Água, Vidro e mais alguns problemas...

Por: AcquaBlue  

Em: 23/06/2007 00:26

Comecei a brincar de novo no max, e voltei então pra atazanar vocês :D Vou la... Fiz uma garrafa de smirnoff msm aqui no meu max e fiz um material de vidro utilizando raytrace. Cool... o vidro ficou show, mas me dei com dois problemas... Primeiro.... Como eu posso fazer o liquido de dentro da garrafa? E como seria mais ou menos um material do tipo, eu faria com Raytrace também? Segundo... A smirnoff tem aquela capa (O adesivo com a logo marca e etc.). Eu consegui um bitmap plano dessa capa, e queria por em volta da garrafa... Pelo raytrace, tentei por pelo diffuse, não foi, ai comecei a testar em todos pra ver se em algum aparecia XD, não apareceu... Ai fiquei na duvida se pelo raytrace teria como eu por aquela capa. Então galera? Ajuda? ;D Vlw, e desculpa as perguntas serem tão bobas.
Ola AcquaBlue :)... Isso definitivamente n é uma "pergunta boba" como disse. Pelo contrário, ela é muito interessante!!! Tive até que pesquisar um antigo material que tenho guardado aqui p/ relembrar :D Bom basicamente o que muda de liquido para um vidro é o IOR(Indice de Refração dos Objetos) tem uma lista com os respectivos valores. Aqui está http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17061&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight= Agora com relação ao adesivo no vidro(raytraced), logo depois que vc fizer o vidro adicione um material "Blend"(Mistura) onde nele vc pode difinir dois tipo de "Misturas" (o "material1" deve vir com o material raytraced) dae no "material2" entre nele e coloque a textura(o adesivo) no canal difuse. Dependendo de como esta o adesivo, vc vai sentir a necessidade de utilizar outro campo "Mask"(nele vc pode ocultar o q não vai querer mostrar dessa textura de adesivo criando uma mascara em preto e branco). Procure algo sobre esse tipo de material no help do max. N sei se fico meio confuso + se por alguma eventualidade vc n entender ou tiver dúvidas poste ae. Até pq são 03:37 da manhã e eu acabei de chegar da rua (meio sóbrio). hahahahaha :-P Ae pessoal se tiverem outras formas de fazer me mostrem ae que fiquei curioso também. Abraços...;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Uma outra forma seria atribuir Id´s aos polígonos das garrafas. Seria utilizado material multi/sub object. Nos polígonos de vidro, uma ID. Nos polígonos do rótulo, outra! Abraços
Doe medula óssea! Doe vida!
é tirmey eu pensei nisso do multi object e de fato tive que utiliza-lo para fazer a capa superior da bebida... Mas na hora de fazer o rotulo cai no problema de que o adesivo faz a volta completa na garrafa, então aquela parte ali não ia ficar muito boa em relação ao vidro... Mas... Vo testar aqui, e deu pra entender sussegado... ;D Vlw a ajuda ae!
Ahá!! Aí entra em cena um macetinho mão na roda... Edepois de postar achei que você poderia ter essa dificuldade... Dentro do subobjeto polígono, marque a caixa ignoring backfacing. assim só os polígonos da parte de fora da garrafa que você quiser serão selecionados. Para o Rótulo use material "double sided". O lado exterior será o rótulo em si, e o interior o que você quiser (já que é um rótulo, se for de papel branco tá de bom tamanho.) Posta depois sua garrafa! Abraços...
Posto sim, mas o problema desse rotulo, é que ele é diferente de um rotulo comum de refrigerante por exemplo que é um papel que envolve toda a extensão do centro da garrafa, mas sim um adesivo de recorte... Vide imagens... To testando aqui agora essas coisas ;D Smirnoff Coca Cola
Entendi a do Rótulo Acqua... **** O que falei precipitadamente e que NÃO se aplica neste caso: **** Mapa de opacidade.... Você pode criar no photoshop um mapa de opacidade, e aplicar em ambos os lados do material double sided! Se você já tem a imagem do rótulo fica moleza.... ******************************************************** Com mapa de opacidade utilizado desta forma, partes da garrafa iam ficar vazadas, sem textura ou transparência. O ideal é fazer mesmo o que o André falou mais a frente no tópico: Selecionar alguns polígonos da garrafa, copiá-los e recortar o rótulo usando o cut ou o shape merge e deletar os polígonos que não serão usados. Acredito que possa ser utilizado mapa de opacidade nos polígonos copiados. Corrigi as baboseiras que falei só para realmente ajudar ao invés de confundir ainda mais... Já os detalhes de relevo da garrafa aí já complica.... Ou modela "na mão", ou usa um mapa de displacement! Abração![/b]
Eh o relevo eu acho que vou deixar passar, pelo momento... XD, mas to vendo agora o rotulo msm XD
Galera de fato estou tendo problemas com esse rotulo... Acima estão os testes... Mesmo depois de aplicar um bitmap em difuse ele não apareceu... Como ele esta em Blend, então pra testar desativei o material do vidro, e o que sobra... uma bola preta. Achei estranho... Não mudei nenhuma configuração do bitmap, e simplesmente apliquei o mesmo bitmap num 3º slot, esse apareceu, mas no blend não apareceu ainda, nem com reza brava XD... Aproveitando... Alguem teria como me explicar como funciona o Fog dos maps de raytrace? Obrigado desde já;D
Oi AcquaBlue, tudo bem? Você já leu os tutoriais sobre vidro Raytrace aqui da 3D1, neles eu explico todos os detalhes para criar vidros com este material, incluindo vidro colorido e com volume. O link é esse: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15321 Porque vai dar para melhorar bastante esse vidro. A diferença para a água é uma só, o Index Of Refraction, conhecido por IOR. O material de vidro e de água são idênticos, a diferença é apenas no IOR, no vidro é 1,5 e na água é 1,3. Para estes materiais ficarem bons, precisa ter alguma coisa em volta para refletir e refratar, você pode simular um ambiente em volta aplicando uma imagem no Environment. O ideal é aplicar uma imagem HDRI, porque elas geram brilhos e reflexos mais bonitos e realistas. Neste tutorial você aprende a aplicar imagens no Environment: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14751 E nesta seção do site você encontra diversas imagens HDR para baixar, todas já estão desenvelopadas e prontas para usar: http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=15232 Sobre a questão do adesivo, a melhor forma de fazer é criando um Mesh de verdade. Você pode fazer uma cópia da garrafa, cortar o rótulo no Mesh, poderia usar até o Shape Merge para fazer isso, depois deleta o resto dos polígonos e fica só com o rótulo, colocando bem próximo da garrafa e aplicando a imagem normalmente nele, até para ter o recurso de 2-sided e não aplicar a imagem do lado oposto, assim ficará certo também quando olhar a garrafa contra o rótulo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 350

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.