Posicionamento de objetos sem sobrepor suas malhas

Por: bernardomb  

Em: 01/08/2007 23:35

Oi gente, tudo bem! Gostaria de saber se o Max tem algum recurso para ajudar a posicionar objetos na cena, um sobre o outro de maneira aleatória sem que a malha de um objeto entre na malha de outro; o que causa problemas no render.
Olá Bernardo, Tenta o modificador scatter, que pega um objeto como sample, e espalha pela superfície de outro... Abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
bernardomb Se não me engano existem alguns plugins com essa finalidade também. De uma procurada em www.scriptspot.com/3ds-max. É bem provável que você ache algo lá. Mas idéia de usar do Scatter também é uma ótima solução. O ideal é você testar as duas opções, caso ache o script e ver qual delas irá servir melhor para o que você precisa. Abraços
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Ola bernardomb :)... bom posicionar de maneira aleatoria pode testa o compound scatter como os amigos falaram. Agora se fosse só para posicionar na cena um objeto em função de outro, no limite e sem sobrepor, vc poderia utilizar a ferramenta "Align" configurando da maneira adequada. + no seu caso vc quer uma aleatoriedade então tenta mesmo o scatter. Abraço...
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Oi gente, acho que me expressei mal, o que quero é empilhar objetos criando por exemplo um monte de pálitos sem que a malha de um entre na outra. O Scatter só dispersa os objetos na superficie, isso eu até posso fazer com o "Align". O problema está quando coloco um sobre o outro com os objetos dispersos...
Acho que entendi.... é o que eu estava tentando fazer com um pote de jujubas.... Eu posicionei manualmente os objetos, mas tinha às vezes superposição. Como não ia focar este objeto nem me preocupei com isso. Pensei até em usar o reactor, mas acho que ficaria muito pesado. Alguém tem alguma sugestão?
Isso é curioso... n sei se entendi ainda + talvez trabalhando com "arrays".
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Demon, array fica muito uniforme... acho que é uma coisa bem aleatória que o bernardo quer, tipo um pote de balas mesmo!
tirmey: Você entendeu o que eu quero, agora é esperar alguma sugestão...
bernardomb Olha... pode ser que alguém venha com uma sugestão melhor, como algum plugin ou algo do gênero... Mas o que vejo como melhor solução para fazer isso seria usar o Reactor. Crie UM palito, copie ele algumas vezes Instaciado e altere/rotacione aleatoriamente os eixos X, Y e Z deles. Depois selecione todos (Ctrl+A) e novamente copie Instaciados. Com esses novos selecionados, altere/rotacione todos de uma vez para deixar diferente dos primeiros. Repita algumas vezes este processo. Depois basta usar o Reactor - http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15294 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=13226 Uma outra opção poderia ser usar sistema de partículas, mas não sei como funciona a “lógica” da coisa, e acho que não seria este o caso. Bom... acho que isto pode solucionar seu problema. Qualquer dúvida posta ae que tentaremos lhe ajudar no que for possível. PS: Não esqueça de clonar Instanciado o(s) palito(s), pois poderá alterar suas configurações para deixar o objeto/malha mais leve na hora do cálculo do Reactor, e depois de pronto o resultado, você poderá, caso precise, retornar a uma malha mais complexa. PS 2: O Reactor se torna pesado quando existem muitos objetos na cena, ou uma malha muito complexa. Abraços.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 955

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.