stereografia

Por: maína  

Em: 22/08/2007 14:36

pessoal estou estagiando no instituto de energia nuclear da UFRJ e o pessol aki ta fazendo uns videos educacionais sobre a energia nuclear, os reatores e tal... o negocio é que eles tão mesmo é querendo fazer em projeção stereografica, com dois projetores, filtros coloridos... ja instalamos o tal plug in max stereographer e ja estamos renderizando algumas coisinhas, pra ver se fica bom com o oculos baratinho de farmacia, sem fantasmas e tal algumas coisas dão certo, outras, infelizmente, não saem imagens legais será que eu posso modificar alguma coisa na distancia da camera, ou nos parametros do plug in como a distancia interocular ( 6.5?), o image offset ou a saturação???? outra coisa, nao entendi porque que o menino da pergunta principal do forum ( gilcimar) nao conseguiria usar esse plug in, no caso dele?!!!
namastê
Oi Maína, tudo bem? Seja bem vinda ao nosso site, espero que participe bastante. Mas nessa questão eu não vou saber te ajudar muito, porque não tenho experiência em estereografia. Tinha um amigo nosso aqui com muita experiência nisso e em muitas outras coisas, o cara era uma bíblia, mas infelizmente ele faleceu no início do ano, era o Phy (Raul Borges). Eu creio que você vai ter que testar as configurações da distância interocular e também a composição das imagens até acertar. Eu não conheço o Plug-in Stereographer que você mencionou, eu indicaria o plug-in Xid-Mary, que tem para download na seção Plug-ins aqui da 3D1. Mas pelo que lembro do Phy falando sobre este assunto, o melhor é fazer a composição manual das imagens no Combustion ou no Affter Effects, renderizando cada imagem separadamente e compondo a imagem estereográfica no soft de composição. É mais trabalhoso mas tem mais controle sobre tudo. Abraços
nossa, é uma pena!!! eu ja tinha lido alguns topicos em que ele tinha ajudado as pessoas nesse assiunto, e realmente, parece que ele sabia muito. meus pesames. muito obrigada mesmo assim pela ajuda. vou procurar esse plug in do cross eyed mary =]
namastê
olá, meu nome é fernando madeira, estou trabalhando bastante pra que num foturo seja um proficional das artes gráficas,a pouco tempo estou procurando coisas do tipo 3d na internet, quando ví o site da 3d1 ,fiquei muito feliz em ver a organizaçao e artistas como o phy explicando sobre o xid mary e deixando a galera de cabelo em pé, fiquei muito triste esta noite por encontrar esta mensagem aki no fórum , na verdade nao sei nem se eu poderia estar escrevendo isto aki nesta parte do fórum , mas é que nao consegui nao expressar oque sinto, e sinto que ele vai fazer muita falta.abraços.
obsolescencia programada!
Oi gente, tudo bem? Realmente o Phy foi uma grande perda para a humanidade, porque o cara era um ser humano especial. Absurdamente inteligente, com um conhecimento de 3D fora do comum e com um espírito de ajudar os outros que era conhecido há anos. Eu conheci o Phy no fórum da UOL em 1998, antes de existir a 3D1, inclusive foi lá neste fórum antigo que surgiu a idéia da 3D1 e depois de alguns anos o Phy passou a participar aqui também. Eu fiquei muito emocionado quando ele faleceu, lutando contra um cancêr. Mas pode ter certeza que um cara deste está no céu olhando pela gente aqui da comunidade. Abração
e eu tenho certeza que ele ficaria mto feliz com essa homenagem, ainda mais num forum sobre esse assunto bom, galera, eu baixei o xidmary e segui as instruções..mas mesmo assim n to conseguindo renderizar.. no unico botao q eu encontro, que eh um homemzinho correndo, dentro do video post, eu n consigo nem salvar o arquivo, nem descobrir onde q ele salva, e ainda acho q ta renrizando como grupo de imagens, e nao como video. alguem sabe me ajudar????
namastê
Oi Maína, tudo bem? Por padrão o Video Post renderiza sequência de imagem, porque ele imagina que você quer fazer uma animação, mas pode configurar para Single Frame na janela que aparece quando clica no icone do homem correndo, que é o Execute Sequence. Se você nunca usou o Video Post é meio chato mesmo. Primeiro você precisa clicar no ícone Add Scene Event e seleciona a câmera Right do XidMary na lista. Depois você faz a mesma coisa, mas adiciona a câmera Left do XidMary. Vai ficar com as duas câmeras na lista Queue, selecione as duas e clica no ícone Add Image Layer Event. Vai aparecer uma janela, escolha na lista dela a opção XidMary Stereo Compositor. Ele vai aparecer sobre as duas câmeras, selecione este item na lista Queue e clique no ícone Edit Current Event, vai abrir outra janela, clica no botão Setup. Agora você entrou na janela com as opções com compositor do XidMary, é onde você vai definir como será gerada a imagem, as cores e tudo mais. Por fim, você precisa clicar no ícone Add Image Output Event, para definir onde vai salvar, qual o nome do arquivo e a extensão. Só depois que vai clicar no Execute Sequence (homem correndo) para renderizar a imagem. Nessa janela você tem a opção de escolher Single Frame para renderizar apenas uma imagem. Eu montei a lista Queue como deve ficar para você ver, faça igual na sua que vai dar certo. Abraços
ééé eu conseguiii! =] hehehehehe brigada mesmooo mas acabou que realmente a imagem final nao fica mto boa!!! talvez sseja mesmo melhor tentar manualmente, criando duas cameras separadas. mas nao faço ideia como irei junta-las depois, pq nao uso nenhum programa de imagem... nem nunca vi como funciona o combustion.. =/
namastê
Oi Maína, tudo bem? Que bom que conseguiu, eu fico muito feliz quando vejo que algum leitou conseguiu fazer o que queria com a ajuda dos amigos aqui do fórum. Agora, sobre a qualidade da imagem, é como eu te disse, o Phy sempre falava que era melhor compor no Combustion. Então, você pode usar o XidMary para criar as imagens, mas em vez de gerar a imagem já composta, gera as duas imagens separadas, assim, poderá compor as duas no Combustion ou no PhotoShop mesmo para criar a imagem estereográfica como quiser, terá muito mais controle e poderá ajustar melhor as cores para obter um resultado mais satisfatório. Abraços
Oi Maína, tudo bem? Como disse no seu outro tópico, que bom que conseguiu, eu fico muito feliz quando vejo que algum leitou conseguiu fazer o que queria com a ajuda dos amigos aqui do fórum. Agora, sobre a qualidade da imagem, é como eu te disse, o Phy sempre falava que era melhor compor no Combustion. Então, você pode usar o XidMary para criar as imagens, mas em vez de gerar a imagem já composta, gera as duas imagens separadas, assim, poderá compor as duas no Combustion ou no PhotoShop mesmo para criar a imagem estereográfica como quiser, terá muito mais controle e poderá ajustar melhor as cores para obter um resultado mais satisfatório. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 853

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.