O que é Skydome e como trabalhar com ele?

Por: Jefferson Santana  

Em: 31/07/2007 10:44

Ola, Galera, de frente com a palavra SKYDOME, me surgiu dúvidas! O que é um Skydome? O que ele faz? Como fazer um Skydome? Em que situação poderia usar e qual é a mais indicada? ...
É só uma esfera envolvendo a cena para simular o céu. É muito usado com o mental ray para trabalhar com photons em cenas externas.
Múcio
Ola, "mucio" beleza! Kara achei que era uma luz! Intaum a cena fica dentro de uma esfera com a iluminação? Essa técnica é denominada de Skydome? O resultado é bom? É bastante usado? ...
é assim, voce cria uma esfera, coloca ela dentro de um cenário, da um "flip" nas faces para elas se inverterer, e na visao do cenario, a esfera ficara parecendo um "céu", aplicando texturas e tal fica muito bom
Oi Jê, tudo bem? Sky Dome é um domo para o céu, pode ser usado apenas com uma esfera e uma imagem de céu panorâmico aplicada, pode ser usada para distribuir luzes Omni com o Scatter e gerar uma cúpula iluminada, é usado para simular iluminação global e tem até plug-ins que fazem isso automaticamente, o mais famoso é o E-Light. Agora, no Mental Ray é uma técnica muito importante, porque no Mental Ray os materiais podem emitir luz, com ou sem HDRI, então, você pode usar imagens HDR ou Shaders para emitir luz a partir dessa esfera, simulando a iluminação do céu. Ainda tem a questão do uso de Photons em cenas externas, neste caso é muito importante ter uma esfera envolvendo a cena, para não deixar os Photons se perderem no espaço, pois isso vai elevar absurdamente o tempo de render e vai exigir muito mais Photons para obter um bom resultado. No vídeo curso de Mental Ray eu mostro todas as técnicas de Skydome no Mental Ray. Abraços
Ow valew mesmo em Fud, André... brigadão também... grato por solucionar a minha duvida. Pow André... vou adquirir esse curso de Mental Ray... AHuHAUhUAH... guarda o meu ae André...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 713187.

Total de membros registrados: 140358

Últimos membros registrados: sgengenharia, Outenrebecs, Vincemberger, profunction, CuralisCBDKapsler, purivakopen, CuralisCbdCapsules2025, Naitoran.

Usuário(s) on-line na última hora: 758

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.