Dúvida: unwrap uvw

Por: heldermakoto  

Em: 09/09/2007 09:49

Olá pessoal, então, um dia eu tentei fazer uma cabeça só que não consegui mapear com o unwrap uvw, o pessoal daqui tentou ajudar, não consegui resolver por ser iniciante nessa parte e enfim, desisti, ainda tenho o arquivo e só voltarei a concluir quando eu entender melhor. Mas o problema é outro. Comecei a fazer outra cabeça, só está a metade, e quando coloco o unwrap uvw aparece umas linhas verdes onde não deveria aparecer, fiz o teste com o symetry junto e tbm apareceu. A dúvida é o seguinte: por que aparece isso se em todos os tutoriais que eu encontro na net só aparece a linha verde no lugar onde tem que aparecer? E também, depois disso mesmo com essas linhas verdes, eu vou lá no Unrap UVW>faces>Cylindrical> (depois ajusto o cilindro ao redor da cabeça) e clico em Edit, na janela do Edit não aparece nada) No outro arquivo que estava fazendo e parei as vezes acontecia isso ou no edit a malha ficava meio irregular por causa das linhas verdes a mais. Estava observando este tutorial que achei http://www.detonadores.net/modelacao_3d/3d_studio_max/uvw_map_e_unwrap_uvw_2006073195.html e também um vídeo tutorial que eu tenho aqui. Quando eles aplicam o Unwrap UVW as linhas verdes ficam só no contorno, agora o meu não. No vídeo tuto que tenho o cara deixou lá no Modify assim: (de cima pra baixo) Symetry, Unrap UVW, edit poly.... Mas outros dizer que é melhor da um colapse no symetry com unrap UVW e outros dizem que o symetry deve estar abaixo o Unrap UVW, to meio confuso To apanhando muito com isso, desculpa pertubar outra vez galera... mas dessa vez quero ir até o fim. Estou postando uma imagem das linhas verdes que estou me referindo, eu deixei elas marcadas em círculos azuis claros
M4k070 Monitor: Dell 24pol (Modelo: 2407wfpb) Pronto pra usar o 3DMax hehehe Eta Telona!!!!!
to postando a imagem com o meshsmooth e com a cabeça inteira pra mostrar como tá ficando.
M4k070 Monitor: Dell 24pol (Modelo: 2407wfpb) Pronto pra usar o 3DMax hehehe Eta Telona!!!!!
sobre as linhas verdes veja se num tem algum vertice sem soldar nakela região!! isso geralmente acontece pq como disse a linha verde fica nas bordas e se tiver vertice soltos ai o mapeamento vai identificar como borda essa região
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Como disse o Rogèrio, as linhas verdes não estão soldadas e pra soldar tem que ser no Edit UVWs. Sobre o Symetry, não tem confusão, ele só deve ser usado em tempo de modelagem, quando for rigar o personagem o Symetry deve ser colapsado antes e não deve ter esse modificador nem acima nem abaixo do Unwrap UVW.
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Oi heldermakoto, tudo bem? Não é incômodo nenhum não, pode perguntar sempre que precisar. As linhas verdes que você fala são as linhas que indicam a borda do mapeamento, o lugar onde a malha será cortada para ser aberta, entende? Quando você aplica o modificador no objeto ele faz este corte automaticamente e nem sempre fica adequado, principalmente em malhas complexas. Então, você que precisa definir onde será feito o corte, por exemplo, atrás da cabeça, para o rosto ficar planificado sem cortes no meio. Isso é feito com o recurso de Pelt Mapping do Unwrap UVW. Com o Pelt Map você vai clicando as Edges para definir onde quer que o corte seja feito e assim as linhas verdes vão ficar onde você quiser, entende? O UVW Map faz o mapeamento automático, você aplica ele, escolhe Box, Planar e tal, mas no Unwrap UVW não é assim, você que precisa mapear, porque ele foi feito para coisas complexas e não dá para mapear automaticamente. Depois que definir o Pelt Map, você vai entrar na janela de edição do Unwrap UVW para ajustar a malha como desejar. Isso é feito manualmente, não é automático como no UVW Map. Tanto faz se o Symmetry vem antes ou depois, a questão é que vindo antes, vai ter que mapear o dobro de faces e vindo depois terá que mapear apenas um lado da face, é mais jogo colocar depois então, mas se quiser colocar antes, não tem problema. Abraços
Uhm, acho que entendi André, valeu a força, vou tentar, mas acho que ainda vou apanhar com esse pelt rsrsrs vou tentar e depois eu respondo ou posto a imagem do resultado
aff, não consegui... incrível, tudo que faço da errado... to colocando o link do meu arquivo pra alguém que puder me ajudar ( http://rapidshare.com/files/56055448/lutcho.max.html ) gostaria que alguem tentasse fazer o mapeamento e me explicasse o que há de errado pois no meu aparece as linhas verdes no meio da cabeça logo que eu aplico o Unrap UVW, não consegui usar o Pelt eu clico nele, mas nada, as vezes aparece umas linhas azuis, mas as verdes não saem, e quando eu Aperto em Edit depois que seleciono as faces, por causa das linhas verdes eu acho, o mapeamento as vezes sai com erro... foi mal galera, mais acho que pra eu dar o passo pra frente preciso mesmo que alguem faça o mapeamento e me explique onde que está o erro. Não quero que me devolvem o arquivo mapeado pra mim e sim que me explicasse um pouco mais pra eu entender o que tenho que fazer...
ah, esqueci de falar, nessas partes onde aparecem a linhas verdes não desejadas não tem nenhum vertex sobrando (tipo 2 vertex no mesmo lugar)
Oi heldermakoto, tudo bem? As linhas verdes são as bordas da malha no mapeamento, como eu disse na mensagem anterior, é nas linhas verdes que a malha será cortada apara aparecer aberta na janela de edição. Assim que você aplica o Unwrap ele faz um mapeamento automático, como acontece no UVW Map, por isso que aparecem as linhas verdes. Faça um teste para ver como elas mudam de lugar, aplique o Unwrap UVW, entre no Sub-Object Face e abra a janela de edição, em seguida, acesse o menu Mapping e clique em qualquer uma das opções, pode ser Flatten Map, dê OK na janela que aparece e veja, as linhas mudaram de posição, porque o mapeamento foi modificado. O Pelt Map é apenas uma forma de definir onde a malha será cortada, em vez de usar um mapeamento automático como este. Não é necessário usar o Pelt Map, pode mapear sem ele como era feito até o Max 7, mas ele ajuda muito em objetos complexos. Para ter acesso a ele e seus recursos, você precisa estar no Sub-Object Face, no menu Map Parameters tem os tipos de mapeamento, um deles é o Pelt. Depois que selecionar o comando, tem que desenhar sobre a malha, selecionando as Edges no lugar onde deseja abrir a malha, são estas Edges que ficam azuis. Depois que vai editar o mapeamento na janela de edição. Não é um procedimento simples, muito pelo contrário, é um procedimento complexo, trabalhoso e chato acima de tudo, então, é normal encontrar problemas nas primeiras vezes, precisa estudar ele muito bem para pegar o jeito e não é boa idéia fazer isso logo de cara num personagem, é melhor estudar como usar em objetos mais simples e em Low Poly dê preferência. Pois quanto mais complexo for o modelo, mais difícil é para mapear. Dá uma olhada no Help do Max, ele explica detalhadamente cada recurso do UnWrap UVW, mas precisa estudar com calma, porque é um assunto complexo. Abraços
Valeu André, deu pra entender melhor, o Silvarudo me deu uma explicação me falando passo a passo, agora entendi, consegui mapear... agradeço a todos... abraço Segue junto a imagem do mapeamento.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 884

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.