Oi Tetsuya, tudo bem?
É possível sim e tem diversas formas de fazer isso.
Baiscamente você clica com o botão direito no objeto e escolher Convert To Face, Convert to Vertex ou Convert do Edge, dependendo da seleção inicial.
Estas opções aparecem no Quad menu superior esquerdo.
Mas você também pode usar as teclas Shift, Alt e CTRL para fazer isso, ou combinações entre elas.
Teste para você ver, entre no Polygon e seleciona uma área, depois, segura o Shift e passa para o Sub-Object Edges ou Vertex.
Faça o mesmo usando a tecla CTRL, depois usando o Alt, depois usando Shift+CTRL, depois Shift+Alt e depois CTRL+ALT.
Estes atalho são muito úteis, porque permite não só trocar a seleção como a forma de seleção.
Você pode ter uma área de polígonos selecionadas e trocar para seleção das Edges apenas nas bordas e não em toda a área, o que é muito útil.
Ou pode ter uma seleção de Edges e selecionar todos os polígonos no interior, em vez de apenas os que estão conectados nas Edges selecionadas, o que ajuda muito também.
Teste estes atalhos na troca de sub-object para você ver como são úteis.
Sobre o Loop e o Ring com Polígonos, não dá, só com Edge, mas usando estes atalhos que eu expliquei acima, você faz com Edge e troca para polígonos facinho.
Não tem ferramentas escondidas ou para habilitar, a interface do Max é toda configurável e você pode colocar opções nos Quad Menus para facilitar.
Se está falando do meu vídeo do Mental Ray, eu uso aquela interface modificada há muitos anos já, mas tomei cuidado no vídeo para ir sempre pelo caminho padrão do Max em vez de ir pelos meus atalhos.
Mas se quiser a minha interface, você pode baixar neste tópico: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=25518
Se não for isso, me fala qual ferramenta você viu de diferente, porque existem Scripts e plug-ins que podem adicionar para facilitar algum processo, mas eu não fiz isso, então, não deve ser no meu vídeo que você viu.
Abraços