Biped ou Bones??? O que seria melhor para iniciantes?

Por: RogerioFerracin  

Em: 15/06/2007 10:26

LeandroM, que bom que posso ajudar vcs em alguma coisa, fico feliz de poder contribuir de alguma forma com o forum. só duas coisas que quero comentar (já que vc falou pra eu nao parar de falar , alias falo pelos cotovelos hehehe !!). "..mas é questão de tempo e evolução como td.....e animar não e mover algo de um lado para o outro e sim fazer a composição da animação na cena.....entender e saber usar cada um dos 12 princípios qdo se precisa e não usar por usar....saber ser observador e usar os conceitos gerais q são iguais para qq tipo de animação..... " Se estamos falando de personagens entao nao é animação é atuação!! Todas vez que considerar um persoganem como algo que nao existe vai ser dificil de dar personalidade a ele, ele tem que agir, pensar e ter sentimentos como um ator real é assim desde de Branca de Neve. "e tb tem o "Cartoon Animation" do preston blair q tem um boa enfase sobre animação e sobre anatomia de personagens.... " É sempre bom ter informação sobre animação, nenhuma leitrua é em vão (eu mesmo já li todos os livros do Preston Blair) mas essas tecnicas de animação nao são mais usadas, nao comumente. São tecnicas que nao se aprende mais pra quem tá começando, mas é uma otima referencia de como era feito antes dos Nine Old man´s da Disney, o que é papo pra mais 10 anos...hehehe. Do Preston Blair eu gosto da teoria de contrução de personagens, isso sim é usado até hoje no dia dia... Eu já fiz uns teste de StopMotion, coisa de maluco, deve ter uns monges que nao fazem nada alem de rezar e stopmotion ,dá um trabalho monstro !!!!! Eu fiz o workshop do Ed Hooks, comprei os 2 livros dele, o mesmo workshop que ele deu na PDI e na Pixar, e eu realmente concordo como ele pensa e vê animação, ele é professor de atuação e dá palestras sobre autação em animação. Aconselho a todos que gostam de animação a ler os livros dele, vai mudar seu modo de ver cinema e atuação. vlw !!!!
ATUAÇÃO ta ai a palavra certa para descrever a animação de personagens..... sim...é como no teatro em q os atores tem q incorporar seus personagens e agir da meneira qto a interpretação dos mesmos.....fazer com q o personagem tenha personalidade é a parte mais difícil de td....e acima disso pretender a atenção do espectador e no final ter um personagem carismático.... acho q o animador q além dos movimentos consegue dar td isso ao personagem é um verdadeiro artista.... sobre o Cartoon animation tem realmente coisas ultrapassadas e/ou desnecessárias, mas mesmo assim, ele tem um bom foco na relação movimento/peso q normalmente é passada mto superficialmente em outros livros..... não tem jeito mesmo....o bom é ler cada vez mais e somar o conteúdo bom de cada livro...
Abração Té+
Oi gente, tudo bem? É justamente o que eu disse na primeira mensagem, o Biped é super limitado mesmo, mas para quem manja de Bones e Rigging, além de Script e tudo mais, essa pessoa transforma o Biped num sistema super poderoso. Ele sozinho é limitado, facilita de um lado e atrapalha de outro, quem usou qualquer outro plug-in de esqueleto para o Max sabe, o pior é o Biped, o CAT que a SoftImage comprou é absurdamente melhor, o PupetShop, que até o outro dia era gratuito também é melhor. Uma que estes plug-ins permitem fazer qualquer esqueleto, mas quem manja de Bones também faz qualquer esqueleto com o Biped, pode fazer um dragão, um bicho de 4 patas ou uma aranha com várias patas, basta usar Bones e Rig junto com o Biped e boa. Essa é a questão, seja como for, sempre tem que saber de Bones e Rig, porque para trabalhar legal com o Biped precisa disso, ai ele fica poderoso, pois tem as facilidades dele sem as limitações, já que resolveu elas com Bones e Rig normais. Quem assistiu o Making of da Globeleza digital, feita pela Seaguls Fly, sabe do que eu estou falando. Tiveram que usar Biped porque o movimento foi capturado, era MOCAP e o Max não lia MOCAP sobre Bones na época, mas o Flávio Mac fez um Rig lindo com Bones em cima do Biped e conseguiu tudo que ele queria, movimentos secundários de seios e bumbum, controles adicionais nas mãos e tudo mais. As empresas que usam Biped não usam ele puro da forma que vem no Max, usam com Bones, Rig e muitos Scripts customizados. Então, no final é mais difícil usar o CS bem do que Bones, porque para usar bem o CS precisa saber Bones também. Agora, isso discutindo sobre a ferramenta, sobre a técnica nem se fala, nem tem o que discutir, quem é animador faz a animação com perfeição até à lápis e papel. O Biped com Bones ou sem é apenas uma ferramenta, se não sabe animar, não adianta ter o melhor Rig do mundo, isso é fato. A questão é que, para quem saber animar, ter uma ferramenta melhor ajuda muito, só isso. Abraços
Pô galera, o assunto é bem mais profundo do que eu imaginava, mas eu naum penso em já sair animando, aindo estou aprendendo a modelar devorando todos tutoriais que encontro, era mais uma curiosidade do que uma necessidade, aliás tem hora que fico na dúvida sobre continuar meus estudos pq é tanta coisa pra aprender que tem hora que dá uma desanimada, mas to estudando pra ter uma base legal pra depois partir pra um curso na área. Mas animação acho que é isso que o André disse mesmo, quem é animador anima perfeitamente com papel e lápis.
naem li as respostas tao tudo gigantes mais na moral e melhor animar com bones q ele e muito melhor de animar o rig vc pode aprender aqui mesno no 3d1 tem muitos tutoriais e animar depois do tutorial do andre de expression controller q pra min o mais dificil e fazer andar ai vai ser batata. e ainda tem o tutorial do edson.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 901

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.