Animar bones!

Por: alvesdeazevedo  

Em: 18/06/2007 00:20

Ola,,, pessoal, aprendi a fazer estruturas com bones, seus parametros e tal.. aprendi tambem a aplicar o skin, mas como faço para animar a estrutura? Essa e a minha duvida no momento, se alguem conhece um tutorial que explicando como caminhar ja serve!!.. um grande abraço!
Blz cara! Voce tem que animar na mão mesmo... Com o Auto key ou set key voce vai criando os quadros chaves da animação, no espaço de tempo que voce quiser... A interpolação dos movimentos vai ser feita automaticamente pelo programa... vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Vixe kra, num faz isso nao!. A tecnica é essa mesma? . Tipo, . para fazer uma caminhada, tenho que determinar no quadro 1 o pe inteiro no chao, no quadro 10 o calcanhar levantado, no quadro 20 o pe no ar, etc????.. Conhece algum tutorial ?
Se vc quer um simulador de bones, use o endorphin, mas ele é pago.
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Humm.. eu conheci esse software, mas eu quero uma tecnica que me de mais "poder" para movimentar.... pode ser ate mesmo por auto key,.. mas eu gostaria de saber onde encontro um bom tutorial sobre.... um grande abraco!!!
Oi gente, tudo bem? Vou tentar explicar essas questões, são chatas mesmo de entender quando está muito no começo. O Endorphin é um programa para simular colisão de corpos orgânicos, não é para animar um personagem andando ou qualquer coisa deste tipo. Se você tem uma animação onde o cara vem correndo e toma um tiro de 12 no sentido contrário, ou um cara que cai de uma escada, como você vai animar isso manualmente? É impossível, então, criaram o Endorphin, para simular a estrutura Bone apenas nessa situação, você importa a animação só dessa parte da colisão criada no Endorphin, ou seja, é para casos muito especiais. Na minha seção pessoal aqui do site tem alguns testes que fiz com o Endorphin logo que saiu a primeira versão. O Max tem um recurso para isso, muito inferior, obviamente, mas dá para brincar, é o RagDoll do Reactor. Um programa para animação de personagens é o Motion Builder, também da Autodesk, era da Alias antes deles comprarem da Kaidara na versão 5, se não me engano. Mas eu acho que é complicar demais ficar animando num lugar e usando em outro, se sabe animar, faz em qualquer programa, até à lápis e papel, então, se quiser automatizar no Max mesmo, você pode usar o Character Studio (Biped), que é automático e limitado se a pessoa não manjar de Bones e Rig também, para incrementar o Biped. Animação é com Key Frames, em tudo, seja um personagem ou uma bolinha, em raros casos usa-se simulações fisicas. Ainda não inventaram uma forma melhor de animar do que com Key Frames, todos os programas trabalham assim, até os que não são de 3D. Agora, sobre a questão de animação colocada pelo Alves, imagine se fosse fácil, a Pixar não levaria mais de 2 anos para produzir um filme de 2 horas tendo mais de 200 pessoas envolvidas. Se fosse fácil, todo mundo animaria personagem numa boa, só que animação de personagem é a última coisa que se aprende em 3D, só depois de conhecer tudo de animação que vai estudar animação de personagem. O primeiro não vai ficar bom, nem o segundo, nem o terceiro e pode ser que nem os próximos, até pegar bem o timing de animação. Usar referências ajuda muito, como as famosas e antigas Plates do Muybridge. Com a prática e a experiência você vai animar com desenvoltura. Mas não sobre uma estrutura Bone qualquer, tem que ser um estrutura Bone com um Rig muito bem feito, quanto melhor o Rig, mais fácil será para animar. Montar a estrutura Bone é fácil, o difícil é o Rig e o mais difícil é animar com desenvoltura. Com um Rig bem feito, você cria controladores usando os recursos de Controlles, Constraints, Wires, Expressions, Manipulator, entre outros, para manipular a estrutura Bone, assim, essa estrutura vira quase uma marionete. Veja essa imagem, é antiga, acho que é de 2002, é um Rig que eu fiz para um personagem e mostra alguns menus customizados e alguns objetos de controle lincados na estrutura. Sempre uso ela para ilustrar essa situação. http://www.tresd1.com.br/Temp/andre_rig.gif Usando uma estrutura com um bom Rig, ficará bem mais fácil de animar, mas não significa que permitirá fazer uma boa animação, porque só a prática e a experiência que permitem fazer uma boa animação. Na seção Modelos>Cenas para Estudo, tem um Rig criado pelo nosso amigo e colaborador, Fábio MR, você pode baixar para estudar como foi feito. Também tem vários tutoriais sobre este assunto aqui no site. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143168

Últimos membros registrados: OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt.

Usuário(s) on-line na última hora: 427

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.