Como fixar uma barra de ferramentas?

Por: marcelo prado  

Em: 05/08/2007 21:47

Gosto de usar ter a mão todos os ícones da barra de ferramentas “DefaultUI with Tab Bar” que guardei do 3ds Max 6 e que importo customizando a interface do usuário. O problema é que sempre que inicio um trabalho preciso carregar a barra para tê-la disponível na tela. Há como traze-la junto com as outras toda vez que iniciar o 3ds Max?
marcelo prado -------------------------- www.3dview.com.br
Isso que você usa é um Script? É aquele Script que coloca aquela barra antiga no Max, não é? Então, coloca ele dentro da pasta Scripts>Startup, ai ele sempre vai carregar junto com o Max
e ai super max pra mim isso não funcionou não! ou Marcelo faz o seguinte como o arquivo ta com esse nome “DefaultUI with Tab Bar” deixa ele assim “DefaultUI” e copia ele na pasta CUI max ma eu eu recomendo faz um copia do mesmo que ja tem lá para caso de algum problema dai e so abrir max e pronto. Obs se por acaso não carregar a barra carregue-a e das proximas não sera + necessario falou 3dsmax.6.tab.bar.rar http://www.3dpoder.com/foro3dpoder/attachment.php?s=80a2e5966826eb630bf4cfd31e2db954&attachmentid=6481&d=1092041606
Pois é, já pensei nisso Raytato; mas a barra "DefaultUI" tem outros comandos que eu não mais teria na tela. E a barra em questão, supermax, é mesmo um arquivo de extensão ".CUI" como sacou o Raytato. Outro detalhe é que junto com a barra "DefaultUI with Tab Bar" veio um documento de texto de mesmo nome que, aberto no BLOCO DE NOTAS, parece mesmo um script. Se for mesmo um script, não seria o caso de carrega-lo como New Script através do menu MAXScript que tem na barra default do MAX 8?
Entendi Marcelo, Vlw
Oi gente, tudo bem? Essa barra é super antiga e obsoleta, porque todos os comandos podem ser acessados pelo painel lateral, como sempre foi, e mesmo que acesse por outro lugar, como esta barra, ainda vai ter que usar os painéis lateriais para configurar os parâmetros do recurso que está usando, por isso que essa barra não vingou. Ela surgiu no Max 3 e no Max 4 já estava escondida no programa, durou até o Max 5 e retiraram, porque além de não ter utilidade, ainda ocupa a área da Viewport, que é a parte mais importante do programa. Por isso que profissionalmente usam dois monitores para trabalhar no Max, porque quanto maior a área da Viewport, mais produtivo será o trabalho, menos Zoom e Pan precisa dar, a navegação na Viewport fica mais confortável quanto maior ela for. Se coloca uma barra dessa que tem o triplo do tamanho de uma barra de ícones comum, vai retirar um espaço precioso da Viewport e tudo que tem nessa barra pode ser acessado de outras formas como sempre foi feito no Max. Se vocês se acostumaram muito com essa barra, é bom começar a se desacostumar, porque não é uma boa idéia usá-la, ainda mais se sobrescrever a interface do Max, porque vai retirar muitos recursos novos e não terá mais como acessá-los ou terá que colocar atalhos e editar a interface. Não vale a pena o trabalho nem de longe, só se essa barra fosse realmente útil, mas não é. Abraços
As suas observações são mais do que coerentes, André. Concordo com vc que todo espaço roubado das viewports prejudica o trabalho; a ponto de ver como disperdício o espaço ocupado pelos comandos de animação, já que produzo exclusivamente imagens fixas. Mas acredite, a linguagem iconográfica dessa barra torna compreensível ou no mínimo intuitiva, funções e operações do programa para iniciantes que, como eu, tem dificuldades c/o inglês técnico empregado no Max.
Oi Marcelo, tudo bem? Concordo plenamente com você, eu não tinha pensado por este lado e você tem toda razão. Na barra tem o desenho do ícone que já indica o que faz o recurso e no painel lateral só tem o nome escrito. Eu esqueci que no começo demora até os iniciantes conhecerem o nome de tudo e o que faz cada coisa, no Max 1 eu passei por isso também. Neste caso a barra pode ajudar legal sim, apesar de tomar espaço da Viewport. Sobe a barra de frames, tecla CRTL+X para aumentar a área das Viewports, é uma delícia trabalhar com o Max assim, ainda mais se tiver dois monitores, porque pode deixar o painel de ferramentas no outro monitor, mas pode deixar flutuando sobre a Viewport também. É bom conhecer os atalhos do Max para poder trabalhar assim. Abraços
Eu chego lá, André. E em grande parte, graças a boa vontade de Gurus como vc.
Como se usa 2 monitores para trabalhar?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 518

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.