Como otimizar o desempenho na viewport!

Por: Jefferson Santana  

Em: 19/06/2007 07:54

Ola, Galera! Seguinte eu modelei um objeto no SolidWorks e exportei em ".igs". Após isso importei para o 3ds max. Nas configurações de exportação do SolidWorks eu usei faces NURBS. O Meu problema é que na viewport do max esta muito pesado isso, sei que minha maquina não é la grande coisa mas... gostaria de saber se teria como configurar a viewport diminuindo alguma coisa para ter um desempenho melhor? Aguardo!
Olha quem ta aqui rapa :D... ae amigão da um olho nesse post http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=23177 Abraço...;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Oi Je, tudo bem? Normalmente objetos modelados nestes programas chegam no Max com uma resolução muito alta, bem maior do que o necessário, ainda mais em IGES. A única opção é diminuir a quantidade de faces usando o modificador Optimize ou o Multires. Isso deixará mais leve, mas a malha não ficará mais em quad e pode apresentar alguns defeitos, dependendo do nível de otimização. Se quiser manter o objeto em alta resolução e otimizar o trabalho na Viewport, então, pode teclar O, para ligar o Adaptative Degradation. Assim, quando mover ou rotacionar, o objeto aparecerá como uma caixa de arame. Ainda pode selecionar o objeto, clicar com o botão direito, escolher Properties e marcar a opção Bounding Box, assim, o objeto será mostrado o tempo todo como caixa de arame, deixando a Viewport leve. Abraços
fala, je.americana , cara trabalho com solidworks e quando resolvo fazer algum render dos serviços aqui da empresa, eu faço o seguinte, antigamente eu exportava em igs mas agora faço assim 1 - no solidworks eu salvo em ACIS(*.sat) 2 - abro o DWG editor ( que isntala junto ao solidworks ) 3 - já dentro do DWG editor vc vai em FILE -> ACIS In... vai lá e localiza seu arquivo 4 - o DWg editor irá abrir seu desenho, ai vc vai e salva em DWG 2000 5 - abra o Max e import o arquivo DWG, ai aparecerá uma janela aonde vc pode deixar o desenho mais detalhado ou menos detalhado, quando mais detalhado mais pessado e mas perfeito fica, menos det ele fica mais "qaudrado" e mais leve, ai vc importa umas vezes ae até ficar bom..... espero ter ajudado..... flws......
Carlos Sanches

www.behance.net/carlossanches
www.linkedin.com/pub/carlos-sanches/1a/703/43b
Ow Rapaziada!!! Valew mesmo DEMON (FINHO), ANDRÉZÂO (Administrador) e o CAOSDESIGN... Valew mesmo pelas dicas ae.... Vou ver se consigo resolver meu problema aqui... Agradeço...
Jefferson Santana
Galera me pintou outra duvida. O André comentou de usar o modificador OPTIMIZE, pelo que eu verifiquei ele diminui os detalhes do modelo na VIEWPORT... mas e no RENDER? vai sair da mesma forma da VIEWPORT ou no formato original?
Jefferson Santana
Bom até onde eu sei o optimize faz um calculo q permite reduzir q quantidade de edges/vertex "desnecessarios" tendo em vista q n modique a qualidade do original. Consequentimente ganhando um tempinho de render :D As vezes a perda a qualidade é pequena, e q vale a pena ultiliza-lo. Cabe a vc verifica se valera utilizar nos seus modelos, para diminuir o tempo de render deixando menos complexo seus modelos. Até + amigão... ;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Amigo DEMON, eu fiz um RENDER aqui com o modificador OPTIMIZER no meu modelo, e saiu como antes de efetuar o modificador (ou seja. TUDO CERTO)... mas la na viewport ficou bem diferente... quadrado! mas o render e a manipulação na VIEWPORT melhorou consideravelmente! Dessa forma já da para continuar o meu trabalho tranquilo!
Oi gente, tudo bem? Primeiro eu queria agradecer as dicas do caosdesign, que tem mais experiência nisso. Realmente, se tiver como exportar em DWG, é a melhor opção de todas para importar no 3ds max, é a opção que ele entende melhor. Para definir a qualidade como o caos disse, você ajusta o valor de Surface Derivation na janela de importação do DWG. Esta FAQ explica como fazer a importação de DWG no Max: http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=14688 Agora, sobre o Optimize, ou mesmo o Multires, eles reduzem a quantidade de polígonos na malha 3D de verdade, então, modificam a forma do objeto de verdade e pode reduzir mais do que apenas o excedente, depende da configuração que aplicar. O Optimize com 4 reduz o suficiente para não modificar muito a malha, mas coloque valores bem maiores para ver, vai modificar o objeto na Viewport e no render. Mas tem a opção de configurar o Optimize para usar um valor na Viewport e outro no Render, assim, poderia fazer ele ficar zerado no render e usar valores altos na Viewport, otimizando apenas na Viewport. O Multires não permite tudo isso, você define a porcentagem de vértices que deseja manter e ele faz a redução tentando não modificar a malha 3D, mas dependendo da porcentagem não dá, então, também modifica o objeto. Estes modificadores também modificam a malha de forma irregular, perdendo os polígonos sempre quadrados, o que dificulta muito a edição deste objeto depois, então, isso só deve ser feito se não for mais modelar nada no objeto. Abraços
Valew ANDRÉ... Eu relamente percebi... que importar DWG é a melhor forma, parece que MAX lida melhor do que as outras extenções!!! Valew pelas dicas ae...
Jefferson Santana

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 713186.

Total de membros registrados: 140358

Últimos membros registrados: sgengenharia, Outenrebecs, Vincemberger, profunction, CuralisCBDKapsler, purivakopen, CuralisCbdCapsules2025, Naitoran.

Usuário(s) on-line na última hora: 664

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.