Oi gente, tudo bem?
É justamente o que eu disse na primeira mensagem, o Biped é super limitado mesmo, mas para quem manja de Bones e Rigging, além de Script e tudo mais, essa pessoa transforma o Biped num sistema super poderoso.
Ele sozinho é limitado, facilita de um lado e atrapalha de outro, quem usou qualquer outro plug-in de esqueleto para o Max sabe, o pior é o Biped, o CAT que a SoftImage comprou é absurdamente melhor, o PupetShop, que até o outro dia era gratuito também é melhor.
Uma que estes plug-ins permitem fazer qualquer esqueleto, mas quem manja de Bones também faz qualquer esqueleto com o Biped, pode fazer um dragão, um bicho de 4 patas ou uma aranha com várias patas, basta usar Bones e Rig junto com o Biped e boa.
Essa é a questão, seja como for, sempre tem que saber de Bones e Rig, porque para trabalhar legal com o Biped precisa disso, ai ele fica poderoso, pois tem as facilidades dele sem as limitações, já que resolveu elas com Bones e Rig normais.
Quem assistiu o Making of da Globeleza digital, feita pela Seaguls Fly, sabe do que eu estou falando.
Tiveram que usar Biped porque o movimento foi capturado, era MOCAP e o Max não lia MOCAP sobre Bones na época, mas o Flávio Mac fez um Rig lindo com Bones em cima do Biped e conseguiu tudo que ele queria, movimentos secundários de seios e bumbum, controles adicionais nas mãos e tudo mais.
As empresas que usam Biped não usam ele puro da forma que vem no Max, usam com Bones, Rig e muitos Scripts customizados.
Então, no final é mais difícil usar o CS bem do que Bones, porque para usar bem o CS precisa saber Bones também.
Agora, isso discutindo sobre a ferramenta, sobre a técnica nem se fala, nem tem o que discutir, quem é animador faz a animação com perfeição até à lápis e papel.
O Biped com Bones ou sem é apenas uma ferramenta, se não sabe animar, não adianta ter o melhor Rig do mundo, isso é fato.
A questão é que, para quem saber animar, ter uma ferramenta melhor ajuda muito, só isso.
Abraços