Oi Nhuks,
Não desiste do MR não, ele é muito bom, mas por ser tão bom é que ele é muito complexo, eu te recomendo comprar o CD de MR da 3d1, vai te ensinar muito, pois ai vc vai achar como em nenhum outro livro todos os parâmetros de configuração explicados em detalhe, mas não só te falando dos valores a colocar, vc vai ter uma aula completa de para que serve e como configurar cada parâmetro.
Eu também fiz uma caneca parecida, mas utilizando caustic, que esse sim é um processo demorado, e ainda assim não demorou tudo isso, ela esta no grupo de estudo de MR na pagina 61 por se quiser dar uma olhada, só que vc esta com ó max 9 e acho que eu utilizei o 8, não me lembro.
Uma das coisas que vi errada na tua configuração é que o numero de photons no GI, está muito baixo (170), com essa quantidade nem da para perceber o GI na imagem, aumenta ele. Primeiro faz testes só com GI sem utilizar FG.
Mas bom realmente não da para explicar todos os parâmetros, pois como falei o MR é complexo, mas ao mesmo tempo quem domina ele consegui imagens com um realismo incrível.