Como arredondo cantos de um paralelepipedo?

Por: vincensi  

Em: 07/09/2007 19:30

Olá pessoal! Utilizo o AutoCAD para modelar, mas quero aos poucos começar a modelar direto no Max. No AutoCAD eu utilizo o "fillet" para arredondar um canto de um paralelepipedo por exemplo. É como um "chamfer" mas arredondado. No Max eu nao encontrei um comando semelhante, tentei fazer varios "chamfer" mas nao ficou legal. E se eu aplicar um "MeshSmooth" ou o "Nurms" ele arredonda toda a peça. Se alguem puder me ajudar agredeço desde já. Valeu a todos.
Magnus Vincensi
Kra, vc está usando o Box, q é uma standard primitive. Isso q vc quer jah vem prnto como o Box no Max, só que é o Chamfer Box, que é uma extend Primitive. No quadro q fica escrito Standard Primitives, no fichário Create do Max, vc clica na setinha q vai ter as extend PRiitives, aí vc escolhe o Chamfer Box e ajusta os parâmetros da forma que quiser. Abraço
vincensi: Voce pode usar vários chanfrers e depois aplicar o modificador "Smooth"
Leandrus, obrigado pela dica, mas e no caso de eu querer arredondar apenas um canto como q faço? Pois o chamferbox arredonda todos os cantos. Bernardomb, obrigado pela dica, mas nao consegui um bom resultado, fiz alguns chamfer e depois apliquei o smooth, mas nao sei se fiz certo, veja a imagem de como ficou. Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Magnus Vincensi
Leia este tutorial: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=16148 Este também: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14662 E tem muitos outros na seção de modelagem que mostra estas técnicas
Múcio
vc tem q ligar o auto-smooth do modificador
Mucio, se eu usar o MeshSmooth eu arredondo toda a peça e eu quero aredondar apenas um canto. Bernardomb, eu marquei o Auto Smooth e veja como ficou. Desculpe pessoal em incomodar vcs, mas estou com dificuldades em conseguir o q quero. Obrigado a todos q estao me ajudando.
Magnus Vincensi
Você leu os tutoriais? Porque no segundo tutorial que o múcio indicou explica justamente como arredondar os cantos. É só criar Edges nos cantos que apenas eles serão arredondados e não a peça toda. Isso é o mais básico de modelagem, leia os tutoriais que você vai conseguir fazer.
Supermax, me desculpe mas esse tutorial o cara explica as configura;oes do MeshSmooth q ele usou e arredonda a peca inteira, nao acrescenta edges. Mas acabei seguindo o seu conselho e inseri edges e fui moldando no braco o arredondamento. Veja a primeira imagem o render sem MeshSmooth, ficou meio quadrado. Na segunda imagem eu apliquei o MeshSmooth e ai ficou borrado. Poxa no CAD tem o fillet q eh soh colocar o raio e ele arredonda, no Max eu tenho q fazer no braco, q ridiculo. Podem estar me achando um mane por nao estar conseguindo isso q como jah disseram eh basico. Mas digo q aprendi 90% do q sei fucando e indo atras (tudo sozinho), mas estou com dificuldades nisso. Valeu a todos q me ajudaram.
Magnus Vincensi
O Autocad é um programa técnico e o max é um programa artístico, a forma de modelar é completamente diferente, o Autocad é super limitado na modelagem 3D, é bom para fazer um fillet ou um boolen, mas vai fazer um rosto, um carro, um ser humano, é praticamente impossível. Se tentar modelar no max pensando como faz no autocad vai ser difícil. Leia o tutorial de novo que você vai aprender como se faz no Max. Não é assim como você fez, é como mostra no tutorial, toda a peça será subdividida, mas apenas os cantos serão arredondados. Olha como é fácil, pega um box e aplica Mesh Smooth, vira uma esfera, agora chanfra as Edges do Box uma vez apenas e aplica o Mesh Smooth de novo, vira um box com cantos arredondados. Esse teste está no primeiro tutorial que o múcio indicou.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 888

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.