialidade, aqui no Brasil que é assim, a gente é o "faz tudo" do cg. Penamos com isso, mas quando conseguimos e saimos do pais normalmente viramos chefe de algum setor ou até mesmo diretor. Eu aconselho começar com Biped, aprender animar nao quer dizer necessariamente aprender 3d, animação tem a muito mais tempo que CG, o CG apenas uma ferramenta ferramenta (nova) pra fazer animação. vlw !!!
"thunndro" disse: O aprendiz pode pegar o livro "The animator´s Survival Kit" (que é a biblia da animação) e criar um biped , que é super simples e usar as mesmas tecnicas que o livro ilustra, que são para 2d. Se o aprendiz for fazer isso com bone, olha o tempo que ele vai demorar até começar a animar ? Outro ponto forte desse caminho de aprendizado é que quando vc já sabe animar, já sabe o que vai precisar no personagem em materia de Rig e nao perde tempo fazendo setups que nao vai usar. Em grande estudios , existe um rig basico por personagem, e pra cada cena que tiver algo que o Rig basico nao faz, eles refazem umn rig que faça o que a cena pede, Nemo, Incriveis e mostros S/A são otimos exemplos disso. Nossa isso é papo pra horas e horas de debate, entao vou parar poraqui.... vlw galera !!!!sim...esse livro é mto bom e tb tem o "Cartoon Animation" do preston blair q tem um boa enfase sobre animação e sobre anatomia de personagens.... eu não sabia q os estudio criavam um rig básico, mas até q tem lógica mesmo....provavelmente esse rig básico deve ser bem customizavel para se adaptar a anatomias diversas né??? e não pare por aqui não thunndro....esse tipo de assunto é bacana para debate e gera uma discussão bem saudável.... eu sou um aspirante e amador da área q sempre está atrás de conhecimento e quero tentar daqui a um tempo trabalhar mesmo com personagens e como eu sei q mtos aqui tb tem suas metas e sempre é bom poder aprender e debater com a galera experiente....
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.
Total de membros registrados: 143170
Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.
Usuário(s) on-line na última hora: 435
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .