Copo de vidro - Problema com material

Por: Jeferson Bassalobre  

Em: 04/08/2007 18:24

Olá, ainda sou novo no 3ds max e estou tendo alguns problemas com materials ainda, como vidro eu não consigo deixar ele como queria, e o mais proximo que consigo foi este ai estou usando a render que ja veio no 3d max, tambem estou com problema com uma outra cena que é o model de uma formiga mas isso depois eu posto aqui mesmo, sobre o vidro não sei se é bug ou algo assim porque eu fiz ele do modo que vi em um tutorial mas não era assim que eu esperava :(
Jeferson Bassalobre Se está começando no Max, vão duas dicas: 1- Estude muito mesmo cara. Leia, faça e refaça os tutoriais. E testes, muito e muitos teste. 2- Não espere conseguir ótimos resultado já no início, pois se for assim irá se decepcionar... é um processo de aprendizado que não vem da noite para o dia, mas que se levado a sério e feito com gosto, em algum tempo já estará dominando razoavelmente bem o soft para se sentir mais a vontade com ele, e consequentemente obtendo cada vez melhores resultados finais. Quanto ao seu material vidro, posta o link do tutorial e também a setagem do mat. para podermos analisar e quem sabe lhe ajudar, ok? Abraços e seja bem vindo ao fórum.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Olá Juliano, primeiramente obrigado, bom eu dei uma boa lida em tudo ja que vi no basico que tem na seção de tutorial aqui do site e tambem encomendei um livro que vi mas só chega na proxima semana, e estou começando pelo escultopintura dei uma lida nos materials de la, bom eu consegui fazer melhor agora mas o fundo ainda sai torto, tentei com o mental ray ligado ja mechi nas configurações do reflection e refraction mas não mudou muita coisa, saiu mto melhor e sem serrilhado também com o mental ray, o meu problema mesmo com o copo era só o fundo dele, e só aconteceu isso com o copo, eu fiz mais duas cenas com outros objetos e saiu tudo ok como eu esperava, até a formiga está otima mas ainda tenho que corrigir umas medidas na perna dela, bom eu tentei usar um outro tutorial aqui do forum também usando o vraymap mas aqui o simbolo dele fica cinza e se eu aplicar forçado o vidro fica preto edit: bom desculpa pela sombra ainda estou lendo sobre ela, e estou usando o mental ray agora, bom coloquei outra foto agora e nela da para reparam bem o que esta dando errado, estou usando Raytrace também no material
Oi Jeferson, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que goste e participe bastante. Vidro é facinho, é um dos materiais mais simples que tem, o problema não é o vidro, é o entorno. Leia este tutorial que vai te explicar como fazer todo tipo de vidro transparente e colorido no 3ds max, seja no render padrão ou no Mental Ray. O link é: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15321 Mas mesmo que faça o material corretamente, pois o seu já parece estar correto, nunca vai ficar bom no render se não tiver um "mundo" ao redor. Porque materiais reflexivos e refratários refletem e refratam tudo que tem ao redor, se só tem o fundo preto do Max e um plane com cor chapada como piso, não tem como ficar bom, porque o vidro vai refletir e refratar estas cores. Só de colocar uma imagem HDR no Environment do material ou do programa, já vai melhorar muito, porque o vidro vai refletir e refratar o HDRI. Nesta seção do site tem diversas imagens HDR panorâmicas para download, são ideais para este fim. O link é: http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=15232 Agora, trocar de render para o Mental Ray ou para qualquer outro, não melhora em nada, normalmente piora, porque estes outros renderizadores dependem de um monte de configurações para a cena ficar boa, não é só clicar em render como no Scanline. O seu copo ficou serrilhado no Scanline por falta de Antialiasing, nesta FAQ explica como resolver: http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=14686 O mesmo acontece com o Mental Ray se não ajustar corretamente o sistema de AntiAliasing dele, que é muito mais complexo do que o do Scanline. O problema da sombra é porque você esta usando sombra Shadow Map, nunca deve usar este tipo de sombra com o Mental Ray, apenas Raytraced Shadows, essa é a primeira coisa que precisa saber antes de usar o Mental Ray, porque sem Raytrace muita coisa vai dar errado. Se está começando, esquece de V-Ray e de Mental Ray por um tempo, tem muita coisa para aprender no Max primeiro. Use sempre o Scanline para testar, porque no mínimo vai aprender muito mais rápido e depois poderá usar tudo que aprendeu com o Mental Ray sem o menor problema. Mas de qualquer forma, aplique a imagem HDR no Environment do Max, troque a sobra da luz para Raytraced, coloque uma luz Skylight na cena e diminua a intensidade dela para 0,6. Abra a janela de render teclando F10 e habilite o Final Gather do Mental Ray na janela Indirect Illumination. Se estiver no Max 8, coloque 128 no Samples do Final Gather e 2 no Bounces. Renderiza e veja, vai sair bem melhor. Se estiver no Max 9, coloque 128 no Rays Per FG Point, 2 no Bounce renderize para você ver. Mas como eu disse, essa não é nem de longe a linha certa de estudo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 928

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.