Oi Smoking, tudo bem? Eu também acho um absurdo as coisas estarem ainda neste ponto, depois de tantos anos que lançaram os sistemas de 64 bits. Mas a culpa de tudo isso é da Microsoft e do Windows, porque eles não tiveram competência de fazer um sistema operacional decente em 64 bits. Lembra do XP 64, parece mosca branca, todo mundo já ouviu falar mas ninguém viu vendendo por ai, a Microsoft nem fez propaganda dele, algum motivo deve ter. Levaram o maior tempo até lançar este XP 64, que é um bug em forma de sistema operacional. Depois saiu o Vista 64, mas é muito novo ainda, não dá para saber. E tem o Windows 2003 Server 64, que parece que é a melhor opção de todas por enquanto. Mesmo assim, as coisas não andaram nessa área, por não ter um Windows decente, os fabricantes não lançaram drivers e programas neste sistema. Agora os programas 3D estão saindo em 64 bits, mas e o resto, tudo deveria ser 64 bits, já, do Word até o 3ds max, não apenas o 3ds max. Eu acho uma pena isso, porque seria muito bom que tudo fosse 64 bits já. Na época da troca dos 16 bits para 32 bits foi bem mais suave e tranquilo, quando vimos, tudo era 32 bits. Mas essa passagem para o 64 bits não está acontecendo assim, está parecendo um parto com fórceps, de tão difícil. Tem outro problema ainda em usar 64 bits, nem tudo tem para essa versão, como plug-ins por exemplo. Sobre o lance de memória, por padrão os Windows de 32 bits só liberam 2 GB de RAM para cada aplicativo. Então, você pode ter 4 GB de RAM, mas o Max só vai usar 2 GB, o restante pode ser usado por outro programa, por exemplo, se for abrir o Combustion e o Max juntos, vai ficar muito melhor para trabalhar tendo 4 GB do que 2 GB, porque cada aplicativo poderá gastar 2 GB. Agora, em render 3D precisamos de bastante memória, então, seria interessante que pudesse usar mais de 2GB por aplicativo, até pode, mas nem sempre fica bom. Você pode modificar a linha do Fast Detect no arquivo boot.ini do Windows, definindo para ele aceitar até 3 GB por aplicativo. Mas isso pode deixar a máquina instável, depende de muitos fatores, antes eu achava que era o sistema operacional, pensava que o XP que era problemático com isso, mas não é, vi máquinas com XP rodando bem com 3 GB e máquinas com Windows 2000 que não rodavam bem com 3 GB. Eu acho que depende mais do hardware, da qualidade das memórias, da placa mãe, do processador e de todo o conjunto, tem máquina que vai bem com 3 GB e tem máquina que fica instável. Não tem como usar mais de 3GB por aplicativo em Windows 32 bits. Abraços