Volume light atravessando o solido

Por: ricbma  

Em: 25/08/2007 00:17

Ola amigos! Estava treinando nos tutoriais do site mais especificamente no volume light. Consegui fazer a projecao do map na parede mas o feixe de luz começa muito alem dela como vou por na foto aqui: Estou usando com render o vray e spot de luz está com shadows em Ray Traced Shadows. Poderiam me dar uma luz (haha mais outra) para tentar sanar o problema? Abracos
Eae ricbma :)... amigo até onde eu lembro no render padrão o volume light só aceita a sombra Shadow Map. Agora eu não sei te informa quanto ao vray. Entao acredito que apenas com a sombra Shadow Map que o volume light funciona direito. Abraços...;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Estranho muito estranho. Na 1 vez que fiz um tempo atrás funcionou legal agora a luz de projeção insiste em passar pelos sólidos! Meu volume light (que nem tem volume) tá passando por tudo! Parece o olho de Thundera! hooooooooo hauhauha ;P Bem eu sou iniciante tbm em 3d studio mas gosto muito de ficar mexendo ;) Aliás aproveitando que conselhos vocês podem em dar em iluminação nesta sala fechada? Não botei nenhuma luz ainda porque não sei que tipo ficaria legal, fora que conheco pouco de iluminação :( Que tipo de luz seria ideal para isso? Ah meu trabalho tá tosco mesmo mas com ajuda do canal vai ficar decente :) abraços
Oi Ric, tudo bem? Se você é iniciante como disse, então, o certo é esquecer o V-Ray, esquecer o Mental Ray, esquecer qualquer tipo de plug-in e estudar o 3ds max, porque tem muita coisa para aprender antes de usar um plug-in ou um render profissional. Estas questões são do 3ds max e não tem nada haver com o V-Ray, então, no mínimo dificulta muito o estudo se aprender a criar os efeitos num programa que não conhece usando um render que não conhece. Dominando estes efeitos no render padrão, quando for estudar o V-Ray só vai precisar aprender as coisas exclusivas dele. Como o tempo para aprender o Max é longo, cerca de 4 anos, se for pelo caminho errado a dificuldade e a deferença de tempo vai aumentar muito. O efeito de Volume está atravessando os objetos porque você está usando sombra Raytraced, com certeza absoluta. O recurso de Volume do Max só aceita sombra tipo Shadow Map, como eu explico no tutorial de Volume aqui do site, vai ser muito útil para você, o link é: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15322 Os demais tutoriais também serão muito úteis se é iniciante. O V-Ray não tem um recurso próprio de Volume, só no material, na cena ele usa o recurso do Max, portanto, também precisa ser com Shadow Map, mas a sombra Shadow Map não reconhece transparência, como vidros por exemplo. Apenas usando o Mental Ray que você vai poder usar o recurso padrão de Volume do Max com sombras Raytrace, ai sim vai reconhecer os objetos e as transparências mesmo usando Raytrace, porque na verdade não é o recurso padrão do Max que está sendo usado, apenas a interface de configuração é a mesma, na hora do render o recurso é convertido para o Shader Parti Volume do Mental Ray que aceita o efeito de Volume com Raytrace. Sobre a parte de iluminação, leia os tutoriais de iluminação aqui do site e os grupos de estudo sobre iluminação na seção "Colaborações e Grupos de Estudo". Abraços
E verdade andre vou tentar aqui. Esses seus tutorias do site vou tomar vergonha na cara e debulhar tudo. tenho mania só de passa o olho e já viu né. Errado pra caramba e obrigadão pelas referências. Modelagem ainda tenho alguma coisa pra começar a brincar mas chego lá :)

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 766

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.